cartão rosa onde está escrito 7 de setembro e datas comemorativas. Ao lado, há um buquê de mosquitinhos

7 de setembro é Dia da Independência do Brasil. Veja as datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul e o dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Confira as celebrações de 7 de setembro

Compartilhe

Hoje é 7 de setembro! Trata-se não só de um feriado nacional, como também um dia com comemorações muito relevantes. Assim sendo, aqui você aprende um pouco sobre a importância e a história de cada uma delas.

Além disso, o Fashion Bubbles preparou ideias de conteúdo temático, mensagens e cartões virtuais que você pode compartilhar nas redes sociais. Então, continue lendo e aproveite para gerar engajamento dos seus seguidores!

Quando é dia 7 de setembro?

foto de nascer do sol com mensagem de bom dia para 7 de setembro
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Em 2022, 7 de setembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 250º dia do ano. Por consequência, agora faltam 115 dias para 2023. Da mesma maneira, a fase da Lua é crescente e a estação em que estamos é o inverno.

Por isso, nos encontramos no início do nono mês do ano! Aproveite, logo depois, para conferir as datas comemorativas e os feriados do mês no calendário de setembro de 2022. Lá você ainda encontra ideias de conteúdo para postar nas suas redes sociais.

  • Sem dúvida, você vai gostar de Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Ouça, no Spotify, o horóscopo de hoje para o seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 7 de setembro?

fundo amarelo com símbolos do zodíaco e características do signo de Virgem escritas
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 7 de setembro são de Virgem. Com toda a certeza, os virginianos são conhecidos por serem perfeccionistas e por possuírem um amor pela limpeza e pela organização.

Do mesmo modo, pessoas desse signo são atentas, sagazes, sinceras e confiáveis. No entanto, podem ser críticos em excesso e, assim, se mostrarem ansiosos e impacientes.

O que se comemora no dia 7 de setembro?

Quer descobrir o que é celebrado no dia 7 de setembro? Então, saiba tudo sobre o Dia da Independência do Brasil e o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul.

  • Logo depois, confira Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Independência do Brasil

Essa data comemora a Declaração de Independência do Brasil em relação ao Império Português, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. O grande marco do dia foi o grito da independência de Pedro de Alcântara às margens do Rio Ipiranga.

foto de bandeira do Brasil com frase de 7 de setembro escrita em cima
Fonte: Cards por Paulo Costa para o Fashion Bubbles

Vale fazer um post nas redes sociais da sua marca. Você pode, só para ilustrar, brincar com a palavra independência. É professor(a) de inglês? Fale como os seus serviços deixam seus alunos independentes do Google Tradutor.

Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul

Criada pela ONU em 7 de setembro de 2019, a data tem como objetivo alertar sobre os efeitos negativos da poluição do ar. Dessa forma, busca-se mostrar a necessidade de os países cooperarem uns com os outros para combater essa poluição.

cartão virtual com frase para o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul
Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Próximas datas comemorativas do mês de setembro

  • 8 de setembro – Aniversário de Vitória, Aniversário de São Luís, Dia Mundial da Alfabetização, Dia Mundial da Fisioterapia, Dia Nacional de Luta por Medicamento, Dia Mundial da Fibrose Cística, Dia de Santo Adriano e Dia de Nossa Senhora da Natividade;
  • 9 de setembro – Dia do Administrador, Dia do Médico Veterinário, Dia do Cachorro-Quente e Dia da Velocidade;
  • 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Dia de Fundação do 1º Jornal do Brasil e Dia do Gordo;
  • 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado, Dia do Árbitro Esportivo e Dia da Instituição da Lei de Defesa do Direito do Consumidor;
  • 12 de setembro – Dia do Médico Urologista, Dia do Operador de Rastreamento e Dia Nacional da Recreação;
  • 13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça, Dia do Agrônomo, Dia do Programador, Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas, Dia Mundial da Sepse e Dia de São João Crisóstomo;
  • 14 de setembro – Dia da Cruz e Dia do Frevo.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. A fim de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Visto que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 7 de setembro?

Em 7 de setembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Santa Regina e o Dia de São Clodoaldo. Saiba o porquê!

Dia de Santa Regina

Regina era órfã de mãe e seu pai era Olíbrio, um dos governadores da Gália. Depois que se converteu ao cristianismo, ainda muito jovem, foi condenada à morte pelo próprio pai, pois ele era pagão.

  • Decerto, você vai se interessar por Orações para saúde: 25 preces poderosas para pedir proteção e cura

Dia de São Clodoaldo

Criado em Paris, Clodoaldo fugiu para Provença depois que seus dois irmãos foram assassinados por seu tio. Lá, era procurado por muitas pessoas para dar conselhos e oferecer curas. Quando retornou à capital francesa, no ano de 551, foi ordenado sacerdote.

7 de setembro: conclusão

7 de setembro é não apenas um feriado, como também quando se celebram santos, orixás e datas comemorativas. Como vimos anteriormente, é o Dia da Independência do Brasil e o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul.

Além disso, é o Dia de Santa Regina e o Dia de São Clodoaldo. Fora que toda quarta-feira é dia dos orixás Xangô, Iansã e Obá.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias