Thiago Schutz com terno branco e camisea branca em destaque. Fundo metade vermelho e a outra marrom. Na frente, na parte inferior direita, drink campari e uma pílula vermelha, "red pill"

Misoginia em formato coaching: o que é ser red pill, como age um homem sigma e quem é o “Calvo do Campari”

Movimentos de misoginia ganham destaque nas redes sociais e discussões sobre Red Pill. Homem Sigma e o coach Thiago Schutz entram em pauta, conheça.

Compartilhe

Em movimento contrário ao feminismo, novos termos e movimentos misóginos surgiram nos últimos meses nas redes sociais. Entretanto, os propagadores usam o formato de coaching para divulgar suas ideias.

Em seguida, conheça a misoginia camuflada de mentoria, as problemáticas por trás dos redpillanos, como agem os homens sigma e tudo sobre Thiago Schutz, apelidado de calvo do Campari.

O que é ser um red pill?

thiago schutz sentado vestindo camisa branca e paeletó xadrez azul marinho e vermelho
Fonte: Instagram @manualredpill

O termo red pill viralizou na últimas semanas depois que Thiago Schutz, dono da página “Manual Red Pill”, participou de um podcast em que teve falas misóginas.

Após criticar uma mulher que lhe ofereceu cerveja enquanto estava bebendo Campari, a internet apelidou Thiago de “Calvo do Campari”.

Mas afinal, o que é ser um red pill? Os seguidores do movimento acreditam na superioridade masculina em relação às mulheres e na necessidade despertar de um sono profundo da realidade.

O termo faz referência ao filme Matrix, no qual o personagem Neo precisa escolher entre a pílula azul, que significa viver na ilusão, ou a vermelha, que liberta do mundo imaginário.

Logo, os redpillados pensam que o feminismo é o contrário do machismo. Assim, eles acham que precisam combater a dominação feminina da sociedade, a qual é favorecida pelo sistema.

Nas redes sociais, Thiago Schutz ensina homens a valorizarem sua masculinidade em um perfil que conta com mais de 300 mil seguidores.

Assim, ele propaga ódio contra as mulheres por meio de ideias que considera elas como infiéis, sem caráter, manipuladoras, opressoras e objetos sexuais de prazer.

Qual é o significado do sigma?

Os homens que se classificam como “sigma” dizem ser um “alfa”, aquele que tem sucesso social, mas com uma personalidade introvertida.

Em redes sociais, como Tik Tok, os “sigmas” dizem serem como lobos solitários e adorados pelas mulheres.

Então, com ar de superioridade, se consideram raros e segregam as mulheres em grupo de valores, propagando a misoginia.

Conclusão: qual é a realidade e os efeitos desses movimentos misóginos?

As ideias propagadas por esses homens contrariam a realidade e os dados comprovam isso. Em 2022, cerca de 18,6 milhões de brasileiras relataram ter sido vítimas de algum tipo de violência ou agressão, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha.

O porcentual de 35 mulheres agredidas fisicamente ou verbalmente por minuto no Brasil é o maior já registrado pelo levantamento.

Para o psicólogo José Rezende, o “Red Pill” é uma nova roupagem para toda a misoginia e o machismo da sociedade. E ele ainda considera o movimento perigoso:

“Um dos maiores perigos do movimento é a sua repercussão, pois em fóruns e redes sociais há pessoas que estimulam a objetificação das mulheres e a violência contra elas… Mas não tem como dizer que não é um conteúdo extremamente nocivo”, comenta José.

Muitos dos conteúdos disseminados entre os grupos vêm disfarçados de autoajuda e se camuflam em formato coaching, assim como acontece com Thiago Schutz.

Como resultado, a ascensão e aumento de adeptos a esses tipos de movimento apresenta riscos para as mulheres que vivem a realidade.

Não deixe de conferir o canal de Comportamento da Fashion Bubbles para mais novidades!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias