Silêncio de Inverno é eleita pela Coral como a cor do ano de 2023

Inspirada na preocupação com a saúde mental e o coletivo, a Tintas Coral lança a coleção Sementes de Transformação, com a cor do ano

Silêncio de Inverno é a cor do ano 2023 da Coral.
Compartilhe

A conexão entre os humanos e a natureza é capaz de oferecer conforto emocional e bem-estar. Pensando nisso, um estudo internacional sobre tendências de cores da AkzoNobel, o Colour Futures, lançou a coleção de 2023 com o tema “As Sementes da Transformação” além da cor do ano da Coral.

A escolha da marca de tintas foi a Silêncio de . Trata-se de um esverdeado terroso e claro que transmite calma, plenitude e a magia das transformações.

Além disso, a AkzoNobel identificou quatro paletas novas que refletem diferentes formas de como a natureza está presente no nosso cotidiano. Como resultado, são 37 cores de tons naturais para 2023 que garagem diferentes combinações.

A cor do ano de 2023: Silêncio de Inverno

Cor do ano 2023 da Coral: Silêncio de Inverno.
Fonte: Coral

A cor do ano da Coral serve como inspiração e foi criada para incorporar lares a longo prazo e indústrias nesta área.

Neste sentido, as cores da Colour Futures ajudam na composição de texturas e efeitos especiais. Desta forma, os profissionais pensaram nos segmentos de bens eletrônicos, aeroespacial, móveis de metal, automotivo, armário, iluminação, produtos para construção e tintas decorativas.

“Em 2023 celebramos 30 anos de design de cores e nossa campanha Cor do Ano chega ao seu 20º aniversário. Nas últimas duas décadas, buscamos entregar às pessoas e aos profissionais que nos acompanham em todo o mundo a inspiração e as informações necessárias para facilitar e aprimorar a escolha de cores, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais.

Reunimos um grupo de experts em tendências internacionais para garantir a máxima qualidade do nosso trabalho para que nossa escolha esteja em sintonia com o momento que vivemos. Também criamos um vasto conteúdo de apoio, entre vídeos, imagens e artigos, disponibilizando, assim, todas as ferramentas necessárias para transformar a vida a partir das cores”, explica Juliana Zaponi, gerente de comunicação e cores da AkzoNobel América Latina.

Além disso, a profissional reforça a importância desse estudo ao passo que apresenta como as prioridades e gostos das pessoas foram transformados nos últimos anos.

“Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Esse ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais.

Todas as cores em nossas paletas são feitas para serem utilizadas em conjunto. Assim, nossa paleta com 37 cores oferece às pessoas uma maneira fácil de criar combinações inspiradoras, que além de seguirem as tendências mais recentes, são também práticas”.

As paletas de cores 2023

As quatro paletas para 2023 da Coral foram pensadas de forma estratégica para criar combinações funcionais. Além disso, cada uma traz como referência uma tendência de comportamento da vida moderna.

Vale lembrar que essas tendências foram identificadas por meio de estudos da AkzoNobel. Portanto, elas são divididas em: Foco na Saúde Mental, Pensamento Coletivo, Bioinspiração e Ciclos de Vida.

Foco na Saúde Mental

Sala de estar com moldura boiserie.
Fonte: Coral

Em primeiro lugar, a paleta Foco na Saúde Mental busca nutrir a mente e a alma.

Sendo assim, os marrons, verdes e lilases das matas, jardins e bosques ajudam a criar 10 cores que relaxam, acalmam e confortam de forma acolhedora. Além disso, a paleta busca oferecer serenidade e mesclar com materiais naturais como madeira e pedra, sem esquecer das plantas domésticas.

O objetivo é reforçar a importância da conexão da natureza para garantir bem-estar.

A responsável pela criação desta paleta que integra a cor do ano de 2023 foi a embaixadora da Coral, Thalita Carvalho, que é apresentadora e especialista em decoração afetiva.

  • Em seguida, relembre Pantone 2022: saiba como usar a cor do ano na decoração

Pensamento Coletivo

Sala de jantar decorada com tons claros da paleta de Cor do ano 2023 da Coral.
Fonte: Coral

Em seguida, uma outra tendência do estudo é a paleta Pensamento Coletivo, que reúne e compartilha ideias e recursos com objetivo de celebrar a diversidade de forma harmônica.

“Nesta paleta, ganham ganham espaço os tons suaves de um campo de flores, que crescem em conjunto para compor uma paisagem sem igual, por meio de um ecossistema pulsante e extraordinário”, explica a marca.

Como resultado, as cores fortalecem o coletivo de forma otimista. A inspiração por trás das cores está na biodiversidade e luminosidade natural de campos, vales e prados. Por isso, o rosa e o ocre norteiam a paleta repleta de vivacidade.

A embaixadora desta paleta que é um conjunto com a cor do ano 2023 é Djamila Ribeiro que é jornalista, escritora e militante do feminismo negro.

Bioinspiração

Cozinha marrom.
Fonte: Coral

Na paleta Bioinspiração, a pauta são os designers oferecidos pela natureza e que são bonitos, eficazes e refinados. Por exemplo, o método de montagem de uma teia de aranha, o funcionamento de uma árvore, entre outros.

Sendo assim, a paleta e formada por cores cruas com tons de palha, castanhos amadeirados, ocre e cogumelo que servem como base para uma mistura ousada com fortes de modo a criar potência e criatividade.

Bela Gil, chefe de cozinha reconhecida na exploração da biodiversidade nos pratos é a embaixadora da Biosinpiração, que é um conjunto da cor do ano 2023.

Ciclos de Vida

Quarto de casal com decoração azul.
Fonte: Coral

Por fim, a última macrotendência em cores para 2023 são os Ciclos da Vida. Aqui encontra-se tons serenos que refletem diferentes ritmos como o movimento das ondas.

O objetivo é fazer refletir sobre o estresse do dia a dia causado pela tecnologia e o desafio de ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, dormir bem e fazer atividade física.

“Para representar essa paleta a Tintas Coral escolheu o grande ator Ary Fontoura, que com quase 60 anos de carreira agora também é um blogueiro muito amado por sua pura alegria de viver. Ary mora em frente ao mar e não esconde a sua paixão por ele, outra razão para representar essa paleta de tantos azuis”, destaca a marca.

Desta forma, a paleta é formada por tons sutis da praia, como o azul do mar e cores neutras e quentes da areia, conchas e cascalhos.

“A ideia central dessas cores é a de que é possível reiniciar nossos ritmos circadianos, limitando a exposição à luz azul à noite ou passando mais tempo ao ar livre. Em casa, fazer escolhas conscientes que promovam a sensação de permanência e regeneração”, complementa a Coral.

Assim, as quatro paletas que formam a cor do ano 2023 da Coral busca inspirar seus consumidores a sentir a magia da natureza e estejam prontos para as transformações da vida de forma leve e em um ambiente iluminado que favoreça o bem-estar físico e mental.

Sobre a AzoNobel

Em conclusão, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que nossos clientes e comunidades demandam cada vez mais, e o fazemos com cada vez menos impacto no meio ambiente.

Tudo o que fazemos é para maximizar o potencial de Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – têm a confiança de clientes em todo o mundo.

Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria, servindo diversos setores. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira desde 1792, comprometida em levar cor às vidas das pessoas e com metas climáticas baseadas na ciência, tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globais relevantes e proteger as futuras gerações.

Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares