No Limite: curiosidades e o que já sabemos sobre a próxima edição

O reality show No Limite foi um sucesso na primeira década dos anos 2000. Quase 10 anos depois, teremos mais uma edição! Conheça o formato do programa e o que já sabemos sobre a próxima edição.

- Continue depois da Publicidade -

O No Limite foi o primeiro reality show da Rede Globo e o segundo do país. Suas edições foram em 2000, 2001 e 2009. Contudo, o programa não teve o sucesso desejado e a emissora o cancelou.

Após rumores de que o reality show voltaria às telas dos brasileiros, o diretor Boninho confirmou que sim, teremos mais uma edição do No Limite em 2021, e com ex-BBB’s. Para que você possa conhecer melhor o programa, preparamos um breve resumo das regras antigas, dinâmicas, ganhadores, etc.

 

Você também pode gostar!
  • Antes de tudo, nos siga no Google News para poder saber tudo sobre o No Limite e o BBB 21 direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

 

O que é o No Limite?

 

Em resumo, os participantes do reality devem levar a sério o nome dele e viverem em locais que possuem várias limitações. Nas primeiras edições do reality, por exemplo, havia uma divisão entre 2 grupos (chamados de tribos) e cada um deles recebia da produção apenas o básico para sobreviver em uma praia.

Dentre os objetos disponibilizados pela produção, havia somente um pequeno machado e cantil para água. Ou seja, os próprios participantes deveriam caçar sua alimentação e sobreviver durante os 23 dias, que envolviam momentos em areia, mar e até mesmo floresta.

Dessa forma, ao contrário do BBB, não há luxo: todos devem resistir e viver no limite. Como as provas eram feitas em grupo, aquele que perdesse teria um eliminado. Porém, não era o público que decidia a eliminação, mas sim eles mesmos.

A cada semana, depois da declaração da tribo vencedora, a perdedora ia, de membro em membro, para um cômodo especial, o Portal. Lá, eles votavam para que um da equipe fosse eliminado, geralmente usando o critério de que o escolhido contribuiu para a falha do grupo. Assim, a votação era secreta.

Aliás, foi em uma votação que um dos primeiros memes de reality show apareceram. Ao precisar votar em um colega na edição de 2009, Marcelo indicou sua amiga Júlia, mas errou na grafia…

 

 

Marcelo vota em 'Julha' para deixar o No Limite
Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Edições passadas e vencedores

 

Zeca Camargo apresentou todas as 4 edições do programa. Para que você possa entendê-las melhor, confira:

  • A 1ª edição de No Limite foi ao ar em 2000 e teve Elaine de Melo como vencedora. O programa foi gravado no Ceará e ia ao ar todo domingo, logo depois do Fantástico.
  • Já a 2ª edição do reality foi no ano de 2001, mas gravado no Mato Grosso. Dessa vez, Léo Rassi resistiu melhor e acabou ganhando a competição, que também ia ao ar nas noites de domingo.
  • Em seguida, o programa estreou sua 3ª edição ainda em 2001. As gravações foram no Pará e o programa também passava na TV depois do Fantástico. Ao final, Rodrigo Trigueiro foi o vencedor.
  • Por fim, a 4ª edição ocorreu em 2009 e o programa passava às quintas, depois da novela, e domingos, depois do Fantástico. O No Limite retornou ao Ceará e declarou Luciana Araújo como vencedora.

 

Vencedores das primeiras edições de No Limite
Imagem: Reprodução (Rede Globo)

 

Quais são as provas do reality?

 

Da mesma forma que o BBB, o rumo do No Limite também é definido de acordo com o resultado das provas. A maioria delas envolve resistência e trabalho em equipe, mas também podemos ver testes de conhecimento (sobre o local ou os colegas).

Além disso, o programa também conta com uma das provas mais polêmicas de realitys: provar comidas exóticas. Em edições passadas, por exemplo, os participantes já tiveram de comer olho de cabra e cérebro de bode!

A sobrevivência nas situações extremas, por si só, já é uma grande prova. Porém, existem duas principais e que realmente definem o andamento:

  • Prova da Recompensa: lembra que os participantes iniciam o programa apenas com um machado e um cantil? A oportunidade para adquirir itens de “luxo” é vencer essa prova. Em resumo, as tribos disputam por comidas “normais”, fósforo, e até mesmo alguns passeios fora da área do No Limite;
  • Prova da Imunidade: a equipe vencedora dessa prova é imunizada e garante mais uma semana no reality. Os perdedores, porém, terão de votar uns nos outros para que exista um eliminado. Sem dúvidas, essa é a prova mais importante do No Limite.

 

Outros tópicos importantes

 

As eliminações vão ocorrendo no decorrer do jogo, mas existe uma repescagem, chamada de Vale dos Exilados. Porém, apenas podem participar os últimos eliminados do programa, e não os primeiros. Apenas uma pessoa se salva e consegue voltar para o No Limite.

A disputa da semi final é entre 4 pessoas, que são divididas em 2 duplas. Da mesma maneira, os participantes realizam diferentes provas e, ao final, uma dupla é eliminada. Assim, a dupla vencedora vai para a final. De novo, a vitória exigirá resistência, conhecimento, aptidão, etc. Geralmente, o resultado é ao vivo, durante o programa.

 

Polêmicas envolvendo o No Limite

 

A Rede Globo se inspirou em um reality americano, conhecido como Survivor. Porém, durante as primeiras edições (2000 e 2001), a emissora não havia adquirido os direitos autorais e sofreu acusações de plágio.

É claro que a Rede Globo conseguiu consertar o ocorrido, mas os direitos totais para a produção do No Limite chegou apenas em 2009. Por isso, o programa sofreu um hiato de 8 anos.

Além disso, também já existiram participantes que passaram mal durante as provas. Na segunda temporada (2001), por exemplo, uma participante (Lhitts Maciel) desmaiou e foi desclassificada. Na época, o programa sofreu duras críticas.

Para completar, as provas das comidas exóticas também foi alvo de críticas. Inclusive, alguns comentários da época usaram termos como “sádico”. Contudo, vale lembrar que os participantes sabem dos termos antes de participar do reality e aceitam as condições.

 

Enfim, o que podemos esperar sobre o No Limite em 2021?

 

Os rumores de uma nova temporada de No Limite surgiram em 2020. Mas, devido à pandemia de COVID-19, as gravações e a estréia foram remarcadas para 2021. Por isso, descobrimos alguns spoilers da nova edição apenas há pouco tempo.

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que o próprio Boninho já confirmou: essa edição será composta apenas por 18 ex-BBB’s. Até então, também temos a informação que as gravações serão no Ceará. Logo, podemos esperar areia, praia e bastante vegetação.

Além disso, já temos dia e horário para a estréia do programa: dia 11/05, terça-feira, logo após a novela das 21h. Ou seja, o No Limite iniciará 1 semana após a final do BBB 21, para que não possamos ficar sem reality! Ah, também vale lembrar que os programas vão ao ar apenas nas terças-feiras.

Outra curiosidade sobre o reality será o apresentador que, nas primeiras edições, era Zeca Camargo. Contudo, o mineiro saiu da Globo em 2020. Na sequência, Marcos Mion também saiu da Record e assim começaram alguns rumores que ele iria apresentar o No Limite.

Nesse cenário, Zeca Camargo chegou a comentar em seu Instagram sobre a volta do programa que, até então, seria comandado por Mion:

 

 

Mas, como os realitys dirigidos por Boninho são sempre uma surpresa, o apresentador do No Limite 2021 será André Marques. A divulgação ocorreu através do Instagram oficial da Rede Globo, mas os envolvidos também postaram como foi o convite especial e divertido. Confira!

 

 

 

Até mesmo Zeca Camargo comentou sobre André Marques e a “trolagem” com Mion:

 

 

Reação do público e dos famosos

 

Ainda em 2020, o público já havia vibrado com a estréia do programa. Em 2021, após a confirmação, muitas pessoas se manifestaram nas redes sociais. Realmente, o formato do programa promete surpreender a todos, principalmente porque a última edição já foi há mais de 10 anos!

 

Inclusive, na postagem de Boninho, muitos famosos se manifestaram. Confira, agora, algumas reações:

 

Reação dos famosos sobre o No Limite
Imagem: Reprodução (Instagram/Rede Globo)

 

Curioso para o No Limite 2021?

 

Com certeza, nós também estamos ansiosos para ver como será o No Limite 2021! Enquanto isso, preparamos, semanalmente, um artigo especial sobre a história do programa. Não deixe de conferir:

  1. Participantes No Limite 2021 + Enquete: veja os nomes e vote em quem você quer no reality
  2. No Limite: conheça as 3 provas mais curiosas das edições anteriores

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes