Blogs abrem espaço para moda de rua
O estilo moda de rua, na qual não vigora a ditadura das etiquetas, das grifes nem dos preços, chegou ao mundos dos blogs. Ao invés…
O estilo moda de rua, na qual não vigora a ditadura das etiquetas, das grifes nem dos preços, chegou ao mundos dos blogs. Ao invés – ou em reação – ao mundo da moda, blogs em várias cidades do mundo registram em imagens gente comum que faz sua interpretação pessoal do que se propõe nas passarelas.
“O que emerge é o indivíduo, a personalidade, as culturas diferentes. As culturas se espalham como mancha de azeita e, em 10 dias, o que era moda em Nova York já está em Shangai.”
A reportagem, traduzida no jornal La Nacion, foi originalmente publicada na Itália, país ligado à moda por excelência, no qual ainda não apareceu nenhum blog subvertendo o imposto pelos estilistas.
É só mais um sinal de que moda, como sinônimo de massificação, acabou. O que conta hoje é a tal da customização. Cai mais uma falsa oposição: de um lado, a alta-costura produzindo peças exclusivas aos ricos, de outro, a moda de massa para ser consumida por todos. E, a julgar pelos desfiles da semana de moda em Londres, o que vai pelas passarelas faz cada vez menos sentido para quem pretende andar na rua todos os dias.
Hoje, na era da singularidade, todos querem se distinguir, usando a roupa como linguagem, mesmo quando parece (leia o post abaixo sobre a roupa de HH) querer ignorar a roupa como forma de expressão.
Para navegar pelos blogs citados na reportagem, siga os links:
http://thesartorialist.blogspot.com/
http://www.torontostreetfashion.com/
Fonte:Nominimo Contemporânea, por Carla Rodrigues
Comentário do eddie: Eu tinha vontade de desenvolver um trabalho semelhante, mas tenho vergonha de pedir para fotografar as pessoas na rua… Se alguém se habilitar, teremos o maior prazer de publicar as fotos!