Hoje é dia 18 de junho! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 18 de junho?

Frase de bom dia no dia 18 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 18 de junho cai em um sábado. Trata-se do 169º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 196 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na outono. Nascidos em 18 de junho são do signo de Gêmeos.

Assim sendo, estamos na metade do sexto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de junho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 18 de junho?

Signo Gemeos
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 18 de junho são de Gêmeos. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem curiosos, comunicativos, amigáveis e intuitivos.

Similarmente, pessoas desse signo ficam entediados com facilidade e não gostam de rotina. Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde precisam de estímulos intelectuais e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como jornalista, editor, escritos, advogado, professor e empresário.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 18 de junho?

No dia 18 de junho, a Igreja Católica celebra o dia da Beata Hosana de Mântua.

Beata Hosana de Mântua

Hoje, dia 18 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia da Beata Hosana de Mântua. Hosana nasceu em 1449, em Carbonarola, perto de Mântua.

Aos 5 anos, enquanto caminhava à beira do rio Pó, Hosana teve sua primeira experiência religiosa. A menina ouviu uma voz, clara e suave, que lhe dizia: “Menina, a vida e a morte consistem em amar a Deus”.

Então, Hosana passou a dedicar sua vida à oração e penitências a fim de se entregar totalmente a Deus. Dessa maneira, Hosana de Mântua faleceu em 1505 e seu corpo permanece incorrupto na Catedral de Mântua, 400 anos depois.

Beata Hosana de Mântua
“L’Assunta con la Beata Osanna Andreasi. c. 1575. Por Ippolito Andreasi.” Fonte: Facebook

O que se comemora no dia 18 de junho?

Você não sabe o que se comemora no dia 18 de junho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Químico, Dia da Imigração Japonesa, Dia da Gastronomia Sustentável e Dia do Orgulho Autista.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Químico

No dia 18 de junho, celebra-se o Dia do Químico. A data foi estabelecida através da Lei nº 2.800/1956, assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek, que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química.

Dessa maneira, este dia é uma homenagem aos profissionais que trabalham arduamente todos os dias em prol da evolução da humanidade.

Isto é, os químicos são responsáveis pelo desenvolvimento técnico-científico e industrial do país e, também, pelo bem-estar da sociedade. 

Afinal, são eles que propiciam que produtos, desde os alimentos que consumimos até medicamentos e produtos de higiene e limpeza, sejam fabricados com as melhores qualidades.

Dia do Químico 18 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Imigração Japonesa

No dia 18 de junho, se comemora o Dia da Imigração Japonesa. A data foi instituída através da Lei nº 11.142, de 2005.

Assim, o dia faz homenagem aos primeiros japoneses que desembarcaram no Brasil, trazidos pelo navio Kasato Maru, em 1908.

Atualmente, o país  tem a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 2 milhões de descendentes japoneses vivem no Brasil, destes, 1,3 milhão residem em São Paulo, o que faz com que seja o estado com maior influência nipônica.

Dia da Imigração Japonesa
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Gastronomia Sustentável

No dia 18 de junho, celebra-se o Dia da Gastronomia Sustentável. A data foi estabelecida através da resolução 71/246 da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016.

Assim, a ONU reconhece que “a gastronomia ambientalmente responsável por promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança das comunidades”.

Dessa maneira, neste dia é importante que a sociedade repense na maneira em que produz e descarta os alimentos. Afinal, é essencial que haja um consumo consciente, para que no futuro o meio ambiente não seja prejudicado.

Dia da Gastronomia Sustentável 18 de junho
Fonte: Canva (adaptado)

  • Em seguida, confira Manga: 10 benefícios da fruta para a saúde + receitas

Dia do Orgulho Autista

No dia 18 de junho, se comemora o Dia do Orgulho Autista. A data foi comemorada pela primeira vez em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom.

A data tem como objetivo conscientizar a população acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como lutar contra os preconceitos que ainda estão presentes na sociedade.

Dia do Orgulho Autista
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro, Dia Nacional do Luto, Dia do Migrante, Dia de São Romualdo, Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme e Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito;
  • 20 de junho – Dia do Revendedor, Dia do Vigilante, Dia do Refugiado e Dia do Advogado Trabalhista;
  • 21 de junho – Início do inverno, Dia do Profissional de Mídia, Dia do Aperto de Mão, Dia Internacional do Yoga, Dia Mundial do Skate, Dia do Intelectual, Dia Nacional de Controle da Asma, Dia de São Luís Gonzaga e Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);
  • 2 de junho – Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo e Dia do Economiário;
  • 23 de junho – Dia do Atleta Olímpico, Dia do Lavrador, Dia Internacional das Viúvas, Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Nacional do Agente Marítimo, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia e Dia de São José Cafasso;
  • 24 de junho – Dia de São João, Dia da Polícia Militar, Dia da Indústria Gráfica, Dia do Caboclo, Dia Internacional do Leite, Dia do Disco Voador, Dia do Observador Aéreo, Dia da Araucária e Dia da Comunidade Britânica;
  • 25 de junho – Dia do Imigrante, Dia Mundial do Vitiligo, Dia Mundial do Marinheiro e Dia do Cotonete;
  • 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes, Dia do Metrologista, Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

18 de junho: conclusão

Embora 18 de junho não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Químico, Dia da Imigração Japonesa, Dia da Gastronomia Sustentável e Dia do Orgulho Autista.

Ao mesmo tempo, é o dia de . Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.