Exposição relata em SP história do vestido de noiva
Para marcar o Dia Internacional da Mulher (8), a partir de terça-feira (13), o espaço Cultural Blue Life traz a mostra “Vestes Sagradas – Vestidos…
Para marcar o Dia Internacional da Mulher (8), a partir de terça-feira (13), o espaço Cultural Blue Life traz a mostra “Vestes Sagradas – Vestidos de Noiva ou Rituais Imaginários”, sob a curadoria de Robert Richard e Lílian Heitor. (…)
“A exposição utiliza elementos do cotidiano, destacando a união entre o sagrado e o profano.”
Os vestidos de noiva seguem a moda de cada período; só a partir do século 18 as noivas começaram a usar vestidos brancos, resgatando a moda da antiguidade clássica grego-romana, como uma analogia à pureza e à inocência.
Nos anos 20, os modelos eram curtos e com cauda comprida, enquanto nos anos 70 havia a tradição do uso de tiaras e arranjos de flor de laranjeiras.
Segundo a curadoria da exposição, atualmente, a idéia predominante para o vestido de noiva é transformar a noiva em uma rainha.
A exposição é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) e do Cultural Blue Life.
“Vestes Sagradas”
Onde: Cultural Blue Life (av. Brasil, 298. Jardim América. São Paulo. Tel 0/XX/11/3884-9084)
Quando: de 13/3 a 16/3. De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 9h às 13h. Dia 17, das 9h às 13h
Quanto: gratuito
Leia a matéria completa na Folha Online
Leia também o trabalho da Profa. Queila Ferraz, História do Vestido de Noiva.