Decoração funcional: saiba o que é e confira 16 inspirações

Confira o que é uma decoração funcional e saiba os benefícios de adotá-la em todos os ambientes da casa, veja também 16 fotos inspiradoras!

  • 20.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Com a rotina cada vez mais agitada, precisamos de uma casa organizada e com os objetos que mais usamos sempre perto. Afinal, isso facilita o dia a dia e deixa nosso lar prático. Por isso, a decoração funcional é tão importante. Mas, afinal, você sabe o que ela é?

 

Decoração funcional

 

O conceito desse termo é ter uma casa prática em todos os sentidos: prática de limpar, organizar e achar os objetos mais utilizados. Como resultado, todos os móveis e artigos decorativos possuem uma funcionalidade.

Assim, a casa não fica sobrecarregada com decorações inúteis e que dão trabalho na hora da limpeza. Para que essa explicação fique mais prática, separamos uma série de exemplo para você adotar esse estilo, tanto em uma casa espaçosa, quanto em um apartamento pequeno.

- Continue depois da Publicidade -

Cozinha

 

1. Uma cozinha decorada tradicionalmente exige quadros, não é mesmo? Mas, que tal substituí-los por cestos que fiquem pendurados na parede e servem de fruteira? Além de economizar espaço no chão, aumentando a área de circulação, você terá uma parede decorada com cores naturais.

 

- Continue depois da Publicidade -

Cozinha
Fonte: Reprodução/Instagram

 

2. Chega de ficar minutos procurando talheres em gavetas! Com um quadro de ímã tudo que você mais usa estará ao alcance de suas mãos. Mas, lembre-se de manter o artigo decorativo sempre organizado. Para isso, crie um mapa dos utensílios.

 

Painel de cozinha
Fonte: Reprodução/Instagram

 

- Continue depois da Publicidade -

3. Em muitos casos, a lavanderia pequena fica integrada com a cozinha, mas nem todo mundo gosta desta dinâmica. Por isso, para fazer uma separação de cômodos sutil e cheia de personalidade, é possível construir uma porta de correr decorada. Como resultado, quando ela estiver fechada parecerá que você tem um grande quadro na parede.

 

Lavanderia
Fonte: Reprodução/Instagram

 

4. Outra alternativa de decoração funcional para separar a cozinha dos demais cômodos é construindo uma parede vazada de madeira. Além de não perder a luminosidade, isso dará mais privacidade para quem gosta de cozinhar sozinho e ainda pode servir de abrigo para decorações com quadros e fotos.

 

Parede de madeira
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quarto

 

5. Você  é do tipo de pessoa que não gosta de dormir no escuro, mas deixar a luz acesa é incômodo? Então você precisa de uma luminária! Além de ser dar personalidade ao ambiente, ela será muito útil para ter uma noite de sono tranquila.

 

Quarto
Fonte: Reprodução/Instagram

 

6. Crianças costumam ter muito brinquedos para guardar. E, para deixar o ambiente sempre organizado e de quebra ainda garantir a decoração da parede, aposte em nichos coloridos. Além disso, é possível usar a criatividade para integrar os objetos com um fundo decorativo em uma parede de lousa, por exemplo.

 

Quarto infantil
Fonte: Reprodução/Instagram

 

7. Mesmo em um quarto duplo, é vital garantir a privacidade dos moradores. Neste caso, uma pequena parede geométrica divertida pode ser a solução!

 

Beliche
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Você também pode gostar!

8. O estilo minimalista diz muito mais sobre apenas ter ou não coisas materiais, mas também abrange uma decoração funcional em casa. Assim, caso você não tenha muitas roupas você não precisa de uma guarda-roupa enorme, apenas um cabideiro basta. Além disso, os chapéus irão dar personalidade à parede.

 

Mini closet
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Sala

 

9. Para não enjoar da disposição dos móveis, este artigo funcional possui um diferencial: as prateleiras são encaixáveis. Assim, o formato do seu rack poderá ser alterado sempre que você quiser. Muito legal e diferente, não é mesmo?

 

Prateleira funcional
Fonte: Reprodução/Instagram

 

10. Os móveis de pallet estão em alta, isso é fato! Mas, talvez sejam poucos que você já tenha visto que possuam rodinhas. Assim, o sofá pode ser mudado de cômodo e se transformado em uma cama improvisada em algum quarto.

 

Sofá de pallet
Fonte: Reprodução/Instagram

 

11. Veja a diferença que um tapete faz em um cômodo, especialmente em uma decoração funcional. Além de deixar o ambiente decorado e aconchegante, neste cômodo, ele possui a função de divisão de ambientes entre a sala de jantar e a sala de TV.

 

Tapete
Fonte: Reprodução/Instagram

 

12. E por falar em sala de jantar, a proposta de um nicho decorativo ganhou uma função e tanto: virou um sofá para acomodar ainda mais pessoas durante as refeições. Como resultado, a parte de baixo abriga a função original de expor objetos e livros.

 

Decoração funcional na sala de jantar
Fonte: Reprodução/Instagram

 

13. Os móveis planejados também podem ser aliados na hora de fazer uma decoração funcional. Muito parecido com um painel de TV, mas em formato reduzido, foi feito uma mesinha de canto ao lado do sofá. Assim, ela pode ser usada para apoiar a pipoca durante o filme e também exibir esculturas.

 

Decoração funcional com mesa de canto
Fonte: Reprodução/Instagram

 

Decoração funcional no hall de entrada

 

14. Qual a primeira coisa que você faz ao chegar em casa? Normalmente, é se livrar de bolsas, sapatos, chaves, chapéus e casacos, certo? Então por que não deixar um cantinho reservado para esses itens logo na entrada?

 

Decoração funcional com porta bolsa
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

15. Existem vários cabideiros modernos que são de formatos variados. Como resultado, além de ter uma linda obra de arte na parede, ela servirá de cabide para várias vestimentas.

 

Decoração funcional com cabide artesanal
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

16. Por fim, neste ambiente, caso você queira ou já tenha uma mesinha de canto, aposte em uma grade dinâmica como decoração funcional. Nela, você pode fixar fotos e bilhetes importantes, como afazeres na rua ou até mesmo a lista de compras.

 

Decoração funcional com grade decorativa
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 20.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes