Dicas de leitura – 12 livros que vão transformar sua visão de mundo

O mundo passa por uma transformação. A pandemia será um marco histórico. Separamos 12 livros que ajudarão a compreender este panorama, trazendo as direções e os novos rumos da economia, da cultura e do comportamento – Dicas de leitura

652

Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, “a leitura é uma fonte inesgotável de prazer”. Entretanto, mais que prazer, a leitura é uma fonte inesgotável de riqueza, principalmente no que se refere a Economia do Conhecimento, que cada vez mais torna-se um dos pilares das sociedades contemporâneas.

O conhecimento amplia sua visão de mundo, trazendo uma riqueza interna que crise alguma –  seja a do Covid-19 ou da economia  – te levará embora. Traz um lastro interno, independe de forças externas, o que torna mais fácil a superação de obstáculos.

Convidamos nossa editora, Denise Pitta, para compartilhar conosco dicas de leitura, revelando sua lista de obras favoritas, que segundo ela, são livros que transformaram completamente sua visão de mundo.

Confira a seguir a sinopse de cada uma das histórias e escolha qual será seu próximo livro de cabeceira.

 

 

Dicas de leitura – Por que esses 12 livros irão ampliar sua visão de mundo?

 

Para Denise Pitta, baseado em uma reflexão Edward F. Edinger, no livro Ego e Arquétipo, e também em estudos de diversas áreas, estamos passando por uma reorientação psicológica coletiva equivalente em magnitude ao surgimento do Cristianismo das ruínas do Império Romano.

Vivemos um momento histórico, em que assistimos nascer uma nova consciência. A pandemia do Coronavírus tem acelerado ainda mais esse processo, se consolidando como um marco histórico.

O sentimento de falta de sentido tem sido uma constante nas sociedades pós modernas. Entre as principais causas, essa mudança violenta provocada pela grande transição cultural. Estamos perdendo nossas bases: os velhos valores já não são suficientes para servirem de norte e novos valores ainda não se consolidaram plenamente, como foi explorado por Denise no artigo Por que consumo só, não sacia? Desejo, felicidade e a busca de significado em nossa vida.

Momentos como este são de grande angústia e medo, causando raiva e ansiedade, mas sob essa perspectiva, se tomarmos conciência do tamanho da revolução em que estamos inseridos, ficará mais fácil  enfrentar os tempos difíceis.

Para quem quer entender melhor a nova mentalidade que vem se formando, tanto cultural quanto econômica, dois livros que não colocamos, para o artigo não ficar muito longo, também são importantes: A Nova Cultura do Desejo de Melinda Davis, que em 2005 previu grande parte dos movimentos que assistimos no decorrer destes 15 anos e a A Cauda Longa de Chris Anderson que fala sobre anova dinâmica de marketing e vendas ensina como lucrar com a fragmentação dos mercados.

 

Dicas de leitur

 

Assim, confira nossas dicas de leitura com 12 livros incríveis que ajudarão nesse processo:

1.Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari

2. HomoDeus: Uma Breve História do Amanhã, de Yuval Noah Harari

3. Crash: Uma breve história da economia, de Alexandre Versignassi

4. O Ponto de Mutação: A Ciência, A Sociedade E A Cultura Emergente e o O Tao da Física: Uma Análise Dos Paralelos Entre A Física Moderna E Misticismo Oriental

5. O universo autoconsciente, de Amit Goswami

6. A Janela Visionária, de Amit Goswami

7. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação

8 . O futuro como um bom negócio, de Daniel Burrus e John Mann

9 . Você, Eu e os Robôs, de Martha Gabriel

10. A Biologia da Crença, de Bruce H. Lipton

11 – Blockchain Revolution, de Don Tapscott

12 – Justiça: o que é fazer a coisa certa, de Michael J. Sandel

 

1 – Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari


Dicas de leitura – A capacidade de síntese do Harari é algo fascinante que fará com que você compreenda conceitos complexos de forma simples e divertida! É simplesmente fascinante esse passeio pela história da humanidade.

Você sabe o que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Foi a nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos.

Partindo dessa ideia, o israelense Yuval Noah Harari, doutor em História pela Universidade de Oxford, aborda em sua obra a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Neste livro, que é best-seller no mundo todo, ele explica que o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo, e que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes. Trata-se de um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie de primatas insignificantes a senhores do mundo.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/YytmhXY

 

2 – HomoDeus: Uma Breve História do Amanhã, de Yuval Noah Harari

Depois de Sapiens e um passseio pela história, é hora de pensar o futuro? Pra onde caminha a humanidade? Melhor fazer a leitura nessa ordem, porque em Homo Deus ele retoma alguns conceitos explorados no Sapiens – Dicas de leitura

 

Mais um livro do Harari na nossa lista! Assim como na obra anterior, o autor volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, ele investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta difícil, mas essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra?

A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, Harari combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/pytmE5v

 

3 – Crash: Uma breve história da economia, de Alexandre Versignassi

Seguindo a mesma pegada de uma leitura leve e divertida, agora vamos fazer um passeio pela história da economia e do dinheiro. Através do Crash, você irá entender de forma fácial porque temos bolhas no capitalismo, da onde surgiu o dinheiro e muito mais – Dicas de leitura

Dinheiro é um mecanismo engenhoso: permite que a manicure compre pão sem ter de fazer as unhas do padeiro. Sim, se você prestar atenção, vai ver que notas, moedas e os números que aparecem no saldo da sua conta são entidades abstratas, quase mágicas. Elas são feitas de tempo. Ao receber dinheiro de alguém, você está ganhando partículas do tempo que esse alguém dedicou a outra tarefa, para outra pessoa. Genial. Mas o que o dinheiro tem de brilhante, a economia tem de insana.

Crash faz um passeio por 12 mil anos de civilização e traça paralelos entre o passado e o presente para explicar como funcionam as moedas, a inflação, o câmbio, o indo e vindo infinito de euforia e depressão na economia. E não menos importante: este livro decifra o universo das ações, das criptomoedas, do Tesouro Direto, dos fundos de investimento. Também elucida as estratégias dos grandes investidores e as picaretagens dos aproveitadores.

Com este livro, que chega à sua terceira versão, revista e atualizada para a realidade da terceira década do século 21, você vai entender como a história, a psicologia e até a biologia explicam a saga do dinheiro. E também aprender melhor o que fazer com o seu.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/BytmY6l

4. O Ponto de Mutação: A Ciência, A Sociedade E A Cultura Emergente e O Tao da Física: Uma Análise Dos Paralelos Entre A Física Moderna E Misticismo Oriental

Colocamos esses dois livros juntos porque foram eles que popularizaram entre os meros mortais, os complexos conceitos da física quântica e como podem interferir em nossa realidade.

Entre as tendências que são apontadas em direção a nova conciência, toda essa parte da física quântica, será essencial, portanto, é importante começarmos a nos familiarizar com seus conceitos.

Como se trata de temas basante complexos, não fique preocupado se não compreender logo de cara, o objetivo aqui, é apenas “começar a fazer amizade”, como gosta de explicar Denise. E os poucos vai percebendo quão fascinante é e como está inserido em todos os aspectos da nossa vida.

Sem contar que a palavra quântica caiu no gosto e tudo agora é quântico. E ainda temos a promessa do computador quântico que promete fazer outra revolução…

 

O Ponto de MutaçãoA dinâmica subjacente aos principais problemas de nosso tempo – o câncer, o crime, a poluição, o poder nuclear, a inflação, a carência de energia – é sempre a mesma. Chegamos a uma época de mudanças dramática e potencialmente perigosa, um ponto de mutação para o planeta como um todo. Estamos precisando de uma nova visão da realidade, que permita que as forças que estão transformando o nosso mundo possam fluir como um movimento positivo de mudança social. Agora Fritjof Capra nos apresenta essa visão, um paradigma holístico de ciência e de espírito

O Tao da Física – Pesquisador e conferencista experiente, ele tem o dom notável de explicar os conceitos da física em linguagem acessível aos leigos transportando o leitor, numa viagem fascinante, ao mundo dos átomos e de seus componentes.

