24 de agosto é Dia da Infância e Dia dos Artistas. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia Nacional da Comunidade Ucraniana e o dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Confira as celebrações de 24 de agosto

cartão rosa onde se lê 24 de agosto e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos
Compartilhe

Hoje é 24 de agosto! Mesmo que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Do mesmo modo, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 24 de agosto?

cartão virtual de bom dia para 24 de agosto com foto de desenho de Smiley em uma calçada
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 24 de agosto cai em uma quarta-feira. Trata-se do 236º dia do ano. Como resultado, agora faltam 129 dias para 2023. Ademais, a fase da Lua é minguante e a estação em que estamos é o inverno.

Dessa forma, nos encontramos no final do oitavo mês do ano! Aproveite, logo deois, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Com toda a certeza, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 24 de agosto?

fundo amarelo com símbolos do zodíaco e características do signo de Virgem escritas
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 24 de agosto são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por possuírem um amor pela limpeza e pela organização.

Além disso, pessoas desse signo são atentas, sagazes, sinceras e confiáveis. Contudo, podem ser críticos em excesso e, assim, se mostrarem ansiosos e impacientes.

O que se comemora no dia 24 de agosto?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 24 de agosto? Então, saiba tudo sobre o Dia da Infância, o Dia dos Artistas e o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana.

  • Em seguida, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Infância

Assim como o Dia Mundial da Infância, instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 21 de março, a data serve para refletir sobre as condições das crianças, só que no Brasil.

Tem um perfil nas redes sociais que é relacionado à educação? Então, que tal propor atividades divertidas para fazer nesse dia? Desse modo, os pequenos podem aprender brincando!

cartão virtual para 24 de agosto, Dia Nacional da Infância, com frase e ilustrações de crianças
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Dia dos Artistas

Hoje também é dia de homenagear pintores, desenhistas, escultores, artesãos, fotógrafos, cineastas, poetas, escritores, músicos, dançarinos… Enfim, todos aqueles que se dedicam à arte! Não deixe a data passar em branco e poste um cartão virtual no seu feed:

cartão virtual para 24 de agosto, Dia do Artista, com frase e fundo com manchas de tinta colorida
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Dia Nacional da Comunidade Ucraniana

Criada em 2010, a data faz parte do calendário oficial da República Federativa do Brasil. O dia marca a independência do país e serve para homenagear os imigrantes dessa nacionalidade.

cartão virtual para 24 de agosto, Dia Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, com foto de criança segurando coração azul e amarelo
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 25 de agosto – Dia do Soldado, Dia do Feirante, Dia da Legalidade e Dia Nacional da Educação Infantil;
  • 26 de agosto – Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia de São Zeferino;
  • 27 de agosto – Dia do Psicólogo, Dia do Corretor de Imóveis, Dia de São Celestino I e Dia de Santa Mônica;
  • 28 de agosto – Dia dos Bancários, Dia Nacional do Voluntariado, Dia da Avicultura, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento e Dia de Santo Agostinho de Hipona;
  • 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional do Gamer, Dia Internacional contra Testes Nucleares e Dia de Santa Joana Maria da Cruz;
  • 30 de agosto – Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e Dia de São Cesário de Arles;
  • 31 de agosto – Dia do Nutricionista, Dia Internacional do Blog e Dia de São Raimundo Nonato.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de 3 orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, por consequência, o acompanhou à guerra. A fim de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Visto que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 24 de agosto?

Em 24 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de São Bartolomeu, o Dia de Santa Joana Antida Thouret e o Dia de Santa Emília de Vialar. Saiba o porquê!

Dia de São Bartolomeu

Um dos Doze Apóstolos, Bartolomeu, também conhecido como Natanael, acompanhou Jesus desde o seu Batismo no Rio Jordão, até a sua morte na Cruz. Era um pescador cético, a princípio, que se voltou para a fé assim que conheceu o Nazareno.

O santo faleceu como mártir na Armênia, onde foi condenado à morte por seu serviço convertendo a população.

  • Decerto, você vai se interessar por Orações para saúde: 25 preces poderosas para pedir proteção e cura

Dia de Santa Joana Antida Thouret

De uma família pobre francesa, Joana era órfã de mãe e, devota da Virgem Maria, via na santa uma verdadeira figura materna. Aos 22 anos, começou a fazer parte da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Mais tarde, fundou o Instituto das Irmãs da Caridade.

Faleceu em 1826, sem ver a reunificação dos dois ramos da instituição da qual participou.

Dia de Santa Emília de Vialar

Nascida em 1797, na França, Emília fundou a Congregação das Irmãs de São José da Aparição no Natal de 1832. Dedicou sua vida aos pobres e, por isso, foi canonizada em 17 de junho de 1951 pelo Papa Pio XII.

24 de agosto: conclusão

Ainda que 17 de agosto não seja um feriado, é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia da Infância, o Dia dos Artistas e o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana.

Além disso, é o Dia de São Bartolomeu, o Dia de Santa Joana Antida Thouret e o Dia de Santa Emília de Vialar. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares