Imagem com " 3 de setembro" em letras rosas sob fundo de bloco de notas em cima de uma mesa com plantas e despertador

3 de setembro é Dia do Biólogo. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é dia 3 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a…

Compartilhe

Hoje é dia 3 de setembro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 3 de setembro?

Mensagem de bom dia com ilustração de sol e fundo do nascer do sol
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 3 de setembro cai em um sábado. Trata-se do 246º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 119 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é crescente e estamos na inverno. Nascidos em 3 de setembro são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no início do nono mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 3 de setembro?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 3 de setembro são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 3 de setembro?

Você não sabe o que se comemora no dia 3 de setembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Biólogo

No dia 3 de setembro, se comemora o Dia do Biólogo. A data foi estabelecida através da Lei nº 6.684, de 1979, que regulamenta a profissão de Biólogo e de Biomédico no Brasil.

Assim, o dia tem como objetivo homenagear todos os profissionais que se dedicam a trabalhar com animais e plantas, estudando desde sua origem, a evolução e função. Afinal, eles são de extrema importância para garantir a preservação ambiental do planeta.

Ilustração com moléculas e estetoscópio, com fundo verde e frase "Dia do Biólogo"
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Guarda Civil

Hoje, dia 3 de setembro, é o Dia do Guarda Civil. A data foi estabelecida em 1964, pelo presidente Castelo Branco, através da Lei nº 5.088.

Desse modo, hoje, o dia homenageia todos os profissionais que se dedicam diariamente a proteger os cidadãos brasileiros e o patrimônio público.

Então, se você conhece algum Guarda Civil, não deixe prestar sua homenagem!

Ilustração com boneco guarda civil e fundo azul
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 4 de setembro – Dia de Santa Rosália e Dia Mundial do Taekwondo;
  • 5 de setembro – Dia da Amazônia e Dia do Irmão;
  • 6 de setembro – Dia do Alfaiate e Dia do Sexo;
  • 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil;
  • 8 de setembro – Aniversário de Vitória, Aniversário de São Luís, Dia Mundial da Alfabetização e Dia Mundial da Fisioterapia;
  • 9 de setembro – Dia do Administrador, Dia do Médico Veterinário, Dia do Cachorro-Quente e Dia da Velocidade;
  • 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio;
  • 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado;
  • 12 de setembro – Dia Nacional da Recreação;
  • 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça e Dia do Agrônomo;
  • 14 de setembro – Dia da Cruz e Dia do Frevo;
  • 15 de setembro – Dia do Cliente, Dia de Nossa Senhora das Dores e Dia Internacional da Democracia;
  • 16 de setembro – Dia do Caminhoneiro;
  • 17 de setembro – Dia da Compreensão Mundial, Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga e Dia Mundial do Doador de Medula Óssea;
  • 18 de setembro – Dia dos Símbolos Nacionais, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma e Dia Oficial da Televisão;
  • 19 de setembro – Dia do Ortopedista;
  • 20 de setembro – Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho), Dia do Engenheiro Químico e Dia do Funcionário Municipal;
  • 21 de setembro – Dia da Árvore, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Dia do Adolescente, Dia da Tia e Dia Internacional da Paz;

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 3 de setembro?

No dia 3 de setembro, a Igreja Católica celebra o São Gregório Magno.

São Gregório Magno

Hoje, dia 3 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Gregório Magno. Gregório nasceu em 540, em Roma e se tornou papa em 590, marcando sua passagem na história da Igreja.

Conhecido como “Gregório, o Grande”, ele foi o segundo Papa a receber o título de “Magno”, ou seja, o maior de todos, tanto em sabedoria quanto em caridade e inteligência.

Durante seu papado, o papa teve bastante influência de São Bento e, por isso, foi o responsável por construir diversos mosteiros pela Europa. São Gregório faleceu em 604, aos 64 anos e é considerado o padroeiro dos músicos, professores e estudantes.

Oração a São Gregório Magno

“Ó Deus, olhai o Vosso povo com compaixão e os governe com amor. Através da intercessão do Papa São Gregório, dê sabedoria aos líderes da Vossa Igreja para o crescimento do Vosso povo, que na santidade e no Vosso amor possa ser a alegria eterna de Vossos pastores. Amém.”

Foto de flores laranjas com a Oração a São Gregório Magno em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

3 de setembro: conclusão

Embora 3 de setembro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Biólogo e Dia do Guarda Civil.

Ao mesmo tempo, é o dia de São Gregório Magno. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias