17 de agosto é Dia do Pão de Queijo. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia do Patrimônio Histórico Nacional e o dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Confira as celebrações de 17 de agosto

papel rosa onde se lê 17 de agosto, ao lado de buquê de mosquitinhos
Compartilhe

Hoje é 17 de agosto! Ainda que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Então, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Além disso, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Assim, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 17 de agosto?

mensagem de bom dia para 17 de agosto com receita da felicidade
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 17 de agosto cai em uma quarta-feira. Trata-se do 229º dia do ano. Por consequência, agora faltam 136 dias para 2023. Ademais, a fase da Lua é crescente e a estação em que estamos é o inverno.

Desse modo, nos encontramos no início do oitavo mês do ano! Aproveite, logo após, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Sem dúvida, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 17 de agosto?

características do signo de Leão escritas em fundo amarelo
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 17 de agosto são de Leão. Com toda a certeza, os leoninos são conhecidos por serem o centro das atenções e por possuírem um magnetismo e uma capacidade de atração sem igual.

Da mesma maneira, pessoas desse signo são decididas, animadas, corajosas e intensas. Contudo, podem ter orgulho em excesso, o que as leva a ter dificuldade para pedir desculpas.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de 3 orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, por consequência, o acompanhou à guerra. A fim de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Visto que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 17 de agosto?

Em 17 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Clara de Montefalco, o Dia de Santo Eusébio e o Dia de São Jacinto. Saiba o porquê!

Dia de Santa Clara de Montefalco

Clara nasceu na Itália, em 1268, e aos 4 anos já mostrava inclinação para a vida religiosa. Aos 6, inspirada pela irmã Joana, se retirou para viver em oração e penitência em uma clausura. Várias outras mulheres as seguiram e, aliás, transformaram o pequeno claustro em um mosteiro. A santa faleceu em 17 de agosto de 1308, um ano após Joana.

Dia de Santo Eusébio

Papa por alguns meses no ano de 309, Eusébio ficou conhecido por ser corajoso e carismático. Defendeu a readmissão daqueles que haviam renunciado à fé por causa de perseguição. Como resultado, foi deportado, a mando do Imperador, para a Sicília em 17 de agosto, onde morreu.

Dia de São Jacinto

Sobrinho do Bispo de Cracóvia, Jacinto nasceu em 1183. Conheceu São Domingos e, logo depois, entrou para a Ordem dos Pregadores. Fez parte de missões de evangelização para a Rússia, os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Morreu em 1257, consumido por muitas fadigas.

O que se comemora no dia 17 de agosto?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 17 de agosto? Então, saiba tudo sobre o Dia do Pão de Queijo e o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

  • Do mesmo modo, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Pão de Queijo

17 de agosto é dia de celebrar essa iguaria brasileira feita com queijo e polvilho! Tem um perfil de culinária nas redes sociais? Então, não deixe de compartilhar uma receita!

cartão virtual para 17 de agosto, Dia do Pão de Queijo, com foto de tigela de pães de queijo vista de cima
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Dia do Patrimônio Histórico Nacional

Instituída pela Lei nº 378, de 1937, a data foi criada junto com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Então, tem intuito de conscientizar para a conservação dos bens culturais do país.

Assim sendo, que tal compartilhar nas redes sociais um pouco da história de um patrimônio da sua cidade?

cartão virtual para o Dia do Patrimônio Histórico Nacional com foto de Ouro Preto
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 18 de agosto – Dia do Estagiário, Dia Mundial da Libertação Humana, Dia Nacional do Campo Limpo, Dia da Revolução Cultural e Dia de Santa Helena;
  • 19 de agosto – Dia do Historiador, Dia Mundial da Fotografia, Dia do Artista de Teatro, Dia Nacional do Ciclista, Dia Nacional da Aviação Agrícola, Dia Mundial Humanitário, Dia da Integração Jurídica Latino-Americana e Dia de São João Eudes;
  • 20 de agosto – Dia do Maçom e Dia de São Bernardo;
  • 21 de agosto – Dia Nacional da Habitação, Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo,
  • 22 de agosto – Dia do Folclore, Dia do Coordenador Pedagógico, Dia do Supervisor Escolar e Dia de Nossa Senhora Rainha;
  • 23 de agosto – Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia da Intendência, Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça;
  • 24 de agosto – Dia da Infância, Dia dos Artistas, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana e Dia de São Bartolomeu.

17 de agosto: conclusão

Mesmo que 17 de agosto não seja um feriado, é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia do Pão de Queijo e o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

Ainda mais, é o Dia de Santa Clara de Montefalco, o Dia de Santo Eusébio e o Dia de São Jacinto. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares