Closet masculino: como organizar com praticidade + 75 fotos para inspirar!

Closet Masculino: precisa ser funcional e prático no dia a dia, trazendo conforto na hora de se vestir. Como está organizado o seu?

 

Closet não é assunto apenas de mulher. Muito pelo contrário. Definitivamente os homens também precisam, e muito, de um ambiente especial, cheio de estilo que permita conforto e praticidade na hora de se vestir.

A princípio existem inúmeros modelos, do básico ao luxuoso. Qualquer que seja o seu, vamos mostrar dicas sensacionais para trazer muita praticidade ao dia a dia.

 

Como organizar o closet masculino com praticidade?

Antes de mais nada é importante  não deixar esse ambiente sem uma ordem lógica de organização assim como também pensar em espaços demarcados para cada tipo de roupa, pois se não for assim, no futuro  (nesse caso,  bem próximo!) o caos estará instalado!

A revolta das roupas

Todas as vezes que você vai se trocar e pega mais de uma peça no closet, se não colocá-la de volta no mesmo lugar (mesmo lugar de verdade!) quantas roupas você acha que terá espalhadas ou empilhadas ao final da semana?

Seja closet masculino ou feminino todos têm esse mesmo problema! Quando nos damos conta, o espaço está todo bagunçado, com tudo fora do lugar ou guardado às pressas no primeiro espaço vago.

Como manter o closet organizado em 11 dicas

 

  1. É muito importante que você faça descartes anualmente.
  2. Não precisa ser nada radical, mas com certeza ao final de um ano existem peças que você não tem mais interesse;
  3. Abra espaço no seu closet, pois é um lugar valiosíssimo;
  4. É preciso estabelecer um local para cada tipo de roupa ou acessório. Chamamos de setorização;
  5. Se o espaço não der certo, qual o problema em mudar tudo para outro local? Sempre há um  jeito!
  6. Não tenha medo de mudar as roupas de posição dentro do closet. À primeira vista pode parecer estranho, mas você pode ganhar muito mais espaço se trocá-las de local e visualmente repaginar tudo;
  7. Antes de mais nada: padronize os cabides.
  8. Peças delicadas precisam ser protegidas com capas e existem muitos modelos disponíveis no mercado (prefira sempre as com visores para que você consiga facilmente ver o que tem dentro);
  9. Use e abuse de itens organizadores, mas só os compre depois de analisar para o quê e quantos irá precisar ou, apenas use a sua criatividade para usar itens que já tenha em casa;
  10. Troque de lugar as roupas da estação;
  11. Dica de ouro: mantenha a ordem e tudo ficará sempre organizado!

 

Você sabe quais são as peças essenciais em um closet masculino?

Vamos à nossa listinha mais do que completa com 14 itens essenciais! Normalmente um bom closet masculino, preparado para todas as ocasiões, possui as seguintes peças:

  1. Camisetas brancas (pode ser gola V ou redonda) e também peças coloridas (preferencialmente lisas);
  2. Camisa lisa de manga longa e bom corte  (uma clássica é importante!);
  3. Camisa clássica charmosa de bom material, pode ser xadrez ou outra estampa discreta;
  4. Camisão de algodão simples e também um modelo xadrez (de bom material como flanela ou lã);
  5. Calça jeans (não só aquela de 5 anos atrás, mas uma também de bom corte!) e também peças de outras texturas (como sarja, veludo ou lã) e de cores diferentes (aposte no caqui);
  6. Tênis clássico e um modelo mais social;
  7. Sapato social;
  8. Meias de diferentes modelos (sociais, esportivas, coloridas);
  9. Sobreposições (siga seu estilo): suéter, casaco esportivo, jaqueta de lã, couro ou jeans e pelo menos uma boa blusa de capuz;
  10. Terno clássico e em tom escuro;
  11. Óculos de sol;
  12. Cintos (de couro e outros materiais);
  13. Carteira (de couro ou outros materiais);
  14. Relógio (de boa qualidade);
  15. Cuecas.

Inspire-se com fotos dos itens clássicos do closet masculino

Elegância Masculina. Fonte: Pexels
Itens essenciais do guarda-roupa masculino: Camisão de algodão simples e também um modelo xadrez (de bom material como flanela ou lã);
Criativa combinação cheia de estilo com calça caqui e meias coloridas
Tênis clássico e um modelo mais social.
Camisetas brancas (pode ser gola V ou redonda) e também peças coloridas (preferencialmente lisas). Fonte: Pexels

 

Setorizando o Closet Masculino

Você sabia que existem diferentes formas de organizar as camisetas no armário? Desta forma, o tipo de dobra que você utiliza pode fazer você ganhar muito espaço no armazenamento.

 

Formas de organizar camisetas em armários

Estilo clássico

  • Estilo Clássico: em pilhas, uma sobre a outra.  Para facilitar  utilize gabaritos para a dobra. Dessa forma todas as peças ficarão do mesmo tamanho, trazendo harmonia quando empilhadas.Entretanto, se você não tem gabaritos, utilize uma revista que dá o mesmo efeito

Dobra dupla

  • Dobra dupla: primeiro você faz a dobradura clássica, depois faz uma nova dobra no meio da peça para reduzir o espaço de armário e ao invés de empilhar, você faz fileiras com as camisetas em pé, uma após a outra. Não amassa e é muito prático para tirar uma peça da fileira, mas não aperte demais!

Efeito Cascata

  • Efeito cascata: É o mesmo processo da dobra clássica, mas você começa pelos fundos da gaveta e vai colocando uma sobre a outra, sempre à metade do comprimento da peça anterior, vindo até a parte inicial da gaveta. Esse tipo de dobra ocupa mais espaço, por isso é indicada para quem tem poucas peças.

 

 

Porque não usar pilhas muito altas de camiseta nas prateleiras do closet?

Porque as peças começam a “cair” nas laterais, criado uma forma meio montanhosa e arredondada nas laterais! Fica bem feio.

Outro motivo, é porque se você for tirar uma camiseta do meio da pilha, dependendo do seu “jeitinho” essa pilha irá desmoronar inteira. Assim nada de pilhas muito altas, pois não serão nada práticas de manusear!

Como aproveitar o espaço se houver muita profundidade no closet?

Aqui, a dica é fazer pilhas baixas, mas, de preferência com no máximo com 6 peças de empilhamento no fundo e com 4 peças de empilhamento na frente da prateleira. Destacando que as peças da frente devem ser, portanto,  as que você usa com mais frequência.

Já uma outra dica, é que se sobrar espaço (altura), instale prateleiras aramadas e coloque peças mais leves como regatas ou camisetas de ginástica ou times.

Podemos guardar camisetas em cabides?

Claro que se você tiver espaço de sobra, colocar todas as camisetas em cabides, penduradas, é o melhor dos mundos. Porém, mesmo para essa condição é imprescindível escolher um bom cabide.

Cabides de veludo estão em alta. Eles são finos, não marcam a roupa e deixam o visual bem bonito.

Siga uma ordem crescente de cores para harmonizar visualmente o espaço. Existem várias paletas de cores disponíveis na internet que você pode imprimir e seguir. Também há modelos mais resistentes que podem ficar pendurados no closet para lembrar a ordem.

E se o closet masculino tiver pouco espaço?

Se o móvel destinado ao closet masculino tiver pouco espaço, lance mão de trocar as peças por estação, deixando à frente as peças mais usadas.

Related Post

Nesse caso, as peças da estação anterior podem ter vários destinos, dependendo da  situação. Exemplo: Podem ir para outro ambiente que tenha um armário desocupado, podem ficar atrás das peças em uso, podem ser guardadas à vácuo (existem vários modelos no mercado) ou em malas. Jeito sempre tem!

Foto: Pexels

Closet Masculino: Organizando Calças e Bermudas

 

Aqui uma super dica: gostamos muito de organizar calças e bermudas com cabides infantis. Eles têm um ótimo tamanho de base, o que faz com que as calças não fiquem “correndo” de um canto para outro do closet. Assim, essa facilidade por si só é maravilhosa. O ganho extra é o visual, que fica fantástico e super alinhado!

No caso de bermudas, os cabides devem ter presilhas, para que elas fiquem penduradas pelo cós. Todavia, se em seu closet não tiver espaço, as bermudas podem ficar tranquilamente dobradas nas prateleiras.

Desta forma,  o processo é o mesmo das camisetas: evite pilhas altas e dobre todas da mesma forma.

Acima, confira no canto direito calças e bermudas penduradas em cabides com presilhas.

 

Closet: Organizando Meias e Cuecas

Na sequência, meias e cuecas podem ser guardadas na mesma gaveta. A dica, portanto, para uma organização melhor é separar as peças de uso no dia a dia das peças sociais.
Entretanto, ao dobrar meias e cuecas não faça bolinhas. Dobre-as seguindo as orientações:

 

 

Closet Masculino: Organizando Ternos

Já os ternos têm que ter um cuidado especial, a começar pelo cabide. Eles precisam ser reforçados nos ombros para evitar que as peças sejam deformadas.
Enquanto os botões devem estar fechados. E ainda, o ideal é que sejam utilizadas capas de proteção em TNT.
Especial de como organizar closet masculino. Foto: Pinterest
Ternos escuros e de bom corte Fonte : Pexels

Closet: Organizando Casacos e Blusas de Lã

A praticidade de peças confortáveis para momentos de lazer

Se você tem pouco espaço e muitos casacos, uma ótima opção é utilizar as “space bags”.Embalagens de fechamento à vácuo que reduzem a espessura das peças, criando assim, mais espaço no armário. Em alguns casos até triplica a área útil.

Closets masculinos – Inspiração. Foto: Pinterest.

Com relação às blusas de lã, jamais pendure, pois prejudica o formato. O mesmo cuidado deve ser observado com blusas de linha ou tricô.

 

Closet: Cintos e Acessórios

Cintos e Acessórios

Existem cabides próprios para a organização de cintos. Porém, nem todos gostam de armazená-los dessa forma. Uma opção muito prática e bonita é guardá-los enrolados dentro das gavetas.

A atenção deve ser dada em dois pontos: não aperte demais para não danificar couros e não deixe as fivelas para fora, para que uma peça não arranhe outra.

Você encontra no mercado organizadores de cintos, também usados para gravatas. O procedimento é o mesmo: guarde as peças enroladas sem apertar muito.

Veja mais modelos de organizadores para acessórios masculinos

Agora confira mais fotos de closets masculinos para inspirar!

Tons de azul estão em alta na decoração

 

 

Agora, confira galeria com muitas referências de closet masculino

Para finalizar

Gostou das nossas dicas? Se gostar do assunto e tiver interesse em conhecer mais sobre consultoria em organização residencial  entre em contato com Chris Craveiro, Consultora em Gestão Residencial e Treinamento Doméstico.

Chris Craveiro: Consultoria Personalizada e Treinamento Doméstico: Rotinas de Limpeza e Manutenção da Casa, Organização de Armários, Passadoria e Lavadoria, Cuidados Culinários, Etiqueta e Segurança, Organização de Mudança. Especializada em organização de novas rotinas residenciais em caso de mudança de cotidiano, redução ou aumento de família, primeira moradia para solteiros e noivos. Atendimento quarentena: Zoom, Facetime, Skype ou whatsapp, com pacotes especiais. Chris Craveiro www.chriscraveiro.com.br @chris_craveiro contato@chriscraveiro.com.br
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais