cartão rosa onde está escrito 14 de setembro e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos

14 de setembro é Dia da Cruz e Dia do Frevo. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia de Santo Alberto e o dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Confira as celebrações de 14 de setembro!

Compartilhe

Hoje é 14 de setembro! Apesar de não se tratar de um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Do mesmo modo, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 14 de setembro?

foto de xícara de cappuccino decorado com frase de bom dia para 14 de setembro
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 14 de setembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 257º dia do ano. Como resultado, agora faltam 108 dias para 2023. De maneira idêntica, a fase da Lua é cheia e a estação em que estamos é o inverno.

Assim sendo, nos encontramos no início do nono mês do ano! Aproveite, em seguida, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Com toda a certeza, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 14 de setembro?

fundo amarelo com símbolos do zodíaco e características do signo de Virgem escritas
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 14 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por possuírem um amor pela limpeza e pela organização.

Além disso, pessoas desse signo são atentas, sagazes, sinceras e confiáveis. No entanto, podem ser críticos em excesso e, assim, se mostrarem ansiosos e impacientes.

O que se comemora no dia 14 de setembro?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 14 de setembro? Então, saiba tudo sobre o Dia da Cruz e o Dia do Frevo.

  • Ademais, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Cruz

Essa celebração cristã serve como homenagem à cruz, instrumento que é símbolo da salvação. Tem um perfil nas redes sociais que fala sobre religião? Então, não deixe a data passar em branco! Compartilhe um carrossel com curiosidades históricas sobre a cruz, por exemplo.

cartão virtual roxo com frase para o Dia da Cruz, 14 de setembro
Fonte: Canva (adaptada)

Dia do Frevo

Hoje é dia de celebrar o ritmo musical e a dança tradicional de Pernambuco que, desde dezembro de 2012, é Patrimônio Imaterial da Humanidade da UNESCO. Tem muitos seguidores pernambucanos? Pois aproveite para compartilhar um cartão virtual sobre a data!

Foto de sombrinhas coloridas em céu azul com frase de feliz Dia do Frevo
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 15 de setembro – Dia do Cliente, Dia de Nossa Senhora das Dores, Dia Internacional da Democracia, Dia do Musicoterapeuta e Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas;
  • 16 de setembro – Aniversário da Emancipação de Alagoas, Dia do Caminhoneiro, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e Dia de São Cipriano;
  • 17 de setembro – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, Dia da Compreensão Mundial, Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga e Dia Mundial da Segurança do Paciente;
  • 18 de setembro – Dia Oficial da Televisão, Dia dos Símbolos Nacionais e Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma;
  • 19 de setembro – Dia do Ortopedista, Dia Nacional do Teatro, Dia do Comprador, Dia Nacional do Educador Social, Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos e Dia de São Januário;
  • 20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico, Dia do Baterista, Dia do Gaúcho e Dia do Funcionário Municipal;
  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia do Adolescente, Dia dos Tios, Dia Internacional da Paz, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e Dia de São Mateus.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo após, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o intuito de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Já que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 14 de setembro?

Em 14 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Alberto. Saiba o porquê!

Dia de Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém

Conhecido por sua sabedoria, Alberto era Bispo de Vercelli e se tornou Patriarca latino de Jerusalém no ano de 1185. Morreu assassinado pelo chefe da Fundação Hospitalar do Espírito Santo, que quis se vingar depois que Alberto o acusou de má conduta.

14 de setembro: conclusão

Ainda que não seja feriado, 14 de setembro é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o o Dia da Cruz e o Dia do Frevo.

Além disso, é o Dia de Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias