A Fazenda: Rico e o grupão em um paralelo com a vida

O que a trajetória do Rico e o grupão, em a Fazenda 2021, tem em comum com a vida? Nesta crônica, veja uma reflexão sobre os diferentes papéis e os dois lados da moeda

- Continue depois da Publicidade -

Convenhamos, o Rico Melquiades é um daqueles personagens fora da curva na Fazenda 2021. É do tipo: Ame ou deixe-o. Entretanto, criticar, simplesmente, é fácil. Afinal, ele já dá motivos mesmo… Que tal vermos as coisas por outro ângulo? Mas quem é o grupão? Ao seu tempo vamos chegar lá.

 

Como perder a razão tendo razão

 

O Rico é especialista nisso. Numa discussão, numa opinião conflitante, num ponto de vista diferente é normal cada parte tentar defender sua perspectiva, até aqui tudo bem. Já subir na mesa, gritar, e dizer “as verdades” sem filtro nenhum…

Bom, aí o caldo entorna, podia ter razão, entretanto ninguém mais vai te ouvir e assim perde a razão… Assim é com o Rico.

 

Rico em treta com o Grupão em A Fazenda 2021
Rico em treta com o Grupão em A Fazenda 2021. Fonte R7

 

- Continue depois da Publicidade -

É assim que se quebram pontes

 

Você pode estar sendo sincero e até dizendo, realmente, uma verdade, mas convém? Você é gorda. É velha. É falsa. Podem ser verdades? Sim, pode. Entretanto, o que é isso além de ofensas que vão criar ainda mais conflitos?

- Continue depois da Publicidade -

Você conhece alguém assim?

No meio de uma pendenga o cara levanta o dedo e te diz tudo o que você precisa ouvir. Quem dera esta fosse uma boa estratégia, como sabemos, não é. Ao definir uma tarefa para a Tati Quebra Barraco ele lança:

– Para a Tati que só come e dorme… Veja bem, errado não está, mas no que isso ajuda?

- Continue depois da Publicidade -

 

Os condomínios também são assim?

 

Quem nunca na reunião do condomínio não se deparou com a bruxa do 71? Pois é. Este é o Rico e não é uma convivência nada fácil, é aquele tipo de pessoa em que você muda de calçada, você evita entrar no elevador com ele. Mas eles (os Ricos Melquiades) existem e estão por ai.

 

E o Grupão?

 

Elenco de A Fazenda 13
Elenco de A Fazenda 13

 

Na Fazenda um grupo se tornou grande e forte. É mais ou menos assim, você pode ser escolhido e se não for, será do grupo dos excluídos. Mas, o pior dos mundos é mesmo ficar isolado sem ser escolhido e sem escolher, ai é pedir pra sofrer.

O grupinho é o Rico, a Dayane e a Aline, com um pé lá outro cá, mas depois dos últimos acontecimentos se firmou mesmo no grupinho … O resto é o Grupão. Mas, pense bem, se você não é o escolhido de um lado, deve escolher um lado que te queira, não é assim na vida? Pode, portanto, parecer que escolheu o “lado errado”, mas muitas vezes, é só o lado que te coube.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Os desgarrados

A Solange por outro lado, não se associa e não se desenquadra. Além de estratégia certa ou errada é fato que ela fica vulnerável para que os outros grupos a ataquem. Se ela é barraqueira ou não, não importa. Importa para a nossa vida é descobrir em qual grupo estamos.

 

Solange em treta com o Rico
Solange em treta com o Rico

Não estou fazendo nenhuma defesa

 

Pense naquele tempo de escola em que ou você fazia parte dos populares ou fazia parte dos… Ou ainda dos desgarrados. É claro que se pudesse escolher escolheria o lado mais seguro e confortável, mas nunca foi uma questão de escolha era apenas: você é ou não é. E ponto.

Dói onde?

Para a turma que não é, sobra ressentimento, recalque e algumas pontas de inveja. E cada um tem que lidar com sua vida da forma que pode. Melhor é aceitar que dói menos. Mas, melhor ainda é descobrir seus valores, que convenhamos, muitas vezes, são mais valorosos do que os do grupo popular.

 

Mas, e aí?

 

A questão é que o Grupão forte, popular e saudável sempre vai escolher uma “vítima” do grupinho para tirar sarro, espezinhar…  É nesse momento que o grupinho se apoia no maluquete Rico.

Como ele enfrenta, desafia e não leva desaforo calado, só ele poderá nos ajudar, diria o Chapolim Colorado. Já notou que, quando escolhido o alvo, a manada vai toda para cima? É sempre aí que entra o Rico. Vem humilhar, ele derrama o café. Agiu com crueldade, tira o microfone e faz todo o elenco levar punição!

Rico Melquiades: ame ou deixe-o

Resumindo, se por um lado, ele é alguém que muitas vezes tem razão e com a sutileza de um urso numa loja de cristais, coloca tudo a perder. Por outro, é também o protetor dos fracos, oprimidos e excluídos.

Ele não tem medo do Grupão. De qualquer forma o resultado é certo: fogo no feno.

Enfim…

Para o propósito do reality, que é a confusão, o carrinho por trás, a treta que todos querem ver, a receita está perfeita.

Já para você que chegou até aqui, é sempre inteligente descobrir: qual é seu papel de fato? Seja dentro do grupinho ou do grupão, do trabalho, da família, da escola…

Pois, aqui do lado de fora o que menos conta é o fogo no paiol.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes