Foto de calendário amarelo com a data de hoje, 18 de setembro.

18 de setembro é Dia dos Símbolos Nacionais. Veja as datas comemorativas de hoje, domingo

Também é Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Veja as datas de hoje, 18 de setembro

Compartilhe

Hoje é 81 de setembro! Não é feriado, mas a data possui comemorações importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 18 de setembro?

Foto de cadeira de madeira com almofada e coberta em cima de tapete com outras decorações e frase de bom dia escrita em cima.
Fonte: Canva

Em 2022, 18 de setembro cai em um domingo. Trata-se do 261º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 104 dias para 2023. Além disso, estamos no inverno e a fase da Lua é Minguante. Enfim, quem nasce em 18 de setembro é do signo de Virgem.

Hoje é o décimo oitavo dia do nono mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Em seguida, veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual é o signo dos nascidos em 18 de setembro?

Desenho de rosto de mulher de perfil em fundo vermelho com constelação do signo Virgem. Data 23 de agosto a 22 setembro escrita e "A Virginiana é perfeccionista de coração e não tem medo de melhorar suas habilidades por meio de uma prática cuidadosa e consistente".
Fonte: Canva

Nascidos em 18 de setembro, são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por terem paixão por organização e limpeza.

Além disso, aqueles com este signo são atenciosos, sábios, sinceros e confiáveis. No entanto, eles podem ser excessivamente críticos e se mostrarem agitados e impacientes.

O que se comemora no dia 18 de setembro?

Está se perguntando, afinal, 18 de setembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia dos Símbolos Nacionais, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma e Dia Oficial da Televisão.

Dia dos Símbolos Nacionais

Hoje, dia 18 de setembro, celebramos o Dia dos Símbolos Nacionais. A data homenageia todos os símbolos do Brasil: como a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais, o Selo Nacional e o Hino Nacional. Tais símbolos importantíssimos representam o Brasil e a identidade da nação no mundo.

A Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, estabeleceu os símbolos nacionais. Tal lei ainda determina as especificações que auxiliam a padronizar os símbolos brasileiros, como dimensões, cores, padrões, etc.

  • Logo depois, leia Pequi: 9 benefícios da fruta do cerrado brasileiro

Foto da bandeira do Brasil com frase sobre os símbolos nacionais.

Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

O Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma é celebrado em 18 de setembro. O retinoblastoma é um tumor maligno raro que se origina das células da retina – parte responsável pela visão – afetando um ou os dois olhos.

Comumente nas crianças, esse tumor ocorre no início da infância ou em lactantes e pode estar presente ao nascimento.

Hoje, portanto, a data que foi instituía pela Lei nº 12.637/2.012 visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Assim, podendo garantir bons resultados no tratamento.

  • Logo depois, leia Retinoblastoma: detalhes do câncer raro da filha de Tiago Leifert

Foto de criança usando óculos com frase sobre a data.
Fonte: Canva

Dia Oficial da Televisão

Neste 18 de setembro também comemoramos o Dia Oficial da Televisão. A data é celebrada hoje porque neste dia, no ano 1950, o Brasil viu, pela 1ª vez, a televisão funcionando, com a inauguração da TV Tupi em São Paulo.

  • Logo depois, leia A Fazenda 2022: tudo sobre a 14ª edição do reality show

Foto de televisão antiga em base de madeira.
Fonte: Canva

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 19 de setembro – Dia Nacional do Teatro, Dia do Ortopedista, Dia do Comprador, Dia Nacional do Educador Social, Dia de São Januário e Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos;
  • 20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico, Dia do Funcionário Municipal, Dia do Baterista, Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho);
  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia do Adolescente, Dia do Fazendeiro, Dia dos Tios: Dia da Tia e Dia do Tio, Dia Internacional da Paz, Dia de São Mateus, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência;
  • 22 de setembro – Início da Primavera, Dia do Contador, Dia da Juventude do Brasil, Dia Mundial Sem Carro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, Dia da Banana, Dia Nacional De Defesa da Fauna, Dia de São Maurício, Equinócio de Primavera, Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica;
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete, Dia do Soldador, Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, Dia Internacional das Línguas de Sinais, Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, Dia de Combate ao Estresse, Dia do Técnico industrial, Dia do Técnico em Edificações e Dia dos Filhos;

Domingo é dia de qual orixá?

Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra

Nanã Burukú é o orixá de segunda-feira. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 18 de setembro?

Hoje é dia de São José de Cupertino! Confira tudo sobre a religiosa em seguida:

Dia de São José de Cupertino

Representação artística de São José de Cupertino sobrevoando crianças em sala de aula.
Fonte: ACI Digital

Hoje, 18 de setembro, celebramos o Dia de São José de Cupertinho. José Desa (Guiseppe Desa) nasceu em 17 de junho de 1603 em Cupertinho, Nápoles, e morreu em 18 de setembro de 1663 em Ósimo, Ancona.

São José de Cupertino é o padroeiro dos estudantes desesperados que oram recorrendo-lhe quando precisam de ajuda em exames, bem como alunos com deficiência mental ou mais distraídos. Ele ainda é padroeiro dos passageiros, dos pilotos e dos astronautas.

18 de setembro: conclusão

Embora 18 de setembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o Dia de São José de Cupertino.

Os orixás de domingo são Nanã Burukú e Oxalá. Em resumo, hoje celebramos o Dia dos Símbolos Nacionais, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma e Dia Oficial da Televisão.

  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias