11 de junho as datas comemorativas

11 de junho: as datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é o décimo primeiro dia do sexto mês do ano. Confira as celebrações de 11 de junho, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 11 de junho! Embora não seja é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 11 de junho?

Bom dia 11 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 11 de junho cai em um sábado. Trata-se do 162º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 203 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na outono. Nascidos em 11 de junho são do signo de Gêmeos.

Assim sendo, estamos no início do sexto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de junho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 11 de junho?

Signo Gemeos
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 11 de junho são de Gêmeos. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem curiosos, comunicativos, amigáveis e intuitivos.

Similarmente, pessoas desse signo ficam entediados com facilidade e não gostam de rotina. Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde precisam de estímulos intelectuais e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como jornalista, editor, escritos, advogado, professor e empresário.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 11 de junho?

No dia 11 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia de São Barnabé e Santa Paula Frassinetti.

São Barnabé

Hoje, dia 11 de junho, a Igreja Católica celebra o dia de São Barnabé. São Barnabé é uma das pessoas mais influentes da comunidade cristã e apesar de não ser um apóstolo, ele é conhecido como Barnabé Apóstolo por ter acompanhado Jesus nos primeiros dias.

 Nesse sentido, São Barnabé é considerado padroeiro de Chipe, da Antioquia e de Milão.

Oração a São Barnabé

“Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que elas nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Oração a São Barnabé
Fonte: Canva (adaptado)

Santa Paula Frassinetti

No dia 11 de junho, a Igreja Católica também celebra o dia de Santa Paula Frassinetti.  Paula nasceu em 3 de março de 1809, na cidade de Gênova, na Itália.

Com 9 anos, perdeu sua mãe e, com isso, cresceu sob os cuidados do pai e de seus quatro irmãos, que se tornaram sacerdotes. Dessa maneira, aos 18 anos, Paula se mudou, junto com algumas companheiras, para uma residência a fim de dedicar sua vida a Deus.

Logo depois, em 1983, com suas companheiras, Paula fundou uma congregação chamada Filhas da Santa Fé, que tinha como propósito educar e evangelizar as crianças mais pobres.

Assim, Santa Paula Franssinetti morreu em 1882 e em 1906, seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, como está até os dias de hoje.

Oração a Santa Paula Frassinetti

“Ó Santa Paula, que com humildade e ardente fé, te abandonaste toda à vontade de Deus, sempre segura de sua bondade e das suas promessas, faze pela tua intercessão que ternamente confiando na misericórdia do Senhor, obtenha do seu Coração a graça que desejo.

Ó Santa Paula, que durante os dias de prova, nos sofrimentos do corpo e nas angústias da alma, sempre esperaste com firme confiança na infinita misericórdia de Deus, faze pela tua intercessão que, esperando filialmente da generosidade do Senhor o socorro nas minhas misérias, obtenha do seu coração a graça que desejo. 

Santa Paula, que colocaste toda a tua alegria em amar o Senhor e a sua cruz, para saber socorrer com fraterno e materno coração a todas as misérias, faze pela tua intercessão que amando fervorosamente a Deus e o próximo por amor de Deus, obtenha do seu Coração a graça que tanto desejo.”

Oração a Santa Paula Frassinetti
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 11 de junho?

Você não sabe o que se comemora no dia 11 de junho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Marinha Brasileira e Dia do Educador Sanitário.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Marinha Brasileira

No dia 11 de junho, celebra-se o Dia da Marinha Brasileira. A data é uma homenagem à uma das primeiras batalhas representativas da Marinha do Brasil: A Batalha Naval do Riachuelo, comandada por Almirante Barroso.

 A Marinha constitui uma das três principais posições das Forças Armadas. Afinal, ela é a responsável por proteger as fronteiras marítimas do Brasil.

Assim, caso queira prestar uma homenagem para a Marinha, compartilhe nosso cartão virtual nas redes sociais!

Dia da Marinha Brasileira
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Educador Sanitário

No dia 11 de junho se comemora o Dia do Educador Sanitário. A data foi criada em homenagem ao profissional que investiga, alerta e orienta a sociedade sobre a necessidade de cuidados sanitários e higiênicos a fim de evitar possíveis problemas de saúde.

Assim, no dia do Educador Sanitário, ocorrem diversas atividades em prol da conscientização civil e governamental sobre os cuidados que devemos ter para manter a qualidade vida.

Dia do Educador Sanitário
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 12 de junho – Dia dos Namorados, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, Dia do Correio Aéreo Nacional, Dia do Enxadrista, Dia do Pastor Evangélico e Dia de São Gaspar de Búfalo;
  • 13 de junho – Dia de Santo Antônio, Dia do Turista, Dia do Economista, Dia Mundial do Softball e Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo;
  • 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue, Dia do Solista e Dia Universal de Deus;
  • 15 de junho – Dia do Paleontólogo, Aniversário da Emancipação do Acre e Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa;
  • 16 de junho – Corpus Christi, Dia Internacional da Tartaruga Marinha, Dia de São Francisco Régis e Dia Internacional das Remessas Familiares;
  • 17 de junho – Dia do Funcionário Público Aposentado, Dia Mundial do Karatê, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e Dia da Medicina Veterinária Militar;
  • 18 de junho – Dia do Químico, Dia da Imigração Japonesa, Dia da Gastronomia Sustentável e Dia do Orgulho Autista;
  • 19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro, Dia Nacional do Luto, Dia do Migrante, Dia de São Romualdo, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme e Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito;
  • 20 de junho – Dia do Revendedor, Dia do Vigilante, Dia do Refugiado e Dia do Advogado Trabalhista;
  • 21 de junho – Início do inverno, Dia do Profissional de Mídia, Dia do Aperto de Mão, Dia Internacional do Yoga, Dia Mundial do Skate, Dia do Intelectual, Dia Nacional de Controle da Asma, Dia de São Luís Gonzaga e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

11 de junho: conclusão

Embora 11 de junho não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia da Marinha Brasileira e Dia do Educador Sanitário.

Ao mesmo tempo, é o dia de Dia de São Barnabé e Santa Paula Frassinetti. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.


Participe da Enquete Ilha Record 2: após o exílio de Kaio e Nakagima, quem deve vencer o reality?

  • Bruno Sutter
  • Caique Aguiar
  • Fábio Braz
  • Kaik
  • Ste Viegas
  • Whendy Tavares


Stories

Matérias Similares