De seu texto, surge o quadro do mundo material não como uma máquina composta de uma infinidade de objetos, mas como um todo harmonioso e “orgânico”, cujas partes são determinadas pelas suas correlações. O universo físico moderno, bem como a mística oriental, estão envolvidos numa contínua dança cósmica, formando um sistema de componentes inseparáveis, correlacionados e em constante movimento, do qual somos parte integrante.

 

Dicas de leitura – Veja outros artigos para entender como a física quântica impacta nossa realidade com seus universo ou multiverso de probabilidades:

 

5 – O universo autoconsciente, de Amit Goswami

Dicas de leitura – Conciência, uma das grandes questões da atualidade

Você também pode gostar!

Lançado originalmente em 1993, este livro abalou a comunidade ao apresentar uma teoria revolucionária. A partir dos princípios da física quântica, o autor demonstra que é a consciência, e não a matéria, é base de tudo que existe, resgatando a herança filosófica das grandes tradições religiosas e unindo mente e corpo num novo paradigma científico.

Nesta obra estimulante, Goswami contesta o realismo materialista e desconstrói a convicção de que a matéria é o principal elemento formador da criação. Em vez disso, afirma que o verdadeiro fundamento de tudo aquilo que conhecemos e percebemos é a consciência.

Portanto, tudo o que existe e se move no cosmo é gerado pela consciência, aqui entendida como algo transcendental – fora do espaço-tempo, não local e onipresente. O autor propõe, assim, uma teoria revigorante e desafiadora, erguendo uma ponte sobre o abismo entre ciência e espiritualidade, e construindo um novo paradigma científico: o universo não existe sem algo que lhe perceba a existência.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/QytmU7J

 

6 – A Janela Visionária, de Amit Goswami

Dicas de leitura

 

O que é mais real – este livro ou a consciência que se tem dele? Amit Goswami responde que é a consciência que se tem dele, pois o livro não existe totalmente enquanto isso não acontece. Educado na sagrada tradição hindu, o autor revela brilhantemente como a nova ciência comprova aquilo que os místicos sempre souberam: que é a consciência, e não a matéria, a base fundamental do ser. Goswami integra o coração espiritual do leitor à sua mente científica.

Valendo-se da psicologia cognitiva, da filosofia oriental e da física quântica, ele defende um novo paradigma científico, no qual os valores humanos vêm em primeiro lugar. Em seguida, com experiente clareza, demonstra como os princípios da nova ciência podem ajudar o leitor a despertar a criatividade interior, aprofundar a espiritualidade e viver como seres realmente livres.

Veja reflexões de Denise ao ler A Janela Visionária.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/jytmAqg

Em busca da Consciência

 

7 – O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação – FLUSSER, Vilém

Dicas de leitura

Este foi um livro extremamente marcante para Pitta, pois através dele, pôde  compreender o impacto dos aparelhos eletrônicos em nossas vidas e também o conceito de Terceira e Quarta Revolução insdústrial pela qual estávamos passando.

A obra de Vilém Flusser desvenda a tentativa milenar da humanidade de superar suas limitações físicas por meio da tecnologia. Nesse processo, o autor demonstra que os designers, embora tenham um papel central, caminham sobre um chão conceitual muito frágil. As teorias apresentadas destroem lugares comuns e verdades superficiais, além de lançarem luz sobre problemas que sequer começamos a nomear.

Os textos reunidos em O mundo codificado trazem a marca da melhor produção de Flusser: são curtos, rápidos, claros, precisos, incisivos, mas, como afirma Rafael Cardoso, organizador da edição, “que ninguém se engane com a aparência amena dessa água, cuja superfície transparente esconde a profundidade vivente de um oceano!”. Essencial à formação de qualquer designer, o livro é referência obrigatória para se entender a relação entre o homem e o mundo material que o rodeia.

Veja reflexões de Denise Pitta inspiradas na obra de Flusser:

As novas formas da Riqueza – A Terceira Revolução Industrial e a Era do Conhecimento

 

 

8 – O futuro como um bom negócio, de Daniel Burrus e John Mann

Dicas de leitura

Para Pitta, esse livro faz uma imersão em todo potencial da nova economia, quebrando paradigmas e nos levando para um mundo de oportunidades ainda inesploradas. Leitura perfeita para tempos de crise em que buscamos renovação e inspiração!

Você já parou pra pensar quantos problemas evitaria se você pudesse prever o futuro? Saltar um obstáculo e ir direto para a linha de chegada? Este é um livro revolucionário que oferece insights e estratégias que os líderes necessitam para lucrar mesmo em períodos de transformação.

Daniel Burrus e John David Mann mostram como utilizar o flash de antevisão, ferramenta que transforma o impossível em possível e revela oportunidades ocultas, permitindo que a empresa resolva seus maiores problemas antes que eles ocorram!

Os autores explicam que o flash de antevisão utiliza dados de cinco sentidos, assim como o sexto sentido intuitivo que todos nós possuímos e que alguns chamam de pressentimento ou intuição. Através de uma abordagem envolvente e esclarecedora, este livro fornece um modelo de fácil execução para aplicar o flash de antevisão em organizações, permitindo que os líderes se antecipem aos problemas e obtenham resultados lucrativos.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/1ytmFu5

Confira artigo de Denise inspirado em O futuro como um bom negócio:

Transforme crise em oportunidade -Ideias para virar o jogo em ilhas de prosperidade

9 – Você, Eu e os Robôs, de Martha Gabriel

A revolução digital invadiu o cotidiano das pessoas, que se sentem perdidas e angustiadas com o ritmo frenético das transformações experimentadas diariamente em todas as dimensões da vida: relacionamento, comportamento, educação, profissão, negócios, enfim, tudo! O conhecimento nos liberta, pois nos capacita para conseguirmos atuar com sucesso neste cenário. Saber lidar com as transformações tecnológicas traz inúmeras novas oportunidades.

Por outro lado, aqueles que não conseguem navegar na nova realidade digital enfrentam incontáveis desafios e riscos, conforme o mundo se digitaliza. Como lidar, então, com essas transformações e suas consequências em nossa vida? Este livro foi escrito justamente com o objetivo de responder a essa pergunta ― para que qualquer ser humano (independentemente da idade ou formação educacional) consiga entender o que está acontecendo, como aproveitar as possibilidades infinitas que surgem constantemente e saber se proteger dos perigos da era digital.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/2ytmJnt

 

10 – A Biologia da Crença, de Bruce H. Lipton

Dicas de leitura

Esse é bem interessante porque trata-se de um livro de autoajuda escrito por um biólogo, Denise explica, que vamos fazer um delicioso megulho também no universo celular, compreendendo alguns dos seus princípios.

Este livro vai mudar sua vida: novas e surpreendentes descobertas científicas demonstram que as células do corpo são influenciadas pelo nosso pensamento e ajudam a comprovar a reencarnação. O cientista Bruce Lipton, renomado biólogo norte-americano, descreve as reações químicas do processo celular e comprova cientificamente suas descobertas que revolucionaram a Biologia.

Best-seller nos Estados Unidos, “A Biologia da Crença” é um livro ilustrado, escrito em linguagem simples e direta, repleto de exemplos que demonstram, na prática, como a Nova Biologia está mudando o modo de pensar de milhares de pessoas em todo mundo.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/IytmXf7

 

11 – Blockchain Revolution, de Don Tapscott

Dicas de leitura – Para entender a revolução do Blockchain

Bitcoins, Blockchain, criptomoedas, transações em rede… se essas palavras ainda não estão no seu vocabulário, é bom se preparar. Muito em breve você mestará utilizando algum serviço ou produto que utilize o Blockchain: uma tecnologia que promete causar uma revolução no mundo, assim como aconteceu com o surgimento da internet.

É o que explica Don Tapscott, renomado autor canadense, no livro Blockchain Revolution, o único sobre o assunto em português, no Brasil. Junto com seu filho Alex Tapscott, Don detalha o que é o Blockchain, como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo, e como essa revolução afetará a vida das pessoas nos próximos anos.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/iytmMG3

 

12 – Justiça: o que é fazer a coisa certa, de Michael J. Sandel

Quais são os nossos deveres para com os outros, como pessoas de uma sociedade livre? O governo deve taxar o rico para ajudar o pobre? O livre mercado é justo? Pode ser errado, às vezes, falar a verdade? Matar pode ser moralmente necessário?

É possível, ou desejável, legislar sobre a moral? Os direitos individuais e o bem comum conflitam entre si? Para te ajudar a refletir sobre essas perguntas, te indicamos este livro. Esta obra é uma extensão do curso “Justiça” de Michael J. Sandel, que se tornou um dos mais populares e influentes na Universidade de Harvard. Quase mil alunos aglomeram-se no anfiteatro do campus para ouvir Sandel relacionar as grandes questões da filosofia política aos mais prosaicos assuntos do dia.

Justiça oferece aos leitores a mesma jornada empolgante que atrai os alunos de Harvard. Este livro é uma exploração investigativa e lírica do significado de justiça, que convida os leitores de todas as doutrinas políticas a considerar as controvérsias familiares de maneira nova e iluminada.

Ação afirmativa, casamento entre pessoas do mesmo sexo, suicídio assistido, aborto, serviço militar, patriotismo e protesto, os limites morais dos mercados — Sandel dramatiza o desafio de meditar sobre esses conflitos e mostra como uma abordagem mais firme da filosofia pode nos ajudar a entender a política, a moralidade e também nossas convicções.

Adquira o seu em: https://cutt.ly/qytm2jh

 

E então, gostou das nossas dicas? Nossa editora garante que você vai aprender muito com todas as obras e que elas ampliarão sua visão de mundo, trazendo mais riqueza, objetivamente e subjetivamente!

Aproveite seu tempo livre para ler, pois a leitura também é capaz de nos engrandecer como seres humanos. Em seguida, corra para o nosso Instagram oficial e nos conte o que você achou. Basta clicar aqui!

Enquanto isso no Instagram

A seguir, uma das primeiras postagens de janeiro de 2020, portanto, antes da pandemia, em que nossa editora, Denise Pitta,  já falava do momento de transição e transformação em curso no mundo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

✨✨Pensando o futuro✨✨ A história da humanidade é feita de grandes ciclos, estamos vivendo um período TRANSITÓRIO, onde tudo é LÍQUIDO. Velhos códigos e mandamentos tornaram-se inúteis e novos padrões ainda não se estabeleceram. Este é, portanto, um período onde grandes mudanças podem ocorrer, novos rumos podem ser tomados e toda a humanidade está se dando conta disso. Sua vida pode mudar, sua vida vai mudar… O que tem gerado medo e angústia … . Como antídoto, buscamos novamente um sentido, um PROPÓSITO, conceitos considerados essenciais, pois são como uma espécie de lastro, que nos servirá de bússola em meio ao furacão de mudanças. . Assim pergunto: Qual o propósito da sua vida? Do seu trabalho? Da sua marca? Essas respostas, que geralmente não estão prontas, mas vão sendo aos poucos construídas, farão a diferença entre o fracasso e o sucesso, entre um mar de angústias e um pouco mais de paz… . Somos uma sociedade TRANS, em transformação. E para não ficar pra trás, é hora de experimentar, misturar, ousar, ter coragem de ser Trans também! . Sair do conforto e ir pra batalha, deixar de ficar parado, apenas julgando tudo e todos. . Para começar, que tal tomar consciência de valores ultrapassados e ir em busca de novos padrões e estilos de vida mais saudáveis? Ao se transformar, você também estará transformando o universo, pelo menos o que está ao seu redor. . Lembrando que água parada dá dengue e que a vida é feita de movimento…. . Assim fica a questão: Que mudanças de vida, ou novos aprendizados, você pretende fazer em 2020? . Veja mais no Fashion Bubbles em Cultura Trans. . 👉🏻Make da maravilhosa @betahmakeup indicação do querido @lucasbelido . 👉🏻Dica de filme inspirador sobre mudanças: Dois Papas. PS. Faz parte da minha transformação explorar o universo da beleza. Pode não parecer, mas sempre morri de medo de tudo do universo feminino, incluindo a beleza. • • #denisepitta #culturatrans #macrotendências #reflexõesdp #transitorio #sociedade #sociedadetrans #pensandoofuturo #sociedadelíquida #reflexoes #modacomconteudo #fashionbubbles #filosofando #conteudodemoda #modacomoespíritodotempo #proposito #conteudodemoda #blogsdemoda #influencers #influencer

Uma publicação compartilhada por Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) em

você pode gostar também