16 de outubro é Dia do Chefe. As datas comemorativas de hoje, segunda

Hoje é o décimo sexto dia do décimo mês do ano, Dia do Anestesiologista. Veja as datas comemorativas de 16 de outubro

Montagem: Fashion Bubbles

Hoje é dia 16 de outubro! Embora não seja feriado, é um dia cheio de celebrações interessantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a importância de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases para compartilhar nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue lendo!

Quando é dia 16 de outubro?

Fonte: Canva

Em 2023, 16 de outubro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 289º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 76 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua nova e estamos na primavera. Nascidos em 16 de outubro, são do signo de Libra.

Hoje é o décimo sexto dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar por dentro das datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá, você encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas usas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual é o signo dos nascidos em 16 de outubro?

Fonte: Canva

Os nascidos em 16 de outubro são librianos! As pessoas com o horóscopo Libra geralmente procuram entender o ponto de vista dos outros. Sempre solicitados pelos amigos, gostam de uma boa conversa.

Pessoas com o signo de Libra exaltam elegância e charme. A desvantagem é que podem ser superficiais, levianos e excessivamente tímidos. Além disso, aqueles com o Sol em Libra podem ser indecisos e mudar de ideia a cada três dias. As pessoas nascidas sob o signo de Libra odeiam a infantilidade, a injustiça e o desrespeito.

O que se comemora no dia 16 de outubro?

Está curioso para saber o que é celebrado em 16 de outubro? Então, confira a seguir mais sobre o  Dia do Chefe, Dia de São Geraldo, Dia do Anestesiologista, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial do Pão e Dia do Engenheiro de Alimentos. 

Dia do Chefe

Anualmente, o Dia do Chefe é comemorado no décimo sexto dia de outubro. Assim sendo, a data tem o intuito de agradecer e homenagear os profissionais que se dedicam a seus funcionários. O chefe precisa ter atenção, paciência e, claro, cumprir muitas responsabilidades dentro da organização. Tais características são imprescindíveis para o ambiente de trabalho.

#actampads1#

O Dia do Chefe também é conhecido como National Boss Day ou Bosses’ Day. A origem é dos Estados Unidos, surgindo, então, em 1958. A comemoração foi iniciativa de Patricia Bays Haroski, secretaria da State Farm Insurance Company, nos EUA.

Fonte: Canva (adaptado)

Assim, o dia 16 de outubro foi escolhido por ser a data de aniversário do pai de Patricia. Na época, a secretária trabalhava para seu pai, o que o tornava o chefe dela.

O que falar no Dia do Chefe?

  • Pela oportunidade de me tornar um profissional e um ser humano melhor, eu lhe agradeço, chefe!
  • A maior sorte de um líder é encontrar funcionários competentes e dedicados que, no lugar de um líder, precisam apenas de um conselheiro.
  • “Tenha coragem de seguir o seu coração e a sua intuição. Eles se alguma forma já sabem quem você realmente quer ser. Todo o resto é secundário” (Steve Jobs)
  • Mais do que transmitir conhecimento, você tem me apoiado em todos os momentos. Obrigado, chefe!

Dia do Anestesiologista

Além disso, o Dia do Anestesiologista também se comemora hoje. Em outras palavras, o anestesiologista é o responsável por aplicar anestesia, composição que alivia a sensação de dor em cirurgias ou exames

No entanto, o profissional faz mais do que apenas aplicar a anestesia. Ele acompanha o paciente durante todo o procedimento. Dessa forma, o anestesiologista monitora as reações do organismo e, de fato, verifica os sinais vitais do paciente. 

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Em 16 de outubro de 1846, ocorreu a aplicação da anestesia geral pela primeira vez em uma cirurgia mais complexa. Nesse sentido, Thomas Green Morton idealizou um aparelho inalador de éter para tal operação, nos Estados Unidos. Logo depois, o Brasil também utilizou o aparelho. Em 1847, houve a primeira anestesia geral com este produto, no Hospital Militar do Rio de Janeiro.

  • Em seguida, confira Artroscopia: o que é a cirurgia no ombro de Fátima Bernardes

Dia Mundial da Alimentação

Ao mesmo tempo, a data de hoje marca o Dia Mundial da Alimentação. A origem da data é de 1945, ano de fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO – Food and Agriculture Organization).

Related Post
Fonte: Canva (adaptado)

Sendo assim, o objetivo é aumentar os níveis de nutrição ao redor do mundo. Além de promover a reflexão da importância da alimentação saudável, a data também é uma forma de pensar naqueles que não têm acesso a uma alimentação básica de de qualidade.

Conforme a ONU expõe, todos os seres humanos têm direito à alimentação. Por essa razão, torna-se muito necessário o debate sobre esse tema no mundo todo.

#actampads1#
  • Logo depois, leia Alimentos ricos em fibras: conheça os principais

Dia Mundial do Pão

O décimo sexto dia de outubro também marca o Dia Mundial do Pão. A comemoração acontece anualmente desde o ano 2000. Na época, a União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York instituiu a data para comemorar a importância do alimento.

Fonte: Canva (adaptado)

Desde que os egípcios descobriram a fermentação do trigo, o mundo conhece o saboroso pão. Ou seja, tem mais de 6 mil anos. Para eles, os pães eram considerados símbolos de poder. Ao longo dos anos, as variadas civilizações vêm aprimorando as receitas de pães. Vale ressaltar que o pão é rico em carboidrato e, por isso, é uma ótima fonte de energia.

Dia do Engenheiro de Alimentos

Por fim, mais uma data marcante no dia de hoje: Dia do Engenheiro de Alimentos. O profissional dessa área atua em todo o processo de transformação de matérias-primas em alimentos próprios para o consumo.

Fonte: Freepik/ Canva (adaptado)

Nesse sentido, o engenheiro de alimentos é o grande responsável por esse processo, até chegar na casa do consumidor. Eles garantem a qualidade alimentícia em todas as etapas da industrialização. O Brasil celebra a data hoje devido ao Dia Mundial da Alimentação, também comemorado em 16 de outubro.

#actampads1#

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Fonte: CaotizeCamdomblemagia. Montagem: Laila Lopes

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 16 de outubro?

Hoje, 16 de outubro, a igreja católica celebra o Dia de São Geraldo. Veja tudo sobre o santo em seguida:

Dia de São Geraldo

Neste dia, os católicos celebram o Dia de São Geraldo. Esta data homenageia a figura do santo que é considerado o padroeiro da gravidez, da maternidade no geral e das pessoas que são acusadas falsamente de algo.

#actampads1#

Geraldo Magela nasceu em 6 de abril de 1726, na cidade de Muro Lucano, localizada na Itália. Sua infância foi marcada pela fé cristã, que foi repassada por sua família. Por isso, queria seguir o caminho de Cristo.

Durante anos, trabalhou como alfaiate, até que conseguiu ser aceito na Congregação do Santíssimo Redentor. Assim, São Geraldo se tornou um missionário redentorista. Nesse sentido, o santo também era vidente. Aliás, chegou a prever a data de sua morte, sendo esta no dia 16 de outubro de 1755.

Oração de São Geraldo

“Ó São Geraldo, nós nos alegramos pela felicidade de vossa glória. Nós bendizemos a Deus pelos dons sublimes de vossa graça a vós dispensados com tanta largueza. Nós vos felicitamos por haverdes correspondido fielmente a tanta bondade do Senhor. Ó São Geraldo, ajudai-nos a imitar vossa fidelidade à Vontade divina: vosso amor a Jesus Sacramentado: vossa devoção singular a Maria Santíssima; vosso espírito de penitência; a pureza de vossa vida e, enfim, vossa grande caridade para com os pobres, para com as mães e para com os mais abandonados.

Ó São Geraldo, socorrei-nos em todas as nossas precisões espirituais e materiais. Alcançai-nos uma piedosa conformidade nas agruras, doenças e sofrimentos da vida. Abençoai as mães, de quem sois o especial padroeiro. Protegei nossa paróquia. Alcançai-nos de Deus muitas vocações sacerdotais e religiosas. Orai pela Igreja de Jesus Cristo e pelo Santo Padre, o Papa. São Geraldo, nosso padroeiro, rogai por nós. Amém”.

#actampads1#
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas de outubro

  • 17 de outubro – Dia da Agricultura, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia da Música Popular Brasileira, Dia do Eletricista, Dia do Securitário, Dia da Valorização do Queijo de Leite Cru, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Dia do Profissional de Propaganda;
  • 18 de outubro – Dia do Médico, Dia do Pintor, Dia do Estivador e Dia de São Lucas;
  • 19 de outubro – Dia Nacional da Inovação, Dia do Piauí, Dia do Guarda Noturno, Dia de São Pedro de Alcântara, Dia do Operador de Caixa, Dia do Profissional de Informática e Dia do Profissional de TI (Tecnologia da Informação);
  • 20 de outubro – Dia do Maquinista, Dia do Poeta, Dia do Arquivista, Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo, Dia Mundial da Osteoporose e Dia Mundial da Estatística;
  • 21 de outubro – Dia do Podcast, Dia Nacional da Alimentação na Escola, Dia do Ecumenismo e Dia do Economista Doméstico;

Relacionadas

16 de outubro: conclusão

Embora 16 de outubro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Dia de São Geraldo. Em resumo, são as datas comemorativas de hoje: Dia do Chefe, Dia de São Geraldo, Dia do Anestesiologista, Dia Mundial da Alimentação, Dia Mundial do Pão e Dia do Engenheiro de Alimentos. 

Veja as datas comemorativas de hoje e compartilhe os conteúdos nas redes sociais. Fonte: Canva (adaptado)
Montagem: Fashion Bubbles
Ana Beatriz Ribeiro: Aos 22 anos, Ana Beatriz é formada em Jornalismo e mora no Rio de Janeiro. Fã de mídias digitais, livros, música pop e entretenimento, ela é sempre muito atenta a todas as novidades. E, enfim, também é dedicada ao trabalho e preza pela Comunicação de qualidade!
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais