As datas comemorativas do dia 2 de julho

2 de julho é Dia do Hospital e Dia do Bombeiro Brasileiro. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é Dia de São Bernardino de Realino e dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 2 de julho e frases para compartilhar

Hoje é dia 2 de julho! Embora não seja é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 2 de julho

Frase de bom dia no dia 2 de julho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 2 de julho cai em um sábado. Trata-se do 183º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 182 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos na inverno. Nascidos em 2 de julho são do signo de Câncer.

Assim sendo, estamos no final do sexto mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de julho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 2 de julho?

Signo Câncer
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 2 de julho são de Câncer. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem dramáticos, intensos, românticos e simpáticos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a sentir tudo em excesso, seja amor, tristeza, dor ou saudade. Além disso, cancerianos também possuem um grande apego pela família e por isso, gostam de ficar em casa, junto as pessoas amadas.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem cuidar de outras pessoas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como enfermagem, medicina, odontologia, veterinária.

Por outro lado, por ter personalidade sonhadora, profissões como designer escritor e decorador, também combinam com as pessoas desse signo!

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 2 de julho?

No dia 2 de julho, a Igreja Católica celebra o dia São Bernardino Realino.

São Bernardino Realino

Hoje, dia 2 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de São Bernardino Realino. Bernardino nasceu em 1530, na nobre família dos Realinos, em Nápoles.

Bernardino foi padre e membro professo dos jesuítas. Assim, dedicou sua vida em prol do trabalho social e das áreas de Nápoles e Lecce. Com isso, é o único santo que foi nomeado padroeiro de uma cidade, a de Lecce, antes mesmo de morrer.

O santo faleceu em 2 de julho de 1616, foi beatificado em 1895, pelo Papa XIII e canonizado em 1957, por Papa Pio XII.

Oração a São Bernardino

“Senhor meu Deus, pelos méritos de São Bernardino, eu vos peço hoje pelos educadores e pessoas constituídas de poder. Rogo-vos, de maneira particular, pelas famílias, onde os pais são os primeiros educadores e formadores das crianças e jovens. Derramai, Senhor, Vossas Bênçãos em minha família e concedei-me a Graça de que mais necessito. Amém.”

Santo do Dia: Oração a São Bernardino
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 2 de julho?

Você não sabe o que se comemora no dia 2 de julho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Hospital, Dia do Bombeiro Brasileiro, Dia Internacional do Cooperativismo e Dia da Independência da Bahia.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Hospital

No dia 2 de julho, celebra-se o Dia do Hospital. A data foi instituída em junho de 1961, através do Decreto nº 50.871, que homenageia a criação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945.

Dessa maneira, este dia tem como objetivo celebrar essa instituição que é muito importante para a sociedade, assim como homenagear todos os profissionais da área da , que se dedicam diariamente para atender as necessidades da população!

Dia 2 de julho é dia do Hospital
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Bombeiro Brasileiro

No dia 2 de julho, se comemora o Dia do Bombeiro Brasileiro. A data foi estabelecida através do Decreto nº 35.309, de 1954.

Dessa maneira, o dia tem como objetivo homenagear todos os bombeiros do nosso país que se dedicam a proteger pessoas, animais, cidades e até mesmo florestas de risco de incêndio e desastres naturais.

Sendo assim, hoje é um bom momento para fazer um post em homenagem aos bombeiros! Para isso, você pode usar nosso cartão virtual!

Dia do Bombeiro Brasileiro
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Internacional do Cooperativismo

Este ano, em 2 de junho, celebra- se o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como #CoopsDay. A data comemorativa foi estabelecida pela ONU, em 1992, pela resolução 47/90, com o objetivo de comemorá-la no primeiro sábado de julho.

Sendo assim, o cooperativismo é um movimento que determina a colaboração entre pessoas ou grupos que possuem o mesmo interesse. Com isso, se garante vantagens para suas atividades econômicas.

Dia Internacional do Cooperativismo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia da Independência da Bahia

No dia 2 de julho, os baianos celebram o Dia da Independência da Bahia. Dessa maneira, a data comemora o dia da vitória dos brasileiros na guerra da independência, travada por mais de 17 meses contra os portugueses.

Sendo assim, como forma de comemorar, o dia é considerado um feriado estadual na Bahia.

2 de julho: Dia da Independência da Bahia
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de julho

  • 3 de julho – Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial e Dia de São Tomé;
  • 4 de julho – Dia do Operador de Telemarketing, Dia da Independência dos Estados Unidos e Dia de Santa Isabel;
  • 5 de julho – Dia Mundial da Capoeira e Dia Mundial do Biquíni;
  • 6 de julho – Dia Mundial das Zoonoses, Dia da criação do IBGE e Dia de Santa Maria Goretti;
  • 7 de julho – Dia Mundial do Chocolate e Dia do Ingresso das nas Fileiras da Marinha;
  • 8 de julho – Dia do Panificador, Dia Mundial da Alergia, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico e Aniversário de Ouro Preto;
  • 9 de julho – Dia da Revolução Constitucionalista e Aniversário de Boa Vista;
  • 10 de julho – Dia da Pizza, Dia Mundial da Lei, Dia Mundial da Saúde Ocular e Dia do Engenheiro de Minas;
  • 11 de julho – Dia Mundial da População;
  • 12 de julho – Dia do Engenheiro Florestal e Dia de Malala;
  • 13 de julho – Dia do Cantor, Dia Mundial do Rock, Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos e Dia do Engenheiro de Saneamento.

2 de julho: conclusão

Embora 2 de julho não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Hospital, Dia do Bombeiro Brasileiro, Dia Internacional do Cooperativismo e Dia da Independência da Bahia.

Ao mesmo tempo, é o dia de . Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.


Stories

Matérias Similares