Mulher de cabelos castanhos médios, usando camiseta branca e usando o celular para comunicação virtual em aplicativo de relacionamento

Comunicação virtual: o que fazer com relacionamentos mal sucedidos

Você já levou ou deu um ghosting? Saiba mais sobre comunicação virtual e como lidar com os sentimentos na era dos apps de relacionamento

Compartilhe

Uma das principais vantagens de usar plataformas de encontros online é a capacidade de conhecer dezenas ou até centenas de pessoas facilmente e em um curto espaço de tempo. Além disso, a comunicação virtual com seus novos conhecidos pode ocorrer simultaneamente com vários parceiros de bate-papo por vídeo e não existem restrições reais a esse respeito.

Mas é bastante óbvio que a grande maioria desses novos relacionamentos acaba por não dar resultado nenhum. Muitos diálogos simplesmente acabam , não importa se é a outra pessoa que deixa de responder ou se é você a ignorar a conversa. Esse fenômeno é chamado de ghosting — quando uma pessoa em certa altura deixa de responder às mensagens e ignora a outra.

O ghosting é muito comum em aplicativos e sites de encontros modernos, bem como em redes sociais. É bastante possível que você já tenha passado por isso mais de uma vez. Ou até mesmo que você tenha feito ghosting em outras pessoas. Temos que dizer que isso é errado!

Como evitar o ghosting?

Em primeiro lugar, queremos dar conselhos úteis para aqueles que já se depararam com o ghosting em serviços de encontros e não querem repetir essa situação desagradável. Use a roleta de bate-papo por vídeo online!

Em uma roleta de bate-papo, diferente das conversas por mensagens de texto, é impossível ignorar uma pessoa. É claro que o outro pode simplesmente se desconectar em qualquer momento, mas isso não acontece com tanta frequência. Portanto, o risco do diálogo simplesmente terminar de repente é muito menor.

Por isso, podemos recomendar várias plataformas de encontros interessantes:

  • Hala — esta é uma roleta de bate-papo por vídeo online criada para smartphones e que oferece aos seus usuários uma enorme variedade de filtros de vídeo e máscaras de Realidade Aumentada (RA). Elas ajudam a diversificar a comunicação virtual, mas também aumentam o anonimato, se isso for necessário. A única desvantagem significativa desta plataforma é a falta de uma versão para a web. No entanto, a verdade é que muitos usuários nem precisam dela;
  • CooMeet — uma plataforma de roleta de bate-papo muito funcional, cuja principal vantagem é seu filtro de gênero que nunca comete erros. Graças a esse recurso, esta chatroulette consegue conectar homens apenas com mulheres, o que economiza muito tempo e frustrações. O CooMeet tem uma versão web e aplicativos móveis para iOS e Android. Além disso, possui um excelente sistema de moderação e serviço de suporte 24/7. Se você deseja conhecer e conversar com pessoas de outros países, o CooMeet oferece um tradutor de mensagens integrado, que é muito conveniente!
  • RandoChat — este é outro bate-papo online para smartphones, mas sem funcionalidade de chamadas de vídeo. Porém, o messenger integrado é bastante útil; você pode procurar pessoas por gênero e idade. O aplicativo é minimalista e muito fácil de aprender a usar.

Esses são apenas alguns exemplos de roletas de bate-papo online que você deverá experimentar. Recomendamos que você considere diferentes opções, avalie as suas funcionalidades e só depois tome uma decisão final. Você certamente encontrará algo interessante para o seu gosto.

Mas voltemos ao nosso tópico principal!

Por que o ghosting é ruim?

Há algumas razões pelas quais o ghosting é realmente ruim:

  1. Sentimentos feridos. O ghosting pode prejudicar a autoestima e o estado emocional da outra pessoa. Ela pode se sentir indesejada e rejeitada, o que posteriormente afetará sua confiança em outras pessoas e causará um estresse severo;
  2. Falta de conversas honestas. Ao não encerrar o relacionamento de uma forma clara, você perde a oportunidade de expressar seus sentimentos e suas verdadeiras motivações. É importante permitir que a outra pessoa entenda o que levou à sua decisão de encerrar a conversa, para que ela possa tirar suas conclusões e seguir em frente;
  3. Quebra de etiqueta da comunicação virtual. A sociedade online deve ser baseada no respeito mútuo. O ghosting viola esse princípio e cria uma atmosfera negativa.

Como terminar adequadamente seu relacionamento por vídeo na Internet?

Mas, então, como você deve encerrar a conversa se também acredita que ghosting é inaceitável? Podemos fornecer algumas dicas úteis:

  1. Seja aberto e honesto com seu parceiro de bate-papo por vídeo. Se você sentir que o encontro não está correndo como esperava, seja honesto consigo mesmo e com a outra pessoa. Tente explicar isso de forma aberta e respeitosa, em vez de simplesmente terminar a conversa abruptamente;
  2. Escolha o momento certo. Aborde o fim da comunicação, de modo que a outra pessoa possa processar as informações calmamente e fazer perguntas, se necessário. Tente não encerrar uma conversa enquanto a outra pessoa estiver estressada e emotiva. Às vezes, é preciso esperar o momento certo para não magoar a outra pessoa;
  3. Explique seus motivos. Você deve transmitir à outra pessoa por que acha que seria melhor parar a comunicação. Mantenha a educação, não seja rude e não se foque nos pontos fracos do seu parceiro de bate-papo por vídeo. A outra pessoa não deve se sentir culpada. Apenas explique por que você não quer continuar o relacionamento;
  4. Deseje o melhor para a outra pessoa. Encerre a conversa com votos de tudo de bom e boa sorte para o futuro. Isso ajudará a mostrar seu respeito pela outra pessoa e a criar uma atmosfera mais positiva no final da conversa. Será melhor se você se despedir em uma nota positiva.

Sim, às vezes pode ser difícil dizer “não” a alguém e interromper a comunicação. Mas acredite, isso é muito melhor do que dar falsas esperanças. Com o tempo, a pessoa só ficará mais apegada a você. A separação será ainda mais dolorosa mais tarde. É melhor não adiar!

Conclusão sobre comunicação virtual

Infelizmente, o problema do ghosting é muito mais sério e comum do que muitas pessoas pensam. Cerca de 50% dos homens e mulheres confirmam que já lidaram com ghosting ou ignoraram outras pessoas. De acordo com uma pesquisa do serviço de encontros Plenty of Fish, que envolveu 800 pessoas, 78% delas já foram vítimas de ghosting na Internet. Esse é um número alto!

Lidar com esse problema pode ser difícil, porque depende muito dos próprios usuários. Para alguns deles, é muito mais fácil interromper a comunicação virtual em algum momento do que explicar suas razões para fazer isso. Mas, quanto mais o problema do ghosting for discutido, maior é a chance de ele se tornar menos comum. Esperamos que nosso artigo de hoje também contribua para isso!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias