Hoje é dia 17 de junho! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 17 de junho?

Frase de bom dia 17 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 17 de junho cai em uma sexta-feira. Trata-se do 168º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 197 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na outono. Nascidos em 17 de junho são do signo de Gêmeos.

Assim sendo, estamos na metade do sexto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de junho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 17 de junho?

Signo Gemeos
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 17 de junho são de Gêmeos. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem curiosos, comunicativos, amigáveis e intuitivos.

Similarmente, pessoas desse signo ficam entediados com facilidade e não gostam de rotina. Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde precisam de estímulos intelectuais e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como jornalista, editor, escritos, advogado, professor e empresário.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 17 de junho?

No dia 17 de junho, a Igreja Católica celebra o dia de São Ranieri de Pisa.

São Ranieri de Pisa

Hoje, dia 17 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia de São Ranieri de Pisa. Ranieri nasceu no ano de 1118, em Pisa. Era filho único de um casal de mercadores muito ricos e tradicionais.

Assim, foi educado pelo bispo de Kinzica, para que recebesse formação religiosa e de negócios. No entanto, Ranieri, que preferia o estudo artístico, se entregou para a vida fútil e badalada de Pisa.

Com isso, aos 19 anos, Ranieri começou a observar a vida dos pobres e miseráveis e percebeu que a vida que levava não era útil. Assim, decidiu mudar e entrou para o Mosteiro de São Vito, em Pisa.

Então, aos vinte e três anos, doou toda a fortuna que tinha recebido dos pais e foi peregrinar pela Terra Santa, onde permaneceu por quatorze anos.

Em 1154, Ranieri retornou a Pisa e por conta de sua fama de santidade, ele se tornou apóstolo e diretor espiritual dos monges.

São Ranieri de Pisa morreu no dia 17 de junho de 1161 e foi canonizado pelo Papa Alexandre III. Além disso, foi proclamado como padroeiro dos viajantes e de Pisa.

Oração a São Ranieri de Pisa

“São Ranieri de Pisa, vós que durante toda a vida realizastes curas e conversões e que ainda hoje atende as preces dos que vos procuram, peço vossa intercessão por todos aqueles a quem amamos, para que encontrem o caminho da cura, da conversão, da libertação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Oração a São Ranieri de Pisa
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 17 de junho?

Você não sabe o que se comemora no dia 17 de junho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Funcionário Público Aposentado, Dia Mundial do Karatê, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e Dia da Medicina Veterinária Militar.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia do Funcionário Público Aposentado

No dia 17 de junho, celebra-se o Dia do Funcionário Público Aposentado. A data foi criada com o intuito de homenagear todos os profissionais que se dedicaram ao serviço público durante anos.

Dessa maneira, a aposentadoria desses profissionais representa o fim de um ciclo de dedicação e respeito à nação.

Por isso, caso queira homenagear um funcionário público aposentado, compartilhe nosso cartão virtual nas redes sociais!

Dia do Funcionário Público Aposentado
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial do Karatê

No dia 17 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Karatê. A data foi estabelecida pela Federação Mundial de Karatê em homenagem à inclusão da modalidade na Olimpíada de 2020, em Tóquio.

Dessa maneira, o karatê é uma arte marcial japonesa conhecida como a “arte da mão vazia”. Assim, a modalidade consiste em um método de ataque e defesa pessoal que são executados com as mãos desarmadas.

Nesse sentido, você quer homenagear o karatê? Então, compartilhe nosso cartão virtual nas redes sociais!

Dia Mundial do Karatê
Fonte: Canva

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

No dia 17 de junho, se comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994 e comemorada pela primeira vez em 1995.

Assim, o dia visa conscientizar a sociedade acerca dos problemas que a desertificação pode acarretar ao planeta, além de também reforçar que toda população necessita rever suas atitudes e cooperar para a preservação do solo mundial.

17 de junho Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Medicina Veterinária Militar

No dia 17 de junho, celebra-se o Dia da Medicina Veterinária Militar. A data é uma homenagem ao seu Patrono, o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, que nasceu nessa data, e se dedicou ao serviço de Medicina Veterinária do Exército por 21 anos.

Assim, o médico veterinário militar se dedica diariamente para garantir a biossegurança, a inspeção dos alimentos, o controle de zoonoses, tratamento dos animais, além de também participar de grandes missões junto às tropas.

Dia da Medicina Veterinária Militar 17 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

  • Então, veja Frases em inglês: 54 legendas para fotos sozinhas

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 18 de junho – Dia do Químico, Dia da Imigração Japonesa, Dia da Gastronomia Sustentável e Dia do Orgulho Autista;
  • 19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro, Dia Nacional do Luto, Dia do Migrante, Dia de São Romualdo, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme e Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito;
  • 20 de junho – Dia do Revendedor, Dia do Vigilante, Dia do Refugiado e Dia do Advogado Trabalhista;
  • 21 de junho – Início do inverno, Dia do Profissional de Mídia, Dia do Aperto de Mão, Dia Internacional do Yoga, Dia Mundial do Skate, Dia do Intelectual, Dia Nacional de Controle da Asma, Dia de São Luís Gonzaga e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
  • 22 de junho – Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo e Dia do Economiário;
  • 23 de junho – Dia do Atleta Olímpico, Dia do Lavrador, Dia Internacional das Viúvas, Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Nacional do Agente Marítimo, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia e Dia de São José Cafasso;
  • 24 de junho – Dia de São João, Dia da Polícia Militar, Dia da Indústria Gráfica, Dia do Caboclo, Dia Internacional do Leite, Dia do Disco Voador, Dia do Observador Aéreo, Dia da Araucária e Dia da Comunidade Britânica;
  • 25 de junho – Dia do Imigrante, Dia Mundial do Vitiligo, Dia Mundial do Marinheiro e Dia do Cotonete.

17 de junho: conclusão

Embora 17 de junho não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Funcionário Público Aposentado, o Dia Mundial do Karatê, o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e o Dia da Medicina Veterinária Militar.

Ao mesmo tempo, é o Dia de São Ranieri de Pisa. Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.