SPFW N56: destaques do último dia do São Paulo Fashion Week
Lino Villaventura, LED e Bold Strap foram algumas das marcas a encerrarem a edição de Verão 2024 do SPFW com seus desfiles
O São Paulo Fashion Week (SPFW) N56 chegou ao fim no último domingo (12) com mais seis desfiles na capital paulista. O encerramento foi marcado por apresentações memoráveis no Komplexo Tempo e Iguatemi São Paulo, além de outras localidades da cidade.
Vale mencionar que o Fashion Bubbles fez uma cobertura completa dos principais destaques de todos os dias de desfiles. Agora, confira o que teve de melhor nas últimas coleções exibidas para o Verão 2024!
O que aconteceu no último dia do SPFW?
O domingo foi o dia com o menor número de desfiles no SPFW N56. A primeira marca a se apresentar foi Lino Villaventura, seguida de LED e Lucas Leão. Na sequência, acompanhamos as exibições de Heloísa Faria e Gefferson Vila Nova. Para terminar, tivemos a Bold Strap.
Um ponto em comum entre as coleções foi o privilégio à identidade visual dos estilistas, ao invés de tendências do momento e temáticas específicas. Esse também foi o dia com a maior presença de famosos nas passarelas, como Camila Queiroz, Erika Hilton e Valentina Bandeira.
Lino Villaventura
As coleções de Lino Villaventura tendem a ignorar as tendências do momento em detrimento à preservação das características marcantes da marca, como a overdose de texturas e manualidades. No entanto, o estilista parece ter deixado a extravagância um pouco de lado para o Verão 2024.
Dessa vez, as roupas aparecem em tom mais comercial e flexíveis aos guarda-roupas da maioria das pessoas. A transformação se faz presente tantos nos looks esportivos típicos dos anos 1980 que abrem o desfile, quanto entre os vestidos festivos que o encerram.
As cores vibrantes e as sobreposições também foram características latentes entre as peças apresentadas por Lino Villaventura no SPFW N56, que celebra os 45 anos de história da marca.





- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
LED
LED também completou um aniversário importante durante o SPFW N56 – de 10 anos! Por sua vez, o estilista Célio Dias apostou em uma grande comemoração em seu desfile. Não faltaram referências às boas memórias com elementos clássicos de sua trajetória dentro da marca mineira.
Vale destacar: crochês ultracoloridos, peças sem gênero, itens sexies e divertidos e politização da moda – com jargões como “abaixo ao macho astral” e “bicha pare” entre as estampas das roupas.
Além disso, esse foi um dos desfiles com a maior presença de famosos na passarela da temporada. Erika Hilton, Blogueirinha, Mateus Carrilho, Valentina Bandeira e Pepita foram alguns dos modelos da LED.





Lucas Leão
Para o SPFW N56, Lucas Leão buscou a combinação perfeita entre os novos recursos da moda oferecidos pelas novas tecnologias (como os moldes 3D) e o artesanato tradicional brasileiro.
Como resultado, vemos muita alfaiataria em sua coleção para o Verão 2024, porém com aplicações especiais – incluindo vidros cheios d’água. Os tons predominantes são os pasteis, com a raríssima ausência de qualquer peça preta.





Heloísa Faria
O upcycling já era o carro-chefe das criações de Heloísa Faria muito antes da técnica dominar o SPFW N56. Sendo assim, isso não seria diferente no primeiro desfile presencial da marca no evento (ela havia apresentado apenas um fashion film na edição anterior!).
A estilista reúne peças que ganhou do acervo da Pilar, marca de moda festa dos anos 2000, e as adapta para o dia a dia. Além disso, não faltam jeans, tricôs, moulages e camisas na coleção Verão 2024.
Rendas, pequenos detalhes e minuciosidades são destaque entre as novas roupas. O mais interessante é que Heloísa usa um fio preto como uma identidade entre quase todos os itens apresentados – ora bordado, ora retorcido, ora perdurado e ora decorando as barras de calças, saias e vestidos.





Gefferson Vila Nova
Gefferson Villa Nova nomeou sua coleção apresentada no SPFW N56 de “Coração Tropical”, porém sempre deixou claro que não trabalha com temas em suas criações – apenas com técnica e construção, como afirmou à Elle.
No entanto, as peças apresentadas para o Verão 2024 mantém um padrão com algodão, silhuetas enxutas e cores vivas (incluindo vermelho, laranja queimado, azul-claro e um pouco de branco).
Os clássicos do repertório de Gefferson não ficam de fora dos lançamentos, entre eles: calças-cargo, camisaria em cânhamo e bordados florais. Por outro lado, as novidades são as sungas e as bolsas Porto da Barra (que remetem aos coolers levados à praia de Salvador).





Bold Strap
Por sua vez, não faltaram temas que inspiraram a coleção de Verão 2024 da Bold Strap. As referências vieram desde os clássicos “Meninas Malvadas” e “Gossip Girl” até o universo fetichista – tudo isso para imaginar como encararíamos os anos do colégio com a cabeça que temos hoje.
Como resultado, foram apresentadas muitas minissaias pregueadas, coletes de tweed, meia arrastão, bermudas com a cueca à mostra e jaqueta varsaty. Além disso, bolsas-livro, gravatinhas, skates e piercings chegaram para completar os looks.
Menção honrosa à participação de Camila Queiroz, que deu o que falar nas redes sociais ao encerar o último desfile do último dia do SPFW N56.





Conclusão sobre o último dia do SPFW
Mais uma edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim após 5 dias de desfiles que ocuparam a capital paulista. O encerramento também marca o fim do ciclo “Origens” iniciado no SPFW de maio.
Vale mencionar que a semana de moda brasileira sucedeu as temporadas de Nova York, Londres, Paris e Milão. Sendo assim, veremos novas coleções das principais marcas do mercado da moda apenas no início do próximo ano.
- Em seguida, leia também SPFW N56: destaques do 4° dia do São Paulo Fashion Week
Enquete A Fazenda 2023: quem Tonzão vai indicar para a 11ª Roça?
Tonzão Chagas é o Fazendeiro, e precisa indicar um dos colegas para a 11ª Roça. Assim, o Fashion Bubbles quer saber: qual dos peões será indicado por Tonzão? Vote na enquete A Fazenda 2023 e confira a opinião de outras pessoas em tempo real!