Cor do ano de 2023: Suvinil lança a Calcita Alaranjada

Com pigmentação 100% mineral, a cor de 2023, Calcita Alaranjada é inspirada no mineral homônimo e faz parte de uma edição limitada da Suvinil

Ambiente pintado com a cor do ano de 2023 da Suvinil: Calcita Alaranjada
Compartilhe

A cor do ano de 2023 da Suvinil traz um questionamento norteador: como estamos nos sentindo nesse momento? Intitulada Calcita Alaranjada, o tom faz parte de um estudo anual de tendências feito pela marca e faz parte da paleta O Poder das Cores.

A pesquisa foi liderada pelo consultor de cores e diretor criativo Michel Loft, que está na posição há três anos, e possui ambientes assinados pela diretora de arte Natalia Marlucci.

Ao todo, são 26 cores divididas em 5 paletas que refletem o comportamento social, as tendências globais e nacionais e convida a população a refletir sobre como as cores influenciam no dia a dia.

A cor do ano de 2023: Calcita Alaranjada

Mineral homônimo em uma mesa de centro.
Fonte: Suvinil

O tom escolhido como principal tendência de 2023 é inspirado no mineral homônimo. A coloração resgata um laranja terroso com objetivo de trazer energia de inovação e conforto aos ambientes. Como resultado, Calcita Alaranjada oferece otimismo e segurança ao mesmo tempo.

Após anos conturbados em decorrência da pandemia, a marca estimula o público a encontrar refúgio por meio dos sentidos. Desta forma, foi utilizado a inteligência cromática para criar um ambiente que seja favorável às emoções.

A Calcita Alaranjada é um laranja terroso que remete aos tons escavados do solo pelos ancestrais. Além disso, trás energia de novidade com efervescência e futurista dos anos 70.

Assim, trata-se de uma pedra reenergizada e purificadora, ou seja, Calcita Alaranjada equilibra as emoções, combate a depressão e elimina ao medo ao mesmo tempo em que ameniza os problemas e maximiza o potencial das pessoas.

Vale destacar ainda que a cor do ano 2023 da Suvinil possui pigmentação 100% mineral e faz parte de uma edição limitada. Sua composição possui combinação de argilas e, por isso, não é utilizado pigmentos sintéticos.

“O Suvinil Revela reforça a presença e o poder das cores em todas as esferas da vida. Ele materializa uma das principais missões de nossa marca, sendo um estudo 100% brasileiro que traduz nossas histórias por meio das cores, como ferramenta facilitadora da jornada de pintura.

Para 2023, construímos o estudo em um formato mais simplificado e prático. Além da cor do ano, contaremos com uma curadoria exclusiva com cinco paletas que facilitam o processo de escolha da cor, apresentando essa trajetória de forma ainda mais autônoma e intuitiva ao consumidor”, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing — Cor e Conteúdo na Suvinil.

Pessoa usando a tinta Calcita Alaranjada da Suvinil que é a cor do ano de 2023.
Fonte: Suvinil

Coleção O Poder das Cores

Os cinco temas que ilustram essa coleção englobam sentimentos atuais das pessoas. Sendo assim, elas foram intituladas como: A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; e A Cibernética. Como resultado, todas elas convidam a uma autoanálise que oferece uma paleta perfeita para cada situação.

“Traduzir o sentimento dos tempos que vivemos em cores é um desafio muito gostoso e importante, pois estamos em uma fase emocionalmente intensa e com muitas mudanças acontecendo.

Por isso, para 2023, trazemos uma pitada de humor em todos os âmbitos, desde o nome das paletas até a forma como apresentamos o material ao público. A cor do ano define bem nossa necessidade.

Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta”, destaca Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2023.

A Exausta

Paleta de cor A Exausta em uma sala de jantar.
Fonte: Suvinil

O nome da paleta tem como inspiração o famoso meme: “Pareço exausta – e estou mesmo”. Isso porque o mundo acelerado com uma quantidade excessiva e informações tem deixado o corpo e a mente esgotados.

Por isso, a paleta A Exausta oferece tons claros e leves, sem muita saturação a fim de estimular o descanso mental.

A Otimista

Quarto de casal com teto verde que é uma das cores tendência da Suvinil.
Fonte: Suvinil

As transformações que o mundo vêm passando faz com que muitas pessoas fiquem otimistas em relação ao futuro.

Portanto, A Otimista tem cores felizes e inspiradas na natureza a fim de criar ambientes revigorantes. Além disso, a paleta permite contrastes cromáticos que intercalam entre os luminosidade e intensidade.

  • Você também pode gostar Casa colorida: 5 cores para conferir personalidade ao lar

A Empolgada

Sala de estar pintada de azul, amarelo e rosa.
Fonte: Suvinil

Por outro lado, A Empolgada é uma paleta recheada de tons vibrantes e leves que garantem a dose perfeita de dopamina nos espaços.

Afinal, a recém adulta da geração z está carregada de uma felicidade radical.

A Conectada

Tons pasteis de rosa e azul em homeoffice.
Fonte: Suvinil

Os famosos tons pastéis estão de volta. Porém, desta vez, foram transformados na paleta da tecnologia. A Conectada apresenta cores leves e dessaturadas que buscam desacelerar o dia a dia e oferecer a sensação de organização.

Como resultado, inspira um futuro harmônico!

A Cibernética

A paleta da cor do ano de 2023 da Suvinil integra azul e verde.
Fonte: Suvinil

Além disso, é claro que o metaverso não poderia ficar de fora das tendências para a cor do ano de 2023. A paleta A Cibernética reúne um verde-cítrico e o prateado-metálico além de lilás que demonstram a imensidão dos oceanos profundos e o espaço sideral.

Já o laranja-terroso representa a união entre o ancestral e o futurismo.

“Estamos realizando um desejo que nos acompanha há tempos, de lançar, junto com a cor do ano, nosso primeiro produto com pigmentação 100% mineral, em linha com os compromissos de sermos uma marca mais sustentável.

Sabemos que temos um longo caminho para uma vida mais sustentável e, por isso, seguimos avançando para construir um futuro viável para todas as pessoas.

Essa é mais uma solução mapeada por meio de tendências que identificam uma necessidade do consumidor, que cada vez mais procura por produtos sustentáveis”, pontua Renato Firmiano, diretor de Marketing da Suvinil.

  • Em seguida, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha lá no News

Sobre a Suvinil – a cor do ano de 2023

A Suvinil é uma marca de tintas decorativas da BASF.

Presente há mais de 60 anos em todas as regiões do Brasil, a marca colore casas de milhares de pessoas e ajuda a pintar suas histórias.

Vivenciamos no dia a dia a riqueza da pluralidade e, ao longo do tempo, nos transformamos e acompanhamos os movimentos e mudanças da sociedade.

O relacionamento próximo e conectado com nossos clientes, consumidores e parceiros tem nos permitido criar iniciativas alinhadas ao propósito da marca que abraça “todas as cores, todas as histórias”.

Além disso, e para oferecer experiências de compras mais assertivas, especialmente atendendo as novas demandas e comportamentos do consumidor, oferecemos mais do que uma linha completa de produtos para você pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, prezamos pelas múltiplas vivências e estimulamos a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e pela energia das cores.

Conheça também nossas ações de sustentabilidade na landing page, acompanhe as novidades em produtos e histórias inspiradoras no Pinterest e Instagram: @tintas_suvinil

Compartilhe

Stories

Matérias Similares