3 de novembro: as datas comemorativas desta quarta – Calendário

Hoje é o terceiro dia do décimo primeiro mês do ano! Confira as celebrações de 3 de novembro, cartões virtuais e frases para postar nas redes

- Continue depois da Publicidade -

Hoje é 3 de novembro! Não é feriado, mas o terceiro dia do décimo primeiro mês do ano marca algumas datas comemorativas. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

 

Quando é dia 3 de novembro?

 

mensagem bom dia
Fonte: Pinterest

 

Em 2021, 3 de novembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 307º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 58 dias para 2022. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é minguante. Enfim, quem nasce em 3 de novembro é do signo de Escorpião.

- Continue depois da Publicidade -

Dessa forma, esse ainda é o início do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de novembro de 2021. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

 

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2021: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

 

- Continue depois da Publicidade -

Qual o horóscopo de hoje?

 

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

O que se comemora no dia 3 de novembro?

 

Se você está se perguntando: afinal, 3 de novembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher e Dia Nacional do Quilo.

 

Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher

 

O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher  se comemora anualmente em 3 de novembro. O marco celebra uma grande conquista para as mulheres, que durante tanto tempo não tiveram o direito de votar.

No Brasil, a luta pelo direito ao voto chegou em 1919, através da bióloga Bertha Luz, responsável por trazer esses ideais de Paris. Bertha e Maria Lacerda de Moura, militante anarquista, fundaram a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher. Mais tarde, tornou-se a Federação Pelo Progresso Feminino.

 

Quando surgiu o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher?

 

Nesse sentido, depois de anos de luta e reivindicações, em 1930 o direito ao voto das mulheres foi instituído no país pelo então presidente Getúlio Vargas.

Entretanto, o voto ainda era cheio de restrições: apenas mulheres casadas e com autorização do marido, solteiras com renda própria ou viúvas podiam votar.

Ou seja, o voto tornou-se, de fato, amplo e sem restrições só em 1934.

O direito ao voto feminino foi conquistado no Brasil antes da maioria dos países latino-americanos.

 

voto da mulher
Fonte: Canva. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

 

Frases sobre o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher para compartilhar

 

  • “Recusar a mulher a igualdade de direitos em virtude do sexo é denegar justiça à metade da população.”
  • “Uma conquista pela igualdade de direitos – 3 de novembro, Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher”
  • “Que mais mulheres de luta exerçam mandatos em nosso país!”

 

  • Em seguida, veja também As sufragistas: do direito ao voto à emancipação da mulher

 

Dia Nacional do Quilo

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

A outra data comemorativa de 3 de novembro é o Dia Nacional do Quilo. Sendo assim, O Dia Nacional do Quilo é uma data comemorativa oficial do Brasil.

Essa é uma proposta do Projeto de Lei 2992/2004, que sugeriu o dia 3 de novembro para celebrar o evento.

Ainda assim, a data tornou-se comemorativa oficialmente do Brasil quando foi regulamentada pela Lei nº 12.642,  em 15 de maio de 2012.

Com isso, a data é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, fundador da ONG Ação pela Cidadania, nascido nesse mesmo dia no ano de 1935.

Por sua vez a ONG foi criada em 2003, com o intuito de promover a campanha Natal sem Fome. Sob o mesmo ponto de vista, a Dia Nacional do Quilo foi instituído a partir dessa importante ação.

Vale ressaltar que o Dia Mundial do Quilo não é igual ao Dia Nacional da Campanha do Quilo, comemorado anualmente em 31 de julho.

 

dia nacional do aquilo
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

 

  • Confira mais Cogumelos: benefícios e tipos do poderoso alimento

 

Qual é o santo do dia 3 de novembro?

 

Hoje, a Comunidade Cristã celebra o Dia de São Martinho de Lima.

São Martinho nasceu no Peru, em 1579, sendo filho de um conquistador espanhol com uma mulata nascida no Panamá. Durante sua jornada, o santo sofreu racismo, visto que era negro e, por esse motivo, não foi reconhecido portador de sangue nobre.

Dessa forma, São Martinho foi criado por sua mãe na vida católica e logo entendeu que, ainda que não fosse aceito como nobre, sua comunhão com Deus era o que realmente importava.

Também se destacou, principalmente, por sua luta contra o tentador e as tentações, pela humildade, piedade e caridade. Assim sendo, foi munido de milagres de cura e milagres até o fim de sua vida, em 3 de novembro de 1639.

Enfim, São Martinho de Lima foi canonizado por São João XXIII em 1962.

 

 

Oração de São Martinho de Lima

 

“São Martinho de Lima, em oração, erguemos nossos corações cheios de confiança e devoção. Certos de sua caridade ilimitada e útil para todos os níveis da sociedade e também de sua mansidão e humildade de coração, lhe oferecemos nossas súplicas. Derrama em nossas famílias os presentes preciosos de sua intercessão solícita e generosa; Mostre às pessoas de todas as raças e cores os caminhos da unidade e da justiça; Implora a nosso Pai do Céu a vinda do seu reino, de forma que por benevolência mútua em Deus, os homens possam aumentar os frutos da graça e merecer as recompensas da vida eterna. Amém.”

 

oração são martinho de lima
Fonte: Canva (adaptado)

 

  • Ao mesmo tempo, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

 

Próximas datas comemorativas de novembro

 

  • 4 de novembro – Dia do Inventor e Dia do Oficial da Reserva;
  • 5 de novembro – Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Designer Gráfico, Dia da Cultura e da Ciência, Dia do Radioamador, Dia do Técnico em Eletrônica, Dia do Técnico Agrícola e Dia do Protético;
  • 6 de novembro – Dia Nacional do Riso e Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil;

 

Conclusão

 

Embora não seja feriado, 1º de outubro possui datas comemorativas super importantes. São celebrações deste dia: o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher e Dia Nacional do Quilo.

 

  • Por fim, confira também Calendário da Moda 2021 — Planejamento de coleção e as datas mais importantes do universo fashion

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes