Decoração rústica: como usar o modelo do campo na cidade +20 fotos

Saiba quais são os principais elementos de uma decoração rústica e aprenda a utilizá-los para ter um lar aconchegante e natural!
Três cômodos com estilo rústico.

Já pensou em trazer para a cidade o aconchego do campo? Essa é a proposta da decoração rústica moderna. Por meio de elementos naturais como pedras, tijolos à vista, plantas e madeira é possível um toque de conforto e sentimentalismo ao lar.

E, para te ajudar a compor um lar rústico, trouxemos as principais características deste estilo. Além disso, você também verá como misturá-lo, o papel dos móveis de madeira e das plantas na decoração.


Decoração rústica com pedras


  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

Em primeiro lugar, é preciso resgatar o significado da palavra rústico. Afinal, uma casa repleta de móveis planejados de madeira com elementos polidos não fazem sentido neste estilo. Por outro lado, o rústico trás para dentro de cada elementos naturais que sejam ou se pareçam ao máximo com o que é encontrado na floresta.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Como resultado, em uma parede de pedra, não é para se esperar algo uniforme e liso, mas sim repleto de texturas não uniformes.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Você já deve ter ouvido falar de que um banho de cachoeira é capaz de lavar a alma, não é verdade? Por isso, acrescentar elementos na decoração do banheiro que lembrem este lugar, mudará totalmente sua rotina de higiene pessoal.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Quanto ao efeito proporcionado pela decoração rústica é de sentimentalismo e aconchego. Muitas vezes, temos ótimas lembranças de momentos no campo que no trazem a sensação de tranquilidade. Por isso, resgatar esse sentimento dentro de casa é um ponto muito positivo.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Gosta de uma decoração minimalista? Saiba que é possível misturar estes dois estilos. Como resultado, você terá um cômodo simples e afetuoso.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Tijolos à vista


Apesar dos tijolos à vista estarem em alta no mundo da decoração, é preciso fazer algumas ressalvas. Muito cuidados com os vãos que ficam entre os tijolos! Além de juntar poeira com facilidade, ele pode acabar servindo de moradia para pequenos insetos.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por isso hoje em dia existem alguns recursos que oferecem a sensação do estilo rústico, mas sem usar os materiais naturais. Entre eles estão o papel de parede e o porcelanato em forma de pequenos tijolos.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Quem foi que disse que o quarto do bebê ou infantil precisar ser delicado com cores pastéis? Além de convidativa, a decoração rústica incentiva a exploração ao que é natural. Já que a criança cresce convivendo com estes elementos.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Decoração rústica com plantas

É claro que quando falamos de experiência do campo, o que não falta na imaginação são uma grande variedade de plantas. E, por que não trazê-las para dentro de casa? São diversos benefícios como: purificar o ar, oferece vivacidade ao cômodo e o cuidado também serve de distração dos problemas diários.

Related Post

Fonte: Reprodução/Pinterest

Seja por meio de um jardim vertical ou vasos espalhados pelo chão, as plantas dão cor ao dia a dia. Mas, se você quiser colocá-las no quarto, atente-se às espécies que não são prejudiciais à saúde. Quer uma dica? Invista nas suculentas, além da delicadeza, exige pouco cuidado.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Decoração rústica com madeira


Quando de trata de decoração rústica, o primeiro material que vem à mente é a madeira. Mas, se você está acostumado apenas a ver armários e cozinhas pequenas ou rack de sala de estar, prepare-se para ver várias outras opções!


Fonte: Reprodução/Pinterest

Você sabia que a madeira oferece um conforto visual? Afinal, não é à toa que está entre as tendência para decoração 2021.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Portanto, que tal misturar o estilo clássico e o rústico? Neste quarto de hóspedes, apenas o teto é rústico. Mas, repare que ele trás tanta personalidade ao ambiente que não é necessário muitos objetos decorativos. Além disso, a madeira está muito presente a um estilo que liga conforto e minimalismo: o japandi.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Que o espelho é essencial no banheiro, você já sabia. Mas, havia ideia da importância de uma moldura? A luminária também aparece como conjunto rústico na decoração do banheiro.


Fonte: Reprodução/Pinterest

O quarto é o cômodo que mais deve ser confortável na casa, certo? Então, vale a pena acrescentar na cabeceira da cama um material natural que ofereça isso. Ela pode ser feita, por exemplo, com pallets.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Mistura de estilos


De acordo com o arquiteto, Reinaldo Lopes, ao Archtrends Portobello: “Os materiais com características rústicas podem ser aplicados em inúmeras situações, mas dois conceitos fundamentais podem direcionar um trabalho de arquitetura com ótimos resultados: os conceitos de contrastes e harmonia”.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Portanto, é sim possível misturar a decoração rústica, que é um estilo antigo com a decoração moderna. Como resultado, a cozinha se torna prática, moderna e perfeita para explorar a criatividade durante das receitas.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Considerar a funcionalidade de um ambiente é muito importante, ainda mais quando se trata de cozinhas. Por isso, ter prateleiras nas paredes sem perder a visão da parede, utilize ferro e vidro.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu ao estilo retrô com uma pegada industrial. Por isso, neste ambiente, com planejamento e criatividade todos os estilos foram integrados. Aliás, o cantinho do café merece ser ressaltado. Afinal, é um recurso que vem sendo utilizado a séculos!


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, a decoração rústica combina com cores chamativas. Portanto, abuse da criatividade nas cores das cadeiras, bancos, armários e quadros.



Fonte: Reprodução/Pinterest
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados