12 de agosto é Dia Nacional das Artes e Dia Nacional dos Direitos Humanos. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é dia Santa Joana Francisca de Chantal e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 12 de agosto, frases para compartilhar nas redes sociais!

montagem feita para o dia 12 de agosto com escrita neon em um caderno e mãos segurando um marca-texto laranja. O fundo é azul turqueza
Compartilhe

Hoje é dia 12 de agosto! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 12 de agosto?

Imagem com frase de bom dia em evidência e no fundo foto de um buquê de flores.
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 12 de agosto cai em uma sexta-feira. Trata-se do 224º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 141 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos no inverno. Nascidos em 12 de agosto são do de Leão.

Assim sendo, estamos no início do oitavo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 12 de agosto?

Signo de Leão
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 12 de agosto são de Leão. Sem dúvida, os leoninos são conhecidos por serem vaidosos, bem-humorados, animados e generosos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características autoritárias e gostam de ser o centro das atenções. Além disso, os leoninos também são pessoas amorosas e corajosas. Por isso, sempre defendem, com unhas e dentes, àqueles que amam.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem liderar e trabalhar a criatividade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como gerente, ator ou atriz, design, executivo ou publicitário.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na , cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 12 de agosto?

No dia 12 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Joana Francisca de Chantal, Santa Beatriz da Silva e Beato Inocêncio XI.

Santa Joana Francisca de Chantal

Hoje, dia 12 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Joana Francisca de Chantal. Joana nasceu em Dijon, na França, em janeiro de 1512. Aos 20 anos, se casou com o Barão de Chantal e juntos tiveram 4 filhos, os quais educaram na fé católica.

Sempre com muito por Deus, a baronesa foi um exemplo de mãe e suportou todas as provações apoiada na fé. Assim, em 1610, junto com Francisco Sales, tornou-se fundadora da a Congregação da Visitação de Santa Maria.

Santa Joana faleceu no dia 13 de dezembro de 1614 e foi canonizada em 1767. Atualmente, as Irmãs da Visitação celebram seu dia anualmente em 12 de agosto.

Oração a Santa Joana Francisca de Chantal

“Divino Jesus, que tuas mãos chagadas e ensanguentadas estejam sobre cada um de nós como esteve sobre Santa Joana Francisca de Chantal. Conduza-nos no caminho da tua Divina Vontade e que nada nos impeça de viver uma vida santificada como a santa de hoje viveu. Que o teu Espírito Santo mova nossas ações e reações. E pela presença de Maria Santíssima em nossos dias, que nosso coração eleve a Ti o eterno louvor. Amém!”

Montagem com a Oração a Santa Joana Francisca de Chantal com imagem de céu rosa ao fundo
Fonte: Canva (adaptado)

 Santa Beatriz da Silva

O Dia de Santa Beatriz da Silva é comemorado todos os anos em 17 de agosto.

Santa Beatriz da Silva nasceu em 1424, em Campo Maior, Portugal. Filha de uma família nobre, Beatriz foi educada por franciscanos e tornou-se dama de companhia da princesa Isabel de Portugal, que havia se casado com o rei João II.

Porém, por conta de sua beleza cativante, Isabel passou a sentir ciúmes. Então, decidiu que matar a “rival” seria a solução de seus problemas. Assim, a trancou em um baú, onde ao seu ver morte por asfixia era certa.

No entanto, quando Beatriz estava perto da morte, uma forte luz brilhou dentro do baú e a santa viu a imagem da Virgem Maria segurando o menino Jesus.

Com isso, após 3 dias de desaparecimento, seu tio pediu que a rainha mostrasse seu paradeiro. E, para o espanto de Isabel, Beatriz se encontrava bela e saudável dentro do baú.

Após o episódio, Beatriz perdoou a rainha e deixou a corte para ingressar no Mosteiro de São Domingos, em Toledo.

Posteriormente, Santa Beatriz construiu a Ordem da Imaculada Conceição, onde viveu até sua morte, em 1491.

