Cuidados com pallet: como escolher, tratar e impermeabilizar

Aprenda quais são os cuidados com pallet, saiba como escolher e veja ainda um tutorial de como impermeabilizar a madeira.

Já pensou no prejuízo de fazer um sofá de pallet e algum tempo depois descobrir que ele estava com fungos, bactérias ou um pesticida que colocou a de todos em risco?

Com certeza ninguém gostaria de passar por isso. Portanto, resolver trazer um artigo completo sobre cuidados com pallet, como escolher o melhor material, além de um tutorial de como impermeabilizar a madeira.

 

Como escolher um bom pallet

 

 

Fonte: Reprodução/Google

 

 

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

Logo quando se popularizou a ideia de reutilizar os pallets, a procura por eles aumentou significativamente. E, para diminuir os gastos, muitas pessoas acabam pegando o material de descarte. Como resultado, não se sabe ao certo porque eles foram descartados, e esse fator é muito importante para não ter prejuízos na decoração com pallet, que inclusive ganhou muita força e até fizemos um especial com muitas e fotos de como usá-lo!

Related Post

Entretanto, m primeiro lugar, tente descobrir a procedência do pallet. Ou seja, o que ele carregava e porque foi descartado. Caso o pallet esteja mofado, rachado, com manchas de óleo, quebradiços ou ocos, não o leve para casa.

 

 

Tem carimbo?

 

 

Fonte: Reprodução/Google

 

 

Você sabia que originalmente os pallets são utilizados para fazer transporte de carga? Assim, dependendo da empresa ou indústria em que ele é utilizado, os fornecedores carimbam o pallet, indicando que eles foram tratados contra insetos. Mas, cuidado!

  • KD-HT ou apenas HT, indica que ele passou por tratamento térmico. Portanto, é seguro a reutilização.
  • Por outro lado, se a marca encontrada for MB, significa que ele foi tratado com um pesticida prejudicial à saúde humana, o chamado Brometo de Metila. Ou seja, esta opção não é nem um pouco segura para construção de móveis de pallet.

Por outro lado, mesmo que não haja nenhum tipo de carimbo na madeira, certifique-se de que o objeto não esteja com um cheiro forte ou possui um aspecto oleoso. Caso apresente esses sinais, não o utilize!

 

 

Cuidados com pallet

 

 

Fonte: Reprodução/Youtube

 

 

 

1 – Em primeiro lugar, remova todos os pregos. Não se esqueça de utilizar um luva para evitar qualquer tipo de acidente. Caso fiquem muitos buracos, você pode utilizar massa corrida para fazer a correção.

Por outro lado, fique atento. Pois, caso os buracos não sejam dos pregos pode ser um indício de cupins. Como resultado, este pallet deve ser descartado!

Sabe aquela dor terrível de bater alguma parte do corpo na quina de algum móvel? Com o pallet você não precisa correr esse risco, basta arredondar as pontas com a lixa.

3 – Por fim, chegou a hora de impermeabilizar o móvel. Mas, você sabe por que isso é tão necessário?

 

  • Veja também nosso especial de Sofá de pallet: passo a passo para montar o seu + 18 fotos.

Por que e como impermeabilizar pallets

 

 

Fonte: Reprodução/Google

 

 

Para isso, existem vários tipos de impermeabilizantes. O mais indicado são as opções ecologicamente corretas. Algumas tinta já possuem o impermeabilizante em seu critérios, neste caso, vale a pena checar as informações.

Em alguns tipos de pallets, apenas o verniz já é o suficiente para garantir a longa duração. Mas, é melhor não arriscar ter que desmontar seu jardim vertical inteiro, não é verdade?

 

 

Como impermeabilizar pallet

 

 

Fonte: Reprodução/Google

 

 

Materiais necessários

  • Lixa
  • Pano seco
  • Pincel
  • Impermeabilizante

Processo

  1. Com a lixa fina esfregue a madeira no sentido de suas próprias linhas;
  2. Em segundo lugar, utilize o pano para remover completamente o pó do pallet;
  3. Agora, com o pincel, passe o impermeabilizante na madeira seguindo as linhas. Espere pelo menos 24h até o produto secar completamente e passe novamente;
  4. Após a aplicação de duas ou três demãos, o produto estará pronto para uso.

 

Dicas extras para cuidados com pallet

 

 

Fonte: Reprodução/Google

 

 

Caso você ache um pallet em excelente estado mas está em dúvida sobre sua procedência, evite fazer móveis com ele em que haja contato direto com a madeira. Por exemplo, a mesa da cozinha pequena, o contato com as plantas por meio do jardim pequeno e também no quarto do bebê e das crianças.

Por fim, existem empresas especializadas em pallets. Ou seja, vendem o produto em bom estado, impermeabilizado e até pintado. Quem sabe essa seja a melhor opção para não ter trabalho na hora de decorar seu apartamento pequeno.

 

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.