Birkenstock – Saiba tudo sobre a tendência e a história da marca

De origem alemã, a sandália é o ápice do conforto e seu formato divide opiniões. Ainda assim a queridinha