Hoje é 1º de junho! Ainda que não seja um feriado nacional, é um dia com celebrações muito importantes. Então, aqui você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Da mesma forma, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, frases e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Por isso, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 1º de junho?

bom dia 1º de junho
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 1º de junho cai em uma quarta-feira. Trata-se do 152º dia do ano. Desse modo, agora faltam 213 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e a estação em que estamos é o outono.

Ou seja, estamos no início do sexto mês do ano! Aproveite, assim, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de junho de 2022. Lá você também encontra dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 1º de junho?

como é a pessoa de Gêmeos
Características do geminiano. Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 1º de junho são de Gêmeos. Com toda a certeza, os geminianos são conhecidos por serem extrovertidos e terem uma habilidade ímpar de se comunicar.

Semelhantemente, pessoas desse signo são inteligentes, adaptáveis, sensíveis e charmosas. Contudo, têm fama de serem “duas caras” por serem imprevisíveis e temperamentais.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, todo dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, só para exemplificar, é dia de 3 orixás: Iansã, Obá e Xangô. Em seguida, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Oração para Iansã
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, dessa maneira, o acompanhou à guerra. Com o intuito de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, mas não come abóbora.

Quem é Obá?

Oração para Obá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Quem é Xangô na Umbanda?

Oração para Xangô
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Qual o santo do dia 1º de junho?

No dia 1º de junho, a Igreja Católica celebra o Dia de São Justino. Saiba o porquê!

Dia de São Justino

Oração de São Justino
Oração de São Justino. Fonte: Canva (adaptada)

São Justino cresceu no século I d.C., estudando a filosofia dos mestres do pensamento grego. Ele se decepcionou em seus estudos, pois queria conceber uma ideia de Deus e não conseguiu. Então, se converteu ao cristianismo e abriu uma escola filosófica onde falava de Cristo para os estudiosos pagãos.

Logo após um confronto público com outro filósofo, Justino foi preso como subversor e inimigo do Estado. Junto com seis companheiros, foi decapitado por volta doano dee 165.

O que se comemora no dia 1º de junho?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 1 de junho? Então, saiba tudo sobre o Dia da Imprensa e o Dia Mundial dos Pais.

  • Leia ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Imprensa

1º de junho Dia da Imprensa
Fonte: Canva (adaptada)

A imprensa é celebrada em 1º de junho porque foi nessa data, em 1808, que começou a circular o primeiro jornal brasileiro, o “Correio Braziliense”, fundado por Hipólito José da Costa.

Quando dizemos imprensa, nos referimos aos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, canais de televisão, portais on-line… Assim sendo, aproveite a data para fazer um post nas redes sociais voltado para o seu nicho.

Por exemplo, gerencia o perfil de uma clínica médica? Então, relembre a história de médicos que também atuaram como jornalistas.

Dia Mundial dos Pais

1º de junho Dia Mundial dos Pais
Fonte: Canva (adaptada)

1º de junho também é dia de celebrar a importância dos pais na proteção e na educação dos filhos. A data foi criada por meio da da Resolução 66/292, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 17 de setembro de 2012.

Nesse dia, não deixe de prestar uma homenagem nas redes sociais, principalmente se fizer sentido para os seus seguidores!

  • Enquanto isso, confira Dia da Família: 9 meios de celebrar a data especial

Próximas datas comemorativas do mês de junho

  • 2 de junho – Dia de São Marcelino e São Pedro;
  • 3 de junho – Dia Mundial da Bicicleta, Dia Nacional da Educação Ambiental, Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil e Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social;
  • 4 de junho – Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão, Dia de Santa Clotilde e Dia do Engenheiro Agrimensor;
  • 5 de junho – Dia de Pentecostes, Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Nacional da Reciclagem, Dia do Engenheiro Mecânico, Dia de São Bonifácio e Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada;
  • 6 de junho – Dia Nacional do Teste do Pezinho, Dia da Língua Russa, Dia de São Norberto e Dia Nacional de Luta contra Queimaduras;
  • 7 de junho – Dia Mundial da Segurança Alimentar e Dia da Liberdade de Imprensa.

1º de junho: conclusão

Mesmo que 1º de junho não seja um feriado, é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Assim como vimos, é o Dia da Imprensa e o Dia Mundial dos Pais.

Ademais, é o Dia de São Justino. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.