Antigo chique: como usar as referências na decoração com 17 fotos

Veja as principais tendências na decoração resgatadas do antigo chique. Confira também 17 fotos para transformar seu lar em uma relíquia!

Antigo chique
Compartilhe

É fato que a cada ano a decoração se transforma de uma forma. Mas, o que está implícito nas tendências decorativas é a quantidade enorme de referências que trazemos do passado, como o antigo chique, por exemplo. Por isso, trouxemos uma série de exemplos de como esse estilo está super presente no nosso dia a dia. Seja na sala, cozinha ou banheiro.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Sala

 

1. Dentre as cores mais utilizadas antigamente, esta os tons terrosos. Além de muito característicos, eles combinavam perfeitamente com móveis de couro. Como resultado, a cor tendência para 2021 é uma derivação que trás essa referência.

 

Sala
Fonte: Reprodução/Instagram

 

2. Por outro lado, quando o assunto é antigo chique, não podemos deixar de mencionar a importância dos quadros. Como eles eram muito grandes, não havia moldura. Por isso, as telas eram colocadas diretamente na parede. Como resultado, a obra fica muito parecida com um tapete, não é verdade?

 

Sala com estilo antigo chique
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

3. É impossível falar de decoração antiga sem mencionar a cultura hippie. Trazendo uma proposta muito colorida, as almofadas e móveis com cores extravagantes marcaram época e até hoje são usados como referência em muitos lares.

 

Decoração hippie
Fonte: Reprodução/Instagram

 

4. Repare que cada estilo possui um modelo diferente de sofá. Afinal, até a cor deles dizia bastante sobre o poder aquisitivo de seus donos. Cores mais neutras e frias eram de pessoas ricas. Como resultado, até hoje consideramos um móvel roxo um luxo, não é mesmo?

 

Sofá roxo
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

5. O rosa é uma cor bastante delicada. Antigamente, como as mulheres ficavam mais tempo em casa, elas tinham maior liberdade para escolher as cores dos móveis.

 

Sofá rosa
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sala de jantar estilo antigo chique

 

6. O antigo chique presente na sala de jantar é característico pelos lustres, luminárias e pelo modelo da cadeira. Neste caso, vale a pena ressaltar ainda o tapete de couro que ainda é sinônimo de luxo e ostentação.

 

Sala de jantar
Fonte: Reprodução/Instagram

 

7. O lustre com luzes em formato de velas marca a modernidade sem abandonar o tradicional. Além disso, as cadeiras de madeira com estofado marcaram época e hoje são conhecidas pelo estilo retrô.

 

Decoração nude
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

8. Cadeiras com estofado estampado e toalha de mesa com babados também são grandes referências do antigo chique. Atualmente, o serviço de restauração destas cadeiras também está em alta.

 

Móveis bancos
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

9. Impossível falar de decorações vintage e retrô sem abordar a famosa cristaleira. Antigamente, este móvel era usado para ostentar as louças. Como resultado, até hoje ela é utilizada, e não apenas para expor xícaras e jarras.

 

Cristaleira
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

10. É comum vermos em casas de pessoas mais velhas, como nosso avós, por exemplo, uma enorme quantidade de fotos nas paredes, não é mesmo? Mas, por outro lado, apesar de o costume por revelar fotos ter diminuído, ele foi substituído pelos quadros com obras de arte, desenhos e caricaturas.

 

Parede de quadros
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Cozinha

 

11. Que as cores eram utilizadas com muita criatividade nós já sabemos, mas será que as paredes geométricas são tendência desde essa época?

 

Cozinha antiga chique
Fonte: Reprodução/Instagram

 

12. Os móveis planejados já fazem parte dos lares de muito brasileiros. Isso prova que o antigo chique casa perfeitamente com artigos modernos.

 

Cozinha colorida
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

13. Já falamos de cristaleira antes então, é claro que não podia faltar a louça. As cores e os desenhos são sinônimos do chique desde a antiguidade. Aliás, não mudou muita coisa de lá para cá, não é mesmo?

 

Louças
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Banheiro antigo chique

 

14. Já foi em algum banheiro rústico que tem uma pegada retrô? A moldura do espelho diz muito sobre esse estilo. Além disso, a combinação entre as cores do artigo decorativo da parede e a bancada da pia reforçam a primeira imagem.

 

Banheiro antigo chique
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

15. Por fim, a banheira sempre esteve presente nas casas mais chiques, não é mesmo? Mas, o que você talvez não saiba é que antigamente elas não era embutidas no espaço, e sim ficavam soltas no cômodo.

 

Banheiro antigo chique
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quarto

 

16. Apesar do espelho no banheiro ter assumido a função de lugar de se arrumar, a penteadeira nunca perdeu seu charme. Nas versões mais sofisticadas ela possui ainda luzes embutidas.

 

Penteadeira
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

17. Em períodos de home office o estilo retrô tem estado em alta. A única diferença: trocamos a máquina de escrever pelo notebook.

 

Home office
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Brincando com cores

 

18. Por fim, uma outra forma de renovar o antigo chique, é trazer o colorido atual. Brincar com cores fortes como pinks e tons de neon vai trazer vida ao objeto que ganhará um visual mais atual.

 

 

quarto colorido do Big Brother Brasil 21
Foto: Reprodução / Rede Globo

quarto do líder do BBB 21
Foto: Reprodução / Rede Globo
Compartilhe

Stories

Matérias Similares