16 de setembro é Dia do Caminhoneiro. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é o dia de Santa Eufêmia e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 16 de setembro para compartilhar nas redes sociais!

Foto de mão escrevendo '16 de setembro" em um caderno com marca texto laranja. O fundo da imagem é verde água
Compartilhe

Hoje é dia 16 de setembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 16 de setembro?

Foto de flor rosa com frase de bom dia ao lado
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 16 de setembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 259º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 106 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos no inverno. Nascidos em 16 de setembro são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos na metade do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 16 de setembro?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 16 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 16 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 16 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Caminhoneiro.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Caminhoneiro

No dia 16 de setembro, celebra-se o Dia do Caminhoneiro. A data foi estabelecida pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar, através da Lei nº 11.927, de 2009.

Dessa maneira, o dia tem como objetivo homenagear todos os profissionais que dedicam suas vidas viajando pelo país transportando mercadorias que movimento a nossa economia.

Você tem um perfil na rede social voltado para a profissão? Então, não esqueça de homenageá-los!

Foto de caminhão andando no pôr do sol com a frase "Dia do Caminhoneiro" e "16 de setembro" em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 17 de setembro – Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, Dia da Compreensão Mundial, Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga e Dia Mundial da Segurança do Paciente;
  • 18 de setembro – Dia Oficial da Televisão, Dia dos Símbolos Nacionais e Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma;
  • 19 de setembro – Dia do Ortopedista, Dia Nacional do Teatro, Dia do Comprador, Dia Nacional do Educador Social, Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos e Dia de São Januário;
  • 20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico, Dia do Baterista, Dia do Gaúcho e Dia do Funcionário Municipal;
  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia do Adolescente, Dia dos Tios, Dia Internacional da Paz, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e Dia de São Mateus;
  • 22 de setembro – Início da Primavera, Dia do Contador, Dia Mundial Sem Carro, Dia da Juventude do Brasil, Dia da Banana, Dia Nacional de Defesa da Fauna, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica e Dia de São Maurício;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete, Dia dos Filhos, Dia do Soldador, Dia de Combate ao Estresse, Dia Mundial das Línguas Gestuais, Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, Dia do Técnico Industrial, Dia do Técnico em Edificações e Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças;
  • 24 de setembro – Dia do Mototaxista em São Paulo;
  • 25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito, Dia Internacional do Farmacêutico, Dia do Rádio e Dia da Radiodifusão;
  • 26 de setembro – Dia dos Primos. Dia Nacional dos Surdos, Dia Mundial do Mar, Dia Interamericano das Relações Públicas e Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 16 de setembro?

No dia 16 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Eufêmia, São Cipriano e São Cornélio

Santa Eufêmia

Hoje, dia 16 de setembro, a Igreja Católica celebra o dia de Santa Eufêmia. Eufêmia nasceu na Turquia, por volta de 288 e foi criada em uma família nobre cristã.

Desde a infância, Santa Eufêmia foi consagrada à virgindade e por isso, se tornou um exemplo de virtude e beleza pela sociedade.

Mais tarde, o governador de Calcedónia, cidade onde morava, emitiu um comunicado exigindo que toda a população participasse do sacrifício aos deuses. No entanto, Eufêmia não compareceu e foi descoberta, juntamente com outros cristões, rezando a Deus.

Diante da recusa em participar dos sacrifícios e de renunciar sua fé, a jovem foi presa e torturada até a morte. Santa Eufêmia faleceu por volta do ano 307.

Atualmente, ela é considerada a padroeira da pele e protetora das doenças dermatológicas.

Oração a Santa Eufêmia

“Gloriosa Santa Eufêmia, com humildade e devoção vimos aos vossos pés render-vos as nossas homenagens e suplicar-vos que diante de Deus intercedais por nós para que a nossa fraqueza se converta em força, a nossa doença se transforme em saúde, o nosso defeito se transforme em virtude, a nossa tibieza se transforme em fervor pela imitação da vossa vida heroica que vos fez mártir na terra e feliz na eternidade.

Milagrosa Santa Eufêmia, ajudai-nos a ser sempre verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo, seguindo o exemplo do teu martírio e concedei-nos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Amém.”

Ilustração em roxo da Oração a Santa Eufêmia
Fonte: Canva (adaptado)

São Cipriano

No dia 16 de setembro, a comunidade cristã celebra o dia de São Cipriano. O santo é considerado um dos mais importantes do século III.

Isso porque, São Cipriano viveu boa parte de sua vida como pagão e nesse período teria vivido como um mago, se dedicando a estudar Astrologia e feitiços.

No entanto, aos 35 anos, São Cipriano se converteu e com isso se tornou bispo de Cartago, função que desenvolveu com muito empenho.

O santo foi morto em 258, como mártir durante a perseguição contra os cristões.

Oração a São Cipriano

“Pela intercessão de São Cipriano, e todo o coro de arcanjos, anjos, santos e profetas. Senhor eu lhe rogo que afasteis de mim, da minha casa, da minha vida e da minha família todo o mal, toda a inveja, todo o orgulho, todo o egoísmo! Eu lhe suplico que esta pessoa (nome da pessoa que está perturbando a sua vida) seja colocada em seu devido lugar, que ela deixe de perturbar a minha casa, a minha vida e a minha família. Que ela não seja nunca capaz de abalar a minha fé! Eu lhe imploro, Senhor, pelos poderes de São Cipriano que intercedeis por mim nesta batalha! Que esta pessoa (repita o nome) rompa eternamente os seus laços comigo, que perca a inveja, que perca o desejo de me fazer o mal e de me destruir. Amém.”

Ilustração em laranja da Oração a São Cipriano
Fonte: Canva (adaptado)

São Cornélio

O Dia de São Cornélio é celebrado pela Igreja em 10 de setembro. Cornélio nasceu em Roma e foi consagrado o primeiro Papa após um período vago na Cátedra de São Pedro devido a grande perseguição aos cristãos.

Dessa maneira, ele foi o responsável por escrever uma das obras mais importantes da igreja, o Evangelho. Então, devido sua importância, ele até mesmo é citado durante passagens do “Atos dos Apóstolos”, como, por exemplo:

“Havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio. Centurião da corte e religioso, ele e todos de sua casa eram tementes a Deus. Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente” (At 10,1-2).

Oração de São Cornélio

“Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Cornélio governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Foto de plantação de trigo ao fundo com a Oração de São Cornélio de destaque
Fonte: Canva (adaptado)

16 de setembro: conclusão

Embora 16 de setembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Caminhoneiro.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Santa Eufêmia, São Cipriano e São Cornélio. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares