Uma roupa com significado. Kamala Harris foi empossada a primeira negra, a primeira sul-asiática-americana e a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos da América. Para a inauguração histórica, ela usou uma roupa de dois jovens designers negros.



Designers de Kamala Harris: Christopher John Rogers e Sergio Hudson


kamala
Foto: Daily Mail

Para a cerimônia de posse, na quarta-feira, 20 de janeiro, a ex-senadora da Califórnia vestiu um conjunto roxo de Christopher John Rogers e um look preto à noite de Sergio Hudson. Ambos são notavelmente designers americanos, com Hudson vindo da Carolina do Sul e Rodgers crescendo em Baton Rouge, Louisiana.

Antes de tudo, em 2020, Rodgers foi nomeado o CFDA American Emerging Designer of the Year. Desse modo, os looks de ambos os designers foram vistos na ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Por fim, Rogers postou uma foto de Harris com um visual vibrante em seu Instagram.

Obrigado, senhora vice-presidente. Estamos muito honrados por ter desempenhado um pequeno papel neste momento histórico, escreveu ele.


Além disso, a ex-primeira-dama Michelle Obama entrou com uma roupa monocromática na cor ameixa profunda, que também foi desenhada por Hudson, de acordo com a People.



Cor da roupa de Kamala Harris


Além de apoiar dois designers americanos negros, a escolha da cor também carrega um pouco de significado. Não só é uma combinação de azul democrata e vermelho republicano, significando bipartidarismo, mas também é uma das cores oficiais do movimento sufragista feminino, movimento que lotou pelo direito ao voto feminino.

A escolha da cor também tem diversos significados psicológicos, entre eles, destacamos que o violeta é uma mistura de vermelho e azul. Embora seja uma cor separada e distinta, consegue manter alguma coisa das propriedades de ambos, como uma mistura azul-vermelhada.

Assim, de certa forma, o violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul, tornando-se representativo da “identificação”. Esta identificação é uma espécie de união mística, um alto grau de intimidade sensível, que leva à completa fusão entre sujeito e objeto, de maneira que tudo o que se pensa e deseja deve tornar-se realidade.

Portanto, em uma reflexão do livro Teste das Cores de Lüscher, o violeta evoca espiritualidade, encantamento, com ar de sonho que se torna realidade. Lembrando um estado mágico, feérico, onde os desejos se realizam – de forma que a pessoa que prefere o violeta quer alcançar uma relação “mágica”.

Vimos esse tributo em outras mulheres políticas, incluindo Hillary Clinton.

Além disso, Abby Phillip da CNN também apontou que a cor é uma homenagem a Shirley Chisholm, que foi a primeira mulher negra eleita para o Congresso e a primeira mulher negra a concorrer à presidência em 1972.


Kamala


Kamala Harris usou um casaco e vestido violeta com uma máscara protetora preta, luvas de couro e seu colar de pérolas.

Enquanto isso, seu marido, Doug Emhoff, vestia um terno Ralph Lauren elegante, assim como o 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Muitas pessoas, incluindo a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, usavam roxo: “uma cor de unidade”. Mas várias também usavam monocromático, incluindo Jennifer Lopez, as netas de Biden e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, que usava um casaco azul sobre um vestido branco.


Quem é Kamala Harris?


Kamala Harris é uma mulher incrível. Em 2020, ela completou 56 anos. A senadora e ex-procuradora é filha de imigrantes.

Assim, sua mãe, Shyamala Gopalan Harris, uma médica, é da Índia, e seu pai, um professor de economia, é jamaicano.

Além disso, os pais estavam envolvidos no movimento pelos direitos civis. Eles criaram suas filhas com respeito às outras pessoas. Depois que seus pais se divorciaram, Kamala e sua irmã foram morar com a mãe.

Por fim, leia a biografia de Kamala Harris: a 1ª mulher negra vice-presidente dos EUA. E não perca de forma alguma o artigo especial da Gaga: Biden é presidente, mas a posse foi de Lady Gaga.