Dicionário Juliette BBB 21: descubra o significado das expressões usadas pela sister

Descubra o significado de “mulinga”, “mangando”, “arengar” e outras expressões paraibanas, presentes no dicionário de Juliette, do BBB 21.

- Continue depois da Publicidade -

Se você assiste ao BBB 21, provavelmente já se perguntou sobre o significado das expressões do dicionário de Juliette. A sister é paraibana e, por isso, usa algumas palavras regionais que o restante do país não conhece.

 

 

A primeira delas a se tornar viral foi “mulinga“, ainda na primeira semana do jogo. Nesse cenário, a advogada se perdeu no tempo quando estava fazendo o Raio-X, deixando os outros brothers com risco de perder estalecas.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Enfim, o que significam as expressões do dicionário de Juliette?

 

Antes de tudo, vamos falar sobre o “mulinga“. Você pode usar a palavra em vários sentidos, como por exemplo um “eita, mulinga”, que significa “ai, meu Deus!”. Além disso, você também pode ouvir um “ com a mulinga?”, e isso significa “ estressado?”

- Continue depois da Publicidade -

Caso você já tenha ouvido “tu não vale nada!” de um paraibano, não se preocupe! De acordo com os administradores do perfil da maquiadora, a expressão não tem um significado ruim. Ao contrário disso, a frase é um elogio e se assemelha a “você não existe”.

Da mesma maneira, o “bem pouquinho” e também tem o significado contrário. Assim, se você já ouviu um “gosto de você, bem pouquinho”, na verdade a pessoa gosta bastante. “Somente?” também, pois é uma maneira irônica de se perguntar “tudo isso?”.

Você também pode gostar!

Chegar dando uma voadora“, para Juliette, significa brigar, mas não no sentido literal. Tem a ver apenas com uma discussão, sem violência. “o cão” já possui um significado de pessoa brava, mas é claro, também sem violência.

- Continue depois da Publicidade -

Arengar” e “aperriar” têm o mesmo sentido que as palavras anteriores, pois querem dizer “brigar”.  Juliette também usa bastante “é pau!“, se referindo a algo que é muito bom, ou muito difícil. Ou seja, é uma expressão com duplo sentido na Paraíba.

A advogada também já usou “receba nos peito“, quando alguém não acreditou, mas ela conseguiu e deu a volta por cima. Assim, você pode usar a expressão se alguma pessoa duvidar do seu potencial. Aliás, o “vixe!” é o “uai!” nordestino, que pode ser usado em qualquer situação.

Você também já pode ter visto Juliette falar “mangar“, o que é a mesma coisa que “tirar onda” ou “brincar” com outra pessoa.

Por fim, devemos lembrar que os trejeitos de Juliette, como abraçar e gostar de agradar aos outros, são normais no Nordeste. A região é muito carinhosa, com expressões típicas e com muitas riquezas, especialmente a população.

 

 Juliette usando um chapéu de cangaceiro, simbolizando o Nordeste
Imagem: Reprodução (Instagram)

 

Você também pode se interessar

 

Por fim, não deixe de participar das nossas Enquetes sobre o BBB 21, no estilo Gshow, sobre:

  1. O mais odiado do BBB 21 e que não merece o prêmio;
  2. Quem é o favorito para ganhar o BBB 21;
  3. O melhor jogador do BBB 21;
  4. O homem mais inteligente do BBB 21;
  5. A mulher mais inteligente do BBB 21.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes