cartão rosa onde se lê "3 de agosto". "datas comemorativas" e o logo do Fashion Bubbles. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos

3 de agosto é Dia do Capoeirista e Dia do Tintureiro. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia do Fim da Censura no Brasil e dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Confira as celebrações de 3 de agosto e frases para compartilhar

Hoje é 3 de agosto! Mesmo que não seja um feriado nacional, é um dia com comemorações muito importantes. Dessa forma, aqui você aprende um pouco sobre a relevância e a história de cada uma delas.

Além disso, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Assim, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 3 de agosto?

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 3 de agosto cai em uma quarta-feira. Trata-se do 215º dia do ano. Desse modo, agora faltam 150 dias para 2023. Ainda mais, a fase da Lua é nova e a estação em que estamos é o inverno.

Por isso, nos encontramos no início do oitavo mês do ano! Aproveite, em seguida, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Sem dúvida, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu .

Qual o signo de quem nasce em 3 de agosto?

características do signo de Leão escritas em fundo amarelo
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 3 de agosto são de Leão. Com toda a certeza, os leoninos são conhecidos por serem o centro das atenções e por possuírem um magnetismo e uma capacidade de atração sem igual.

De maneira idêntica, pessoas desse signo são decididas, animadas, corajosas e intensas. Só que podem ter orgulho em excesso, o que as leva a ter dificuldade para pedir desculpas.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na , cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, só para ilustrar, é dia de 3 orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo após, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, por consequência, o acompanhou à guerra. A fim de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, mas não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Visto que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 3 de agosto?

No dia 3 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Lídia. Saiba o porquê!

Dia de Santa Lídia

Uma comerciante rica e popular, Lídia se converteu ao cristianismo depois que ouviu as pregações de Paulo. Sua casa foi a primeira Igreja Católica da Europa de que se tem registro.

Oração para Santa Lídia escrita em foto de rosas amarelas
Oração para Santa Lídia. Fonte: Canva (adaptada)

O que se comemora no dia 3 de agosto?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 3 de agosto? Pois saiba tudo sobre o Dia do Capoeirista, o Dia do Tintureiro e o Dia do Fim da Censura no Brasil.

  • Da mesma forma, veja Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Capoeirista

3 de agosto é dia de celebrar os praticantes de um estilo de dança e luta que é um patrimônio cultural imaterial brasileiro: a capoeira. Então, que tal compartilhar um cartão virtual nas redes sociais para honrar a data?

cartão de feliz Dia do Capoeirista com frase e ilustrações de 3 capoeiristas
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Dia do Tintureiro

De maneira idêntica, hoje também se celebram os profissionais que trabalham tingindo tecidos. A data foi escolhida por ser o Dia de Santa Lídia, santa que é a padroeira dos tintureiros.

Tem uma marca de roupas? Então, que tal aproveitar a comemoração para compartilhar nas redes sociais os bastidores de como suas peças são tingidas?

foto de tecidos tingidos secando ao sol com frase de feliz dia do tintureiro escrita em cima
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Dia do Fim da Censura no Brasil

Em 3 de agosto de 1988 foi votado o conteúdo da nova Constituição Federal sobre a censura, que haviasido instituída durante o Regime Militar (1964-1985). Por isso, trata-se de um marco de liberdade de expressão intelectual, artística, científica, comunicativa, entre outras.

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 4 de agosto – Dia do Sacerdote, Dia do Padre, Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e Dia de Maria Vianney;
  • 5 de agosto – Aniversário de João Pessoa, Aniversário da Fundação da Paraíba, Dia Nacional da , Dia Nacional da Farmácia, Dia de Nossa Senhora das Neves e Dia de Santo Osvaldo de Nortúmbria;
  • 6 de agosto – Dia Nacional dos Profissionais da Educação, Dia Interamericano do Escotista e Dia de São Salvador do Mundo;
  • 7 de agosto – Aniversário do Rio Grande do Norte, Dia Nacional do Documentário Brasileiro, Dia Estadual da Lei Maria da Penha e Dia de São Caetano;
  • 8 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol e Dia de São Domingos de Gusmão;
  • 9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas e Dia Nacional da Equoterapia;
  • 10 de agosto – Dia Internacional do Biodiesel, Dia da Solidariedade Cristã e Dia de São Lourenço.

3 de agosto: conclusão

Ainda que 3 de agosto não seja um feriado, é quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia do Capoeirista, o Dia do Tintureiro e o Dia do Fim da Censura no Brasil.

Ademais, é o Dia de Santa Lídia. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.


Stories

Matérias Similares