Oração de Santa Beatriz da Silva

“Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós.

Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém.”

Imagem com a Oração a santa Beatriz da Silva em destaque e ao fundo rosas em cima de uma cama
Fonte: Canva (adaptado)

Beato Inocêncio XI

No dia 11 de agosto, celebra-se a Festa Litúrgica do Beato Inocêncio XI. Papa Inocêncio nasceu em 1611, batizado com o nome de Bento Odescalchi.

Durante seu pontificado, teve problemas com o rei francês Luís XIV, que não respeitava os direitos da Igreja. No entanto, era muito amado pelo povo, e ficou conhecido como “pai dos pobres”.

Assim, Papa Inocêncio XI, que é considerado um dos mais importantes papas do século XVII, faleceu em 12 de agosto de  1689 e foi beatificado em 1956, por papa Pio XII.

Oração ao Beato Inocêncio XI  

“Ó Deus, que, para defender a liberdade da Igreja e reformar proveitosamente os costumes dos fiéis, colocastes ao Bem-aventurado Inocêncio, como pastor da Igreja; concedei-nos, por sua intercessão, que, permanecendo firmes na fé, vençamos todas as adversidades e consigamos o triunfo eterno com Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.”

Montagem da Oração ao Beato Inocêncio XI, com o fundo azul
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 12 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 12 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Nacional das Artes e Dia Nacional dos Direitos Humanos.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia Nacional das Artes

No dia 12 de agosto, celebra-se o Dia Nacional das Artes. A data foi estabelecida através da Lei nº 6.533, de 1978, que regulamentou a profissão de Artistas e outras 100 funções que pode ser considerado um trabalho artístico.

Assim, este dia tem como objetivo homenagear todas as atividades artísticas, desde o teatro e cinema, à literatura, pintura e muito mais!

Você gerencia um perfil sobre Artes nas redes sociais? Então, que tal aproveitar a comemoração para publicar um cartão virtual para honrar a data?

Montagem para o Dia Nacional das Artes com o fundo colorido de aquarela

Dia Nacional dos Direitos Humanos

O Dia Nacional dos Direitos Humanos é comemorado anualmente no dia 12 de agosto. A data foi sancionada através da Lei nº 12.641, em 2012, pela ex-presidenta Dilma Rousseff.

Assim sendo, o dia é uma homenagem a Margarida Maria Alves, grande defensora dos direitos das mulheres e dos trabalhadores rurais, que foi assassinada em 1972, durante a ditadura militar, por um matador de aluguel.

Com isso, a promoção da data tem como objetivo conscientizar a sociedade acerca da necessidade da defesa dos direitos humanos, em promoção da paz e dignidade humana.

Ilustração do Dia Nacional dos Direitos Humanos com imagem de mãos para cima
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 13 de agosto – Dia do Economista e Dia do Canhoto;
  • 14 de agosto – Dia dos Pais e Dia do Cardiologista;
  • 15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros;
  • 16 de agosto – Aniversário de Teresina e Dia do Filósofo;
  • 17 de agosto – Dia do Patrimônio Histórico Nacional, Dia Nacional da Construção Social e Dia de São Jacinto;
  • 18 de agosto – Dia do Estagiário, Dia Mundial da Libertação Humana, Dia Nacional do Campo Limpo, Dia da Revolução Cultural e Dia de Santa Helena;
  • 19 de agosto – Dia do Historiador, Dia Mundial da Fotografia, Dia do Artista de Teatro, Dia Nacional do Ciclista, Dia Nacional da Aviação Agrícola, Dia Mundial Humanitário, Dia da Integração Jurídica Latino-Americana e Dia de Eudes;
  • 20 de agosto – Dia do Maçom e Dia de São Bernardo;
  • 21 de agosto – Dia Nacional da Habitação, Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo.

12 de agosto: conclusão

Embora 12 de agosto não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia Nacional das Artes e Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Santa Joana Francisca de Chantal, da Santa Beatriz da Silva e do Beato Inocêncio XI. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares