unhas

Unhas: dicas de cuidados, prevenção de doenças e ideias de decoração

Unhas bonitas precisam de cuidados com hidratação e nutrientes, então, veja como manter, além de dicas de decoração em alta

Compartilhe

As unhas são uma parte importante do corpo humano, uma vez que fazem a proteção dos dedos. Aliás, elas podem servir de alerta e revelar sobre sua saúde. Por isso, é essencial ter atenção e manter uma rotina de cuidados para mantê-las saudáveis, com dicas simples.

Por que cuidar das unhas?

Este é um gesto de autocuidado, que impacta de forma direta na autoestima, sobretudo das mulheres. Mas, além da apresentação pessoal, também tem reflexo na saúde. Afinal, elas ficam na extremidade das mãos e pés e podem ser porta de entrada de doenças. 

Diante disso, algumas ações simples podem ajudar a manter essa parte do corpo sempre saudável. Então, confira a seguir os passos básicos para o dia a dia:

  • Manter as unhas secas e limpas, pois evita a proliferação de bactérias;
  • Usar produtos para hidratação da região;
  • Evitar a remoção total das cutículas;
  • Incluir fortalecedores quando preciso. 

Um dos pontos primordiais para a saúde como um todo, e que vale também nesse caso é a alimentação. Isso porque, o corpo vai receber os nutrientes essenciais para manter toda a sua estrutura.

mão feminina destacando as unhas feitas e pintadas de lilás
Legenda: Para ter unhas saudáveis é preciso cuidar também da alimentação. Imagem de Valeria Boltneva no Pexels.

Como cuidar das suas unhas de maneira correta?

Para ter unhas saudáveis os passos principais são a alimentação, manutenção e limpeza. Com isso, é possível garantir o cuidado por dentro e por fora. Para facilitar, vale incluir alguns itens extras para melhorar os resultados, como:

  • Suplementação;
  • Produtos para hidratação;
  • Manicure e pedicure. 

Ao notar qualquer alteração na textura ou na cor das unhas, é preciso ter atenção. Afinal, pode ser um indício de problemas de saúde, até mesmo de outros órgãos. Portanto, em caso de sintomas prolongados, vale procurar um médico para investigar a causa.

Vídeo ensinando dicas para ter unhas mais saudáveis

1- Suplementação com vitaminas ajuda na saúde da unha

A suplementação é a ingestão de nutrientes extras, quando a alimentação não é capaz de fornecer tudo o que o corpo precisa. Desse modo, é comum o uso de complexos com várias vitaminas e minerais em cápsulas, por exemplo.

Quais vitaminas ajudam nesse processo?

No caso do cuidado com as unhas, uma das vitaminas mais importantes é a D. Ela é responsável pela absorção de cálcio no intestino. Quando está em falta, o corpo precisa buscar em outros tecidos, que contém esse item e os deixa mais fracos.

As vitaminas para unhas do complexo B, em especial a B7 também são essenciais. Isso porque, estimulam a produção de queratina, bem como, auxiliam na absorção dos demais nutrientes.

2- Unhas hidratadas são mais saudáveis

A hidratação ajuda a manter as unhas saudáveis, porque forma uma barreira protetora. Com isso, elas ficam mais fortes e resistentes à quebra. Para isso, existem várias opções em cremes, óleos vegetais e bases que cumprem essa função, e que contém:

Óleos como o de semente de uva, amêndoas e oliva, por exemplo, são boas alternativas. Além de serem naturais, ainda têm um custo acessível e são fáceis de usar. Basta aplicar sobre o local por alguns minutos toda semana.

3- Manter a unha sempre pintada faz mal?

De acordo com os dermatologistas, não é indicado usar esmalte de forma ininterrupta. Isso porque, os produtos utilizados para pintar as unhas contém solventes e outros compostos, que podem ressecá-las.

Sua unha precisa respirar

Para evitar esse problema, o indicado é ficar sem o esmalte pelo menos uma semana durante o mês. Assim, a camada de proteção pode se recompor. Também é um bom momento para fazer uma hidratação mais intensa na região.

mulher pintando as unhas de rosa sozinha
Legenda: O ideal é deixar as unhas sem esmalte por alguns dias. Imagem de Element5 Digital no Pexels.

4- Faça suas unhas com uma profissional

Deixar esse cuidado para quem entende do assunto é uma boa opção para quem não tem muito tempo ou habilidade. Aliás, pode evitar alguns problemas pela falta de técnica, tais como:

  • Retirar a cutícula em excesso;
  • Lixar de modo errado;
  • Machucar os dedos ao cortar os cantos.

Quem atua nessa área também pode resolver alguns problemas como unhas encravadas, por exemplo. Afinal, sabe a forma correta de remover os excessos sem causar ferimentos.

Atenção a limpeza do lugar e dos produtos usados

Um ponto que merece atenção ao buscar esse tipo de atendimento é com relação à higiene. Por isso, tenha certeza de que todos os itens utilizados no atendimento são descartáveis ou esterilizados. Outra opção é ter seu próprio kit para uso, e levá-lo ao salão. 

Esse cuidado evita infecções por fungos ou bactérias, bem como, doenças transmissíveis pelo sangue. Então, é crucial ter um profissional de confiança para executar o serviço.

Alterações nas unhas podem ser indicativos de doenças?

Certas alterações na forma, cores e textura das unhas podem indicar problemas no organismo. Isso pode ser um sinal de doenças no próprio local, como micoses, ou em outras partes do corpo. Assim, preste atenção em caso de:

  • Aparência seca e quebradiça;
  • Manchas;
  • Alteração na coloração. 

Em condições normais, essa película de proteção dos dedos deve ter aspecto transparente, com a base rosada. Por isso, caso note alguma mudança que persista por algum tempo, é melhor procurar um médico.

1- Unhas secas e quebradiças?

Esse tipo de sintoma está mais ligado à alimentação, porque indica a falta de nutrientes no corpo. Nesse sentido, pessoas que se submetem a dietas muito restritas podem ter esse reflexo indesejado. Outras doenças que podem ocasionar esse aspecto são:

  • Anemia;
  • Má circulação;
  • Doenças na tireoide.

É importante ficar atento aos sinais e fazer exames de forma periódica. Assim, é possível identificar a carência de algum tipo de nutriente no corpo que possa causar esse efeito.

Como cuidar

A alimentação é a principal forma de garantir os níveis ideais de nutrientes para manter as unhas fortes. Mas, caso não seja suficiente, vale apostar também em suplementos com vitaminas para reforçar.

2- Unha amarelada, o que isso significa?

A coloração amarela no tecido pode indicar problemas como diabetes ou doenças no fígado. Também pode ser um sinal de carência de antioxidantes ou de vitaminas A e C no organismo. 

Fatores externos, como o cigarro e o uso contínuo de esmaltes muito escuros podem levar a essa aparência. Afinal, a nicotina e os pigmentos podem aderir à camada externa e alterar a cor.

O que fazer?

Manter os hábitos saudáveis é a principal forma de evitar esse problema. Assim, ingerir uma quantidade adequada de vegetais, frutas e proteínas favorece o crescimento das unhas. Além disso, em caso de qualquer suspeita, vale a pena procurar um médico.

3- Manchas brancas nas unhas?

Pequenas manchas brancas, em geral, podem indicar ausência da vitamina B12, ou de outros nutrientes como ferro e zinco. Mas, também podem ter outras causas, tais como:

  • Alergia a esmaltes ou produtos de limpeza;
  • Disfunções hormonais;
  • Uso de antibióticos;
  • Batidas nos dedos, ou traumas com uso do alicate.

Em alguns casos, as manchas são mais presentes e indicam uma doença chamada leuconíquia. Embora não tenha outros sintomas, o quadro pode ter melhora com a alimentação e hidratação.

Procure um profissional da saúde

O ideal é buscar orientação médica, para averiguar qualquer problema. Ele também poderá avaliar se é preciso o uso de suplementação e pedir exames caso entenda necessário.

4- Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio no sangue?

A membrana abaixo das unhas pode ficar azulada quando há um baixo nível de oxigênio no sangue. Essa condição, também chamada de cianose, ocorre também quando se é exposto ao frio intenso. Afinal, o sangue demora mais para chegar até as extremidades. 

Caso isso ocorra em situações de temperatura normal, é importante ter atenção. Afinal, pode indicar problemas nos pulmões, de circulação, ou mesmo nos rins. 

Busque auxílio médico

Na persistência do quadro, é importante procurar um médico cardiologista ou clínico geral. Ele poderá averiguar os sintomas e solicitar exames adicionais para ter um diagnóstico.

5- Unha avermelhada, o que pode ser?

O tom de vermelho nas unhas pode ser sinal de alguma infecção por bactérias, bem como, unhas encravadas. Outras condições que podem ocasionar esse problema são:

  • Doenças no coração;
  • Pressão arterial;
  • Distúrbios respiratórios;
  • Ainda, derrame cerebral.

Caso o local tenha indícios de inflamação, pode-se buscar um dermatologista. Assim, ele poderá indicar remédios para tratar da infecção. Mas, se a vermelhidão for muito intensa e repentina, o ideal é buscar um atendimento de urgência.

6- O que quer dizer quando as unhas ganham tom esverdeado?

Essa tonalidade, em geral, indica algum tipo de infecção por fungos. Isso ocorre com mais frequência quando a região fica exposta a umidade e pouca luz. É o caso de quem usa sapatos fechados por muito tempo, por exemplo.

Locais de uso coletivo, como banheiros, academias e piscinas também podem favorecer esse tipo de infecção. Por isso, os cuidados com a higiene nesses ambientes devem ser reforçados.

Como proceder?

Alguns cuidados básicos como secar bem os pés após o banho e colocar os sapatos para arejar podem ajudar a evitar o problema. Mas, em caso de infecção, é preciso consultar um médico para prescrição de medicamentos.

Unhas saudáveis e decoradas

Com todos os cuidados na alimentação e manutenção, é possível ter unhas bonitas e saudáveis. Com isso, dá para abusar da criatividade na hora de pintar e decorar mãos e pés. Dentre as principais opções de escolha das mulheres estão:

  • Cores sólidas;
  • Francesinha;
  • Estilo floral;
  • Marmorizado;
  • Geométrico;
  • Adesivos;
  • Efeito fumaça;
  • Nude;
  • Degradê;
  • Metálico.

Cada tipo se adequa ao estilo pessoal, bem como, à ocasião em que vai usar. Como é simples de mudar, dá para variar bastante e apostar em novas tendências de unhas 2022. Afinal, este é um ponto que também ajuda a compor o look.

mulher mostrando uma das mãos onde suas unhas estão pintadas de vermelho e escrito love em dois dedos
Legenda: As unhas decoradas são uma tendência e permitem muitas combinações. Imagem de Designecologist no Pexels.

1- Invista em unhas com cores sólidas

Uma opção para quem prefere algo mais fácil e prático é usar uma única cor. Como não requer uma técnica especial, é ideal para quem vai começar a usar e não quer ir até o salão. Basta aplicar o esmalte sobre a base, em uma ou duas camadas.

Mesmo com uma cor única, é possível obter um ótimo resultado. Afinal, há um leque enorme de opções para escolher, em diversas tonalidades. Além disso, com a mistura de dois tons de esmalte é possível obter um terceiro. 

Cores para ter sempre à mão

Alguns tons são muito versáteis e são a escolha mais comum para fazer as unhas. Dentre eles, tem-se o preto, vermelho, marrom e branco. Mas, se quiser variar um pouco pode aderir a cores mais vibrantes como verde, azul e rosa.

2- Unha estilo francesinha 

As unhas estilo francesinha são uma escolha certeira, uma vez que são elegantes e discretas. Ainda assim, existem variações inspiradas na versão original, com esmaltes em cores diferentes, e bordas na diagonal.

Outra variação é fazer a técnica usando diferentes texturas. Ao invés do acabamento cremoso, pode ser utilizado um esmalte fosco ou metalizado. Com isso, ela ganha novas roupagens e fica mais moderna.

Uma opção mais tradicional 

A versão clássica desse formato de  unhas usa esmalte translúcido na base e faz uma borda fina na cor branca. Para finalizar, uma camada na cor renda para dar o acabamento. Esse é um modelo muito utilizado para o dia a dia, bem como, para as noivas. 

Vídeo ensinando a fazer francesinha

3- Como fazer unha estilo floral?

Esse é um tipo de nail art, ou seja, arte em unhas um pouco mais complexo. Consiste em fazer desenhos de flores à mão livre. Por isso, exige além de criatividade, um pouco de habilidade. 

Com algumas técnicas, no entanto, dá para conseguir fazer desenhos simples. Uma das formas é usar um pincel mais fino, ou mesmo um palito para fazer pequenos riscos. Assim, cada um deles vai formar uma pétala da flor. 

Ponto de destaque

Nesse estilo, a pessoa pode optar por um detalhe simples em cada unha. Ou ainda, fazer um desenho mais elaborado em apenas um dos dedos, a chamada filha única. Tudo vai depender do estilo de quem vai usar.

4- Unha com efeito marmorizado, como fazer?

Esse efeito imita as texturas irregulares de pedras, com cores e ondulações. Por isso, cada uma das unhas fica com um desenho único. Mas, é isso que deixa o resultado ainda mais bonito. A principal técnica para conseguir um efeito é bem simples, como se vê a seguir:

  • Depois de passar a base, proteja as laterais com fita adesiva;
  • Em um pote com água fria, pingue uma gota do esmalte escolhido;
  • Ao formar um círculo, adicione mais uma ou duas cores;
  • Misture de forma leve com um palito;
  • Em seguida, mergulhe cada um dos dedos e aguarde alguns instantes;
  • Faça isso em todas as unhas;
  • Limpe os excessos e aplique um extra brilho.

Uma ideia é combinar uma cor mais intensa com outra mais clara, para ter um contraste. Para ficar mais próxima do efeito sólido, aposte em tons de marrom.

5- É fácil decorar unha com efeito geométrico?

Esse efeito é obtido a partir de desenhos de linhas ou formas como triângulos. Embora alguns designs sejam mais complexos, algumas técnicas conseguem esse resultado de forma simples. 

Uma delas é passar uma camada de esmalte na cor desejada e esperar secar. Então, usa-se uma fita para marcar o desenho e aplicar outra cor. Assim, depois de seco é só remover a parte colada.

Carimbar as unhas 

Outra forma de se fazer isso, é fazer as unhas como de costume. Uma vez que estejam secas, com auxílio de um pincel ou um pedaço de plástico cortado bem fino, aplica-se uma linha fina por cima.

6- Como usar adesivos nas unhas?

Essa é uma alternativa para quem não tem muita habilidade para fazer desenhos à mão livre. Afinal, os adesivos têm várias opções de desenhos e em todos os tamanhos. A aplicação é simples, mas requer um pouco de cuidado:

  • Use um palito para retirar a película que protege a cola;
  • Posicione sobre a unha na parte mais próxima à cutícula;
  • Ainda com o palito, cole a extensão, com atenção para não ficar com rugas.

Para facilitar o manuseio, sobretudo dos modelos menores, use uma pinça. Assim, fica mais fácil segurar pela borda e posicionar no local onde será colado.

Abuse da criatividade

Há modelos de adesivos para unhas que cobrem a unha toda, que inclusive dispensa o esmalte. Já outros com desenhos menores, servem para adicionar detalhes como flores, estampas ou personagens. 

7- Unhas com feito fumaça

Esse estilo inovador imita um efeito de névoa no desenho do esmalte. Para isso, algumas técnicas podem ser utilizadas, uma delas similar ao efeito marmorizado. Também para as mais experientes, dá para fazer com um pincel fino.

Outra forma de fazer é usar uma base em gel, que quando exposta a um líquido com álcool cria esse efeito. Para aumentar o contraste, use uma cor escura por baixo, com o branco para fazer a névoa.

Adesivos prontos

De olho nessa tendência, já existem no mercado opções de adesivos que trazem esse efeito. Desse modo, mesmo para quem não tem muita habilidade, dá para entrar na moda. Afinal, é muito comum combinar técnicas diferentes.

8- Unha com decoração tipo nude

O nude é uma cor que se aproxima à tonalidade da pele da pessoa. Por isso, existem vários tons de esmalte, que se adaptam a cada um. Além de discreto, dá um ar elegante às mãos e não chama muita atenção. Mas, é possível adicionar um toque extra, como por exemplo: 

  • Pontos de luz com strass;
  • Detalhes florais;
  • Adesivos.

Como se vê, mesmo em uma proposta mais neutra, dá para combinar técnicas diferentes e obter um resultado único. Basta usar a criatividade e combinar com o estilo de cada um.

Perfeito para quem curte algo mais básico

Mesmo na opção mais simples, em cor única, esse estilo já confere uma aparência clássica. Aliás, é ideal para quem gosta de usar acessórios, uma vez que não rouba a atenção para as unhas.

9- Unhas Degradê

Nesse estilo, se usam duas cores de esmalte, que fazem uma transição suave. Podem ser dentro do mesmo tom, como por exemplo azul claro e escuro, ou em tonalidades diferentes. Uma das técnicas para obter esse efeito é com uso de uma esponja.

Para isso, depois de passar o primeiro tom sobre as unhas, basta esperar secar. Então, use uma esponja pequena e dê batidinhas a partir do meio até a ponta. É preciso que seja feito de forma bem suave, para não ficar marcado.

Esponja correta

A esponja comum utilizada para lavar louças pode ser usada para fazer o trabalho. No entanto, o acabamento não fica tão bonito. Por isso, a melhor opção para fazer as unhas degradê é aquela utilizada para maquiagem.

Vídeo ensinando a fazer unha degradê

10- Aprenda a decorar sua unha usando um efeito metálico

Os esmaltes metalizados são uma tendência que está em alta. Afinal, eles trazem um visual moderno e diferente. Mas, ao aplicar apenas o produto sobre as unhas, por vezes, ele fica com alguns riscos. 

Para evitar isso, uma das saídas é usar uma camada de cobertura fosca. Com isso, as imperfeições do esmalte ficam escondidas e o resultado é ainda mais bonito. Depois, é só aplicar um extra brilho para voltar ao luminoso do efeito do metal.

Maior durabilidade

Essa técnica também ajuda a fazer o esmalte durar mais. Isso porque, a cobertura adere ao metalizado e forma uma barreira extra. Além disso, dá para usar na versão fosca para variar quando não quiser muito brilho.

mulher com unhas pretas segurando uma xícara de café com as duas mãos
Legenda: As unhas metalizadas estão em alta e dão um aspecto moderno. Imagem de Lisa Fotios no Pexels.

Tenha unhas saudáveis e bonitas o tempo inteiro

O cuidado com as unhas é essencial para a saúde, bem como, para a própria autoestima. Então, vale a pena ter atenção, desde a alimentação, para que cresçam fortes. Já na parte externa, o ponto principal é a hidratação. 

Com essa camada saudável, dá para aproveitar e abusar dos diversos estilos de unhas decoradas ou então, mais discretas. Porém, na hora de buscar esse tipo de serviço fora, tenha atenção se o profissional toma todos os cuidados de higiene, tais como:

  • Uso de luvas;
  • Materiais descartáveis, no caso de palitos e algodões;
  • Para os reutilizáveis, como alicates, se passam por esterilização.

Essas dicas simples podem evitar futuros problemas como infecções por fungos, por exemplo. Assim, as mãos e pés ficam sempre bonitos e bem tratados.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias