15 de março é Dia da Escola. As datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia Mundial do Consumidor e Dia de São Longuinho. Veja as datas comemorativas de 15 de março

Fonte: Canva

Hoje é dia 15 de março! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 15 de março?

Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 15 de março cai em uma quarta-feira. Trata-se do 74º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 291 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na verão. Nascidos em 15 de março, são do signo de Peixes.

Assim sendo, estamos na metade do terceiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de março de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 15 de março?

Nascidos de 20 de fevereiro a 20 de março, são de Peixes. Nativos desse signo costumam ser muito sensíveis e intuitivos. Dotados de empatia e compreensão, peixes é muito altruísta, o que é uma característica muito nobre. Sendo o último signo, Peixes representa a evolução final da grande jornada evolutiva do ser.

Fonte: Canva

Por serem muito sonhadores, quem é do signo de peixes pode se iludir com facilidade. Podem acabar sofrendo por se deixarem levar por fantasias e idealismos.

No amor, pessoas do signo de peixes são românticas, carinhosas e dedicadas. Gostam de satisfazer os desejos da pessoa amada e se adaptar às suas vontades. Não são exigentes e nem fazem grandes cobranças, aceitam o amor do outro sem condicionantes.

O que se comemora no dia 15 de março?

Você não sabe o que se comemora no dia 15 de março? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Mundial do Consumidor e Dia da Escola.

  • Saiba ainda mais Planner 2023: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Mundial do Consumidor

No dia 15 de março, celebra-se o Dia Mundial do Consumidor. A data foi instituída no ano de 1962 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e tinha como objetivo de dar proteção aos interesses dos consumidores.

No Brasil, o Código do Direito do Consumidor entrou em vigor dia 11 de setembro de 1991 e com isso foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que tem a intenção de servir como mediador, em caso de conflitos entre os consumidores e as empresas.

Nesse sentido, o Dia Mundial do Consumidor, foi criado para lembrar, a todos que fornecem produtos ou serviços, a importância de respeitar todas as leis que protegem os consumidores.

Além disso, nesse período, muitas empresas oferecem descontos, de modo a impulsionar as vendas e oferecer os melhores preços para seus consumidores. Então, que tal aproveitar essa semana e também presentear seus clientes com grandes ofertas?

Fonte: Canva (adaptado)

Veja também Comportamento do consumidor: o que é e os benefícios para o seu negócio

Dia da Escola

No Brasil, no dia 15 de março, celebra-se o Dia da Escola. A data foi escolhida pelo Congresso Nacional a fim de homenagear as escolas e a educação brasileira.

Assim, este dia destaca a importância que a escola tem na vida de um indivíduo. Afinal, é no âmbito escolar que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, a socializar com outras pessoas e a pôr em prática os conceitos essenciais de como conviver em sociedade.

Nesse sentido, neste dia, para comemorar a data, as escolas realizam diversas atividades e eventos com objetivo de incentivar o aprendizado e a socialização dos seus estudantes.

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de março

  • 16 de março – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Dia Nacional do Ouvidor e Dia do Agente Penitenciário Federal;
  • 17 de março – Aniversário de Aracaju e Dia de São Patrício;
  • 18 de março – Dia Nacional da Imigração Judaica e Dia do DeMolay;
  • 19 de março – Dia de São José, Dia do Carpinteiro e do Marceneiro, Dia Nacional do Artesão e Dia do Consertador;
  • 20 de março – Início do Outono, Dia Internacional da Felicidade, Dia do Contador de Histórias, Dia Mundial sem Carne, Dia Mundial da Saúde Bucal, Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude, Dia Nacional da Aquicultura e Dia Nacional de Atenção à Disfagia;
  • 21 de março – Dia Universal do Teatro, Dia Mundial da Infância, Dia Mundial da Poesia, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, Dia internacional da Síndrome de Down e Dia Internacional das Florestas e da Árvore;
  • 22 de março – Dia Mundial da Água;
  • 23 de março – Aniversário de Florianópolis, Dia Mundial da Meteorologia, Dia do Optometrista e Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores;
  • 24 de março – Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas e Dia Mundial da Tuberculose.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Related Post
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 15 de março?

No dia 15 de março, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Matilde de Ringelheim e São Longuinho.

Santa Matilde de Ringelheim

Hoje, dia 15 de março, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Matilde de Ringelheim. Matilde nasceu em 895 na região de Westfalia, na Alemanha. A santa foi educada por sua avó, que era abadessa de um mosteiro de monjas beneditinas em Herford.

Diante disso, Matilde se casou aos 14 anos com o rei da Alemanha, Henrique I. O casal teve 5 filhos e viveram um casamento feliz, que durou 20 anos.

Após a morte do marido, ela foi acusada pelos filhos de desperdiçar os bens da família com pobres e doentes, por isso, foi exilada para um convento, onde se dedicou às orações e sacrifícios, pedindo pela conversão dos filhos.

Assim, muitos anos depois, seus filhos se arrependeram e a pediram perdão. De volta ao reino, a santa voltou a distribuir seus bens aos pobres, salvando famílias inteiras da miséria.

A Santa Matilde faleceu em 968, aos 73 anos, no dia 14 de março, dia que atualmente é reservado para sua festa. Dessa forma, a Matilde passou a ser conhecida como padroeira das abadias beneditinas.

No entanto, o que muitos não sabem é que dela descendem os reis de Portugal, por conseguinte, a família Imperial do Brasil.

Oração a Santa Matilde

“Pai Celeste, pelos méritos de Santa Matilde, que procurou a caridade em tudo e em todos, nunca deixando de ajudar aos mais necessitados, nós Vos rogamos a graça de administrarmos os talentos e bens que tu nos deste para o bem de seus fiéis e da vossa Igreja. Amém. Santa Matilde, rogai por nós”

Fonte: Canva (adaptado)

São Longuinho

No dia 15 de março também é celebrado o dia do santo dos objetos perdidos, São Longuinho. São Longuinho teria vivido durante o século I e era um soldado que servia a alta corte de Roma.

Segundo a história, São Longuinho foi o soldado que perfurou o corpo de Jesus com uma lança. Assim, quando um jato de sangue respingou em seu rosto, ele ficou curado de um problema que tinha nos olhos.

Nesse sentido, São Longuinho soube naquele momento que estava diante do filho de Deus. A partir de então, ele abandonou o exército, se converteu e fugiu para pregar a palavra do Senhor. No entanto, foi descoberto e condenado a pena de morte, como desertor do imperador romano Pilatos.

Por outro lado, por conta de sua altura, nas festas dos romanos, ele conseguia ver tudo o que se passava debaixo das mesas e assim, achava os pertences das pessoas e as devolvia. Nesse sentido, foi assim que surgiu sua fama de encontrar as coisas perdidas.

Assim, espalhou-se a devoção de se rezar para são longuinhos para ele ajudar a achar o que se perdeu. Com isso, depois que se encontra o objeto, a pessoa precisa dar três pulinhos.

São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II, em 999, quase mil anos após sua morte.

Oração de São Longuinho

Lembrai-vos oh são Longuinho, prodigiosamente tocado pela Graça de Jesus agonizante em sua ultima hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à vossa proteção, fosse por vós desamparado.

Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante DEUS, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e ainda me auxilie a encontrar… (dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido ). Amém!

Fonte: Canva (adaptado)

15 de março: conclusão

Embora 15 de março não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Mundial do Consumidor, Dia da Escola, Santa Matilde de Ringelheim e Dia de São Longuinho. Fora que toda quarta é dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô.

Montagem: Paulo Costa
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais