Quando será a Black Friday 2021? Saiba como se preparar!

Pretende comprar algo quando as lojas entrarem em promoção? Veja quando será a Black Friday 2021, além de dicas para aproveitar os descontos!

- Continue depois da Publicidade -

De acordo com a Ebit Nielsen, maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, a data movimentou 7,72 bilhões de reais em 2020. Mas você sabe quando será a Black Friday 2021? Afinal, o dia com as maiores ofertas do comércio está chegando!

Muitas pessoas, aliás, aproveitam a sexta-feira para garantir os presentes de Natal com os melhores preços. Confira, em seguida, quando as lojas entram em promoção. Além disso, saiba o que esperar em relação aos descontos e veja dicas para se preparar!

 

Que dia é a Black Friday 2021?

 

A Black Friday cai sempre na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving. O feriado americano, por sua vez, acontece na quarta quinta-feira de novembro. Então, a Black Friday 2021 é em 26 de novembro. Assim sendo, é considerada a inauguração da temporada de compras de Natal.

 

Foto de placas de desconto Black Friday 2021
Fonte: Max Fischer/Pexels

 

- Continue depois da Publicidade -

 

O que é a Black Friday?

 

- Continue depois da Publicidade -

Em resumo, é o nome dado ao dia em que as lojas promovem as maiores liquidações do ano. A tradição começou na década de 1960, nos Estados Unidos. Desde então, os estabelecimentos comerciais abrem mais cedo na data e oferecem grandes descontos para o consumidor.

Por outro lado, o nome “Black Friday”, ou “sexta-feira negra”, em tradução literal, surgiu antes disso. Em 1952, era assim que as autoridades se referiam ao trânsito intenso de carros e pedestres que acompanhava o início da estação de compras natalinas.

Hoje, é uma das datas mais importantes não só para o varejo tradicional, como também para as lojas online. Com o sucesso das ações, a Black Friday se espalhou para os países vizinhos, como México e Canadá. No Brasil, acontece desde 2010, mas ganhou força a partir de 2012.

 

- Continue depois da Publicidade -

Foto de liquidação em loja de roupas
Fonte: Artem Beliaikin/Unsplash

 

 

Como será a Black Friday 2021?

 

Se tem um setor que cresceu durante a pandemia, com toda a certeza foi o comércio online. Conforme informações do Ebit Nielsen, o faturamento das vendas pela internet cresceu em 41% no ano passado.

Assim sendo, a expectativa é boa para a Black Friday 2021. Afinal, aquele consumidor que não usava o canal digital para comprar antes, agora está familiarizado e gosta da experiência. Entre os itens mais procurados estão os smartphones, as TVs, os tablets, os notebooks, as roupas e os calçados.

De acordo com uma pesquisa da startup de cashbacks Méliuz divulgado pelo portal InfoMoney, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na data este ano. Mas, diante da crise, os compradores estão mais cautelosos e só querem aproveitar a data se os descontos da Black Friday forem mesmo bons.

 

Você também pode gostar!
Foto de miçangas dizendo “Black Friday”
Fonte: Freepik

 

 

Quando as lojas entram em promoção 2021?

 

Cada estabelecimento tem sua própria época de descontos e promoções. E isso inclui não só os físicos, como também os online.

Apesar de a Black Friday ser apenas no dia 26, algumas lojas entram em liquidação já no início de novembro. Por outro lado, alguns lugares organizam a Black Week e diminuem os preços a semana toda. Existem outros que fazem o Black Weekend, ou seja, u fim de semana de ofertas. Então, fique atento no site e nas redes sociais de suas lojas preferidas!

 

Foto de tela de notebook aberta em e-commerce
Fonte: Negative Space/Pexels

 

 

Como se preparar para a Black Friday 2021?

 

Em seguida, você confere 10 dicas para economizar de verdade nas suas compras online. Assim, você passa longe da Black Fraude!

  1. Faça uma lista com todos os itens que você pretende comprar na Black Friday 2021. Aliás, vale incluir os presentes de Natal nesta relação;
  2. Use um site como o Zoom ou o Buscapé a fim de pesquisar o valor atual de cada item da lista. Esses buscadores, aliás, permitem que você veja os preços de até 6 meses atrás;
  3. Anote não só o preço de cada mercadoria hoje, como também o menor valor que elas atingiram nesses últimos 6 meses;
  4. Em novembro, cheque quando as lojas que vendem os seus produtos vão entrar em promoção. Alguns estabelecimentos ficam em liquidação durante todo o mês; outros, a semana inteira. No entanto, a maioria participa só no dia 26 de novembro mesmo;
  5. No dia D, não se esqueça de retornar às suas anotações e conferir se os descontos estão valendo mesmo a pena;
  6. Já encontrou negócios lucrativos? Vale consultar a credibilidade da loja em sites assim como o Reclame AQUI.
  7. Perto da data, o Procon-SP também disponibiliza uma lista de estabelecimentos que enganam o consumidor. Fique atento!
  8. Cheque o frete, principalmente se a sua lista para a Black Friday 2021 contém presentes de Natal. Afinal, você precisa garantir que tudo chegue antes de 25 de dezembro;
  9. Ao mesmo tempo, observe as formas de pagamento. Isso porque muitas lojas oferecem desconto extra para quem paga à vista ou no boleto;
  10. O produto chegou, mas não era o que você esperava? O Código do Consumidor prevê o direito ao arrependimento para todas as compras online. Você pode solicitar o seu dinheiro de volta até 7 dias após a entrega.

 

Foto de pessoa consultando preço de produto no celular
Fonte: CardMapr/Unsplash

 

 

Quando é a Cyber Monday 2021?

 

Cyber Monday é, em tradução literal, a segunda-feira cibernética. Este ano, a data cai em 29 de novembro de 2021. O dia foi criado por profissionais de marketing a fim de estimular as compras no comércio eletrônico. Por isso, acontece com exclusividade nas lojas online. Então, se você perder a Black Friday 2021, ainda dá tempo de garantir algum desconto na Cyber Monday!

 

Foto de pessoa segurando caixas de papelão onde se lê “Cyber Monday”
Fonte: Freepik

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes