Foto de caderno com data 8 de dezembro.

8 de dezembro é Dia da Família e Dia da Imaculada Conceição. As datas comemorativas de hoje, quinta

Também é Dia da Justiça, Dia do Colunista Social e dia do orixá Oxóssi. Veja as datas comemorativas de 8 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 8 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 8 de dezembro?

Imagem com fundo cinza. Escrito de marrom "Frase do dia: acredite em você e no seu potencial".
Compartilhe esse card nos seus grupos do WhatsApp, por exemplo. Fonte: Canva

Em 2022, 8 de dezembro cai em uma quinta-feira. Trata-se do 342º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 23 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na primavera. Nascidos em 8 de dezembro, são do signo de Sagitário.

Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 8 de dezembro?

 

fundo verde com símbolos dos signos e características do signo de Escorpião
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 8 de dezembro, são de Escorpião. Sem dúvida, os escorpianos são conhecidos por sua força e por sua capacidade de se reinventar, mesmo diante dos maiores desafios.

Além disso, pessoas desse signo são misteriosas, sensuais, determinadas e emotivas. Têm boa memória, tanto para o bem quanto para o mal, o que pode torná-las obsessivas e vingativas.

 

 

O que se comemora no dia 8 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 8 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social.

Dia da Família

O Dia da Família é comemorado todos os anos em 8 de dezembro, no Brasil. A data visa homenagear a família, bem como lembrar a sua importância para a sociedade.

Desse modo, família é a relação afetiva entre as pessoas que tenham ou não laços sanguíneos. Assim, este é um conceito que se baseia no amor, carinho e respeito,

O Dia Nacional da Família foi instituído pelo Decreto nº 52.748, de 24 de outubro de 1963.

Dia da Justiça

O Dia da Justiça é comemorado anualmente em 8 de dezembro, no Brasil.

A data visa homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

Trata-se de um feriado forense, ou seja, dia em que as atividades dos órgãos do Poder Judiciário estão suspensas, conforme Art. 60. da Lei nº 11.697, de 13 de junho de 2008.

O Poder Judiciário é um dos três principais poderes da República no Brasil. Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas.

Dia do Colunista Social

Hoje é comemorado o Dia do Colunista Social. A data foi uma conquista de Vera Martins  que durante toda a sua vida buscou a união e a regulamentação de uma classe que talvez seja a mais desunida.

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, Dia Internacional contra a Corrupção, Dia Internacional da Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio, Dia Internacional da Medicina Veterinária, Dia da Criança Especial e Dia do Alcoólico Recuperado;
  • 10 de dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço, Dia da Inclusão Social, Dia do Sociólogo e Dia de São Melquiades;
  • 11 de dezembro – Dia do Engenheiro, Dia Internacional das Montanhas, Dia Nacional da Câmara Júnior, Dia Nacional das APAEs, Dia do Tango e Dia de São Dâmaso;
  • 12 de dezembro – Aniversário de Belo Horizonte, Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, Dia Internacional da Criança na Mídia, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Dia do Plano Nacional de Educação e Dia da Bíblia;
  • 13 de dezembro – Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró;

Quinta-feira é dia de qual orixá?

Representação artística de Oxóssis. Ele segura uma flecha e as cores predominantes de suas vestes são verde e dourado.
Fonte: Significados

Oxóssi é o orixá de quinta-feira. Ele é o caçador, o Senhor das Matas, sendo simbolizado por um arco e uma flecha. Azul e verde são suas cores primárias, sendo esta última a mais associada pela relação às matas. Para salvar Oxóssi, dizemos ke arô!

Quem é Oxóssi na Umbanda?

Oxóssi é considerado um orixá da mata que rege o arco e a flecha. Apesar de sua simplicidade, essa imagem estabelece uma rica teia de interpretações que tornam a mitologia e o significado de Oxóssi relevantes para as diversas manifestações religiosas da cultura afro-brasileira.

Qual o santo do dia 8 de dezembro?

No dia 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura do que os anjos.

Assim, a Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição.

Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem.

Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho.

Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

8 de dezembro: conclusão

Embora 8 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Em suma, neste dia se comemora o Dia da Família, Dia da Justiça, Dia Mundial da Imaculada Conceição e Dia do Colunista Social.

Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Além disso, o orixá de quinta-feira é Oxóssi.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias