Alfaiataria e a nova feminilidade – Silhueta forte e cheia de atitude é a aposta dos estilistas para celebrar as mulheres
Em época de grandes movimentos pelo direito das mulheres, o mundo da moda respira uma nova feminilidade, que rompe com a delicadeza e traz aspectos…
Em época de grandes movimentos pelo direito das mulheres, o mundo da moda respira uma nova feminilidade, que rompe com a delicadeza e traz aspectos cada vez mais expressivos para as silhuetas. No último mês de desfiles, as passarelas serviram como palco para intensificar as vozes que pedem por mais liberdade, igualdade e respeito, um espírito que reflete nas modelagens e também nas tendências da estação.
A nova feminilidade
De acordo com a WGSN, durante muitas estações o foco nas formas andróginas apresentou as mulheres como “um dos garotos”, com shapes soltos e de pegada agênera, que pouco valorizavam as formas femininas. No último mês da moda, no entanto, a feminilidade tradicional ressurgiu com força, em um momento que não poderia ser mais oportuno.
Alexander McQueen FW 18 – Shapes e silhuetas poderosas para uma mulher destemida! Imagem via WGSN Blogs.
Sob o tema “Romantismo é força”, Pierpaolo Piccioli trouxe para a passarela da Valentino a perfeita síntese desse novo momento da moda. As cores são suaves como o rosa blush e o menta dividem espaço com tons ultra vibrantes, que servem como ponto de balanço para a estamparia de motivo floral. Flores maxi desconstruídas, babados assimétricos e shapes que lembram pétalas trazem bastante impacto para as peças, rompendo com a tradicional delicadeza dos motivos estampados para criar a imagem de uma mulher poderosa, cheia de atitude.
Valentino FW 18
Com a força do movimento #MeToo e a explosão global de mulheres que exigem paridade, reconhecimento no local de trabalho e o fim do assédio sexual, os ternos e tailleurs apareceram com tudo nas passarelas. Símbolo da ascenção feminina no mercado executivo dos anos 80, eles aparecem em versões brocadas e repletas de strass na passarela Giorgio Armani, estruturados e com calça flare para Jil Sander e com pegada boyfriend na coleção Ralph Lauren.
Giorgio Armani, Jil Sanders e Ralph Lauren – Terninhos voltam com tudo!
Em contraponto aos terninhos estruturados, os tailleurs ressurgem com uma proposta mais suave. Brilhos metalizados e sobreposições com calças trazem personalidade para o conjunto, propondo um workwear mais divertido. Na imagem: Max Mara, Chanel e Blumarine.
Ombreiras com maxi proporções também propõem esse retorno à estética oitentista. Saint Laurent, Balmain e Versace trouxeram de volta os ombros poderosos, combinados com looks divertidos e de personalidade forte, ideais para a noite.
A Nova Feminilidade – Saint Laurent, Balmain e Versace. Imagem via: NY Times.
Muito associados à feminilidade tradicional, as rendas e os babados também marcaram presença em muitas passarelas. Nessa temporada, eles perdem o aspecto frágil e ganham releituras mais moderninhas através das aplicações inusitadas com assimetrias, proporções maxi e transparências sensuais.
Blumarine, Balmain, Giambatista Valli e Givenchy – FW 18