13 de agosto é Dia do Economista e Dia do Canhoto. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é dia de São Ponciano e Santo Hipólito e dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 13 de agosto, frases para compartilhar

Imagem com "13 de agosto" em letras rosas sob fundo de bloco de notas em cima de uma mesa com plantas e despertador
Compartilhe

Hoje é dia 13 de agosto! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 13 de agosto?

Foto de um campo de girassóis com a frase de bom dia sábado acima em letras brancas
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 13 de agosto cai em um sábado. Trata-se do 225º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 140 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na inverno. Nascidos em 13 de agosto são do de Leão.

Assim sendo, estamos no início do oitavo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 13 de agosto?

Signo de Leão
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 13 de agosto são de Leão. Sem dúvida, os leoninos são conhecidos por serem vaidosos, bem-humorados, animados e generosos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características autoritárias e gostam de ser o centro das atenções. Além disso, os leoninos também são pessoas amorosas e corajosas. Por isso, sempre defendem, com unhas e dentes, àqueles que amam.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem liderar e trabalhar a criatividade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como gerente, ator ou atriz, design, executivo ou publicitário.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na , cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do , Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 13 de agosto?

No dia 13 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de São Ponciano e Santo Hipólito, São Cassiano, Santa Filomena e Berchmans.

São Ponciano e Santo Hipólito

Hoje, dia 13 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de São Ponciano e Santo Hipólito. Os santos viveram em Roma, no século III, em uma época em que o imperador Severo aceitou as diversidades religiosas e por isso, a própria Igreja se dividiu.

Devido a divisão, Hipólito que, por sua vez, era um dos escritores mais destacados da Igreja de Roma naquela época e não concordava com algumas questões do clero, decidiu proclamar-se Papa ao lado de Ponciano, que era o sucessor direto de Calixto.

No entanto, logo depois, o Imperador Maximino retomou a perseguição religiosa e por isso, capturou os dois papas e os mandou para Sardenha, onde foram martirizados.

Oração a São Ponciano e Santo Hipólito

“Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Ponciano e Hipólito governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Ilustração com a Oração a São Ponciano e Santo Hipólito em preto sob fundo bege
Fonte: Canva (adaptado)

São Cassiano

A Festa Litúrgica de São Cassiano acontece no dia 13 de agosto. Dessa maneira, São Cassiano, foi bispo de Bréscia, além de também ser professor em Imola, onde ensinava Taquigrafia, com o objetivo de ensinar os preceitos religiosos cristãos sem que os perseguidores entendessem.

No entanto, após não querer acender incenso aos Ídolos, foi condenado à morte pelo Imperador Juliano e entregue aos seus próprios alunos, que não gostavam dele por conta de sua severidade.

Dessa maneira, São Cassiano de Imola é considerado o patrono dos taquígrafos e da cidade do México.

Imagem do quadro de São Cassiano com ele sentado em uma cadeira de professor e seus alunos em sua volta
Fonte: Canva

 Santa Filomena

No dia 13 de agosto, celebra-se o Dia de Santa Filomena. Santa Filomena era filha de um importante casal grego, que não podiam engravidar.

Depois de uma consulta com um médico cristão que os pediu para se converterem e mudarem de vida, pois assim, seriam presenteados com um milagre. O casal obedeceu e no ano seguinte tiveram uma filha, que a batizaram com o nome Filomena, que significa “filha da luz divina”.

Filomena cresceu dentro da fé cristã e aos 11 anos fez voto de total entrega a Deus. Então, após recusar-se a casar com o Imperador romano Dioclesiano, a santa passou a ser torturada, até que após muitas tentativas, ela foi martirizada no dia 10 de agosto.

Oração a Santa Filomena

“Ó gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa, junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada. Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra.

Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.

Ajudai-me, pois, ó grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça … e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade. Santa Filomena, rogai por nós. Amém.”

Ilustração da Oração a Santa Filomena com letras pretas e fundo rosa claro. No canto direito inferior tem um ramo de flores.
Fonte: Canva (adaptado)

São João Berchmans

No dia 13 de agosto, se comemora a Festa Litúrgica de São João Berchmans. João nasceu em 1599, na Bélgica, e era filho de uma família pobre e muito cristã.

Filho amoroso, São João foi um fiel ajudante da sua mãe, que possuía uma doença incurável. Então, muito devoto da Virgem Maria, São João desde muito novo se dedicava aos estudos da igreja. Assim, em 1616, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus, em Malines.

Após completar o noviciado, mudou-se para Roma, onde estudou Filosofia e Teologia.

São João Berchmans faleceu no dia 13 de agosto de 1621 e foi canonizado em 1888, pelo Papa Leão XIII. Além disso, ele também é considerado o padroeiro da Juventude Estudantil.

Oração a São João Berchmans

“Ó Deus, concedei-nos pelas preces de São João Berchmans, a quem destes perseverar na imitação do Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São João Berchmans, rogai por nós.”

Ilustração da Oração a São João Berchmans com o fundo azul escuro e mais ao fundo um azul claro com detalhes
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 13 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 13 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Economista e Dia do Canhoto.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Economista

No dia 13 de agosto, celebra-se o Dia do Economista. A data foi estabelecida através da Lei nº 1.411, de 1951, sancionada por Getúlio Vargas e que tinha como objetivo oficializar a profissão de economista no país.

Desde então, o dia é dedicado a esses profissionais que, por meio de seus conhecimentos, conseguem compreender a melhor forma da sociedade utilizar seus recursos materiais. Assim sendo, geralmente, o economista trabalha em bancos, setores financeiros e na área comercial.

Você administra uma página sobre economia? Então, que tal tirar o dia para fazer posts em homenagem a data comemorativa? Você pode, por exemplo, publicar um cartão virtual.

Imagem com a frase "Dia do Economista" em destaque e ao fundo uma pessoa mexendo em um tablet com a tela verde em cima de uma mesa com relatórios e materiais de papelaria
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Canhoto

Hoje, dia 13 de agosto, se comemora o Dia do Canhoto. A data foi comemorada pela primeira vez em 1976, porém, apenas na década de 90 que foi oficializada pelo Clube Britânico Left-Handers Day Club.

Assim, o dia tem como objetivo conscientizar a população acerca das inúmeras dificuldades que as pessoas que utilizam predominantemente a mão esquerda enfrentam em um mundo onde apenas 10% da população mundial é canhota.

Assim, neste dia, caso você seja canhoto ou conheça alguém que é, que prestar uma homenagem nas redes sociais? Para te ajudar, nós do Fashion Bubbles preparamos um lindo cartão virtual que pode ser tanto enviado no Whatsapp, quanto publicado em outra rede! Confira!

Ilustração com a frase 'Dia do Canhoto" e "13 de agosto" em evidência, enquanto abaixo têm 5 mãos canhotas e ao fundo ramos de folhas
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 14 de agosto – Dia dos Pais e Dia do Cardiologista;
  • 15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros;
  • 16 de agosto – Aniversário de Teresina e Dia do Filósofo;
  • 17 de agosto – Dia do Patrimônio Histórico;
  • 18 de agosto – Dia do Estagiário;
  • 19 de agosto – Dia do Historiador, Dia Mundial da Fotografia e Dia do Artista de Teatro;
  • 20 de agosto – Dia do Maçom e Dia de São Bernardo;
  • 21 de agosto – Dia Nacional da Habitação, Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo,
  • 22 de agosto – Dia do Folclore, Dia do Coordenador Pedagógico, Dia do Supervisor Escolar e Dia de Nossa Senhora Rainha;
  • 23 de agosto – Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia da Intendência, Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça;
  • 24 de agosto – Dia da Infância, Dia dos Artistas, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana e Dia de São Bartolomeu;
  • 25 de agosto – Dia do Soldado, Dia do Feirante, Dia da Legalidade e Dia Nacional da Educação Infantil;
  • 26 de agosto – Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia de São Zeferino.

13 de agosto: conclusão

Embora 13 de agosto não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Economista e Dia do Canhoto.

Ao mesmo tempo, é o dia de São Ponciano, Santo Hipólito, São Cassiano, Santa Filomena e São João Berchmans. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares