cartão rosa onde está escrito 28 de setembro e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos

28 de setembro é Dia do Hidrógrafo e Dia de São Venceslau. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia Mundial de Luta contra a Raiva e dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Veja as celebrações de 28 de setembro e o que postar nas redes sociais!

Compartilhe

Hoje é 28 de setembro! Mesmo que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito relevantes. Por isso, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Além disso, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, frases e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 28 de setembro?

cartão de bom dia para 28 de setembro com foto de café da manhã
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 28 de setembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 271º dia do ano. Assim, agora faltam 94 dias para 2023. Do mesmo modo, a fase da Lua é nova e a estação em que estamos é a primavera.

Como resultado, nos encontramos no final do nono mês do ano! Aproveite, logo após, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Com toda a certeza, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 28 de setembro?

fundo marrom com símbolos dos signos e características do signo de Libra
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 28 de setembro são de Libra. Sem dúvida, os librianos são conhecidos por serem diplomáticas e por buscarem justiça em todos os aspectos de sua vida.

Ademais, pessoas desse signo são sinceras, tranquilas, criativas e charmosas. Só que podem ter dificuldade de se posicionar, se mostrando distraídas e inseguras.

O que se comemora no dia 28 de setembro?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 28 de setembro? Então, saiba tudo sobre o Dia do Hidrógrafo, o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação e o Dia da Lei do Ventre Livre.

  • Ademais, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Hidrógrafo

Hoje é dia de celebrar o profissional que coleta e analisa as informações de uma Carta Náutica. Indispensável para a navegação, o hidrógrafo também elabora e divulga previsões meteorológicas e outros avisos de segurança no mar.

Dia Mundial de Luta contra a Raiva

Doença causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens, a raiva é transmitida para os humanos por contato com a saliva infectada, geralmente logo após mordidas ou arranhões.

Gerencia um perfil nas redes socias que tem relação com saúde? Então, que tal abrir uma caixinha de perguntas nos Stories e responder as dúvidas de seus seguidores sobre essa zoonose?

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

28 de setembro também é dia de conscientizar sobre a importância do acesso universal à informação. Trata-se de um direito de todo cidadão e de um dever do Estado. Por isso, não deixe a data passar em branco!

Dia da Lei do Ventre Livre

Em 28 de setembro de 1871, foi promulgada a lei que decretava que os filhos das escravas nascidos a partir dali seriam livres.

Se você tem um perfil nas redes sociais que fala sobre História, por exemplo, vale fazer um post sobre o contexto em que essa lei foi estabelecida.

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 29 de setembro – Dia do Anunciante, Dia Mundial do Petróleo, Dia Mundial do Coração, Dia Marítimo Mundial e Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel;
  • 30 de setembro – Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia da Navegação, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Mundial do Tradutor e Dia Internacional da Tradução.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 28 de setembro?

Em 28 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Eustóquia, o Dia de São Lourenço Ruiz e o Dia de São Venceslau. Saiba o porquê!

Dia de Santa Eustóquia

Eustóquia e sua mãe, Santa Paula, converteram-se ao cristianismo e partiram para a Terra Santa, seguindo as pegadas de São Jerônimo. Em Belém, fundaram dois mosteiros.

A santa se consagrou virgem, estudou e tornou-se hábil hebraísta. Morreu no ano 419.

Dia de São Lourenço Ruiz e seus companheiros mártires

Em 28 de setembro, a Igreja também celebra Lourenço Ruiz e outros 15 mártires. De origem filipina, eles eram vinculados à Ordem Dominicana e foram mortos no Japão, entre 1633 e 1637, vitimas de perseguição religiosa.

Dia de São Venceslau

Nascido em Praga, no ano de 907, Venceslau se tornou Duque da Boêmia quando ainda era jovem. Enquanto nobre, usou sua influência para disseminar a fé cristã em seu país. Faleceu em 935 por causa de uma conspiração do seu irmão.

28 de setembro: conclusão

Ainda que não seja feriado, 28 de setembro é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia do Hidrógrafo, o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação e o Dia da Lei do Ventre Livre.

Além disso, é o Dia de Santa Eustóquia, o Dia de São Lourenço Ruiz e o Dia de São Venceslau. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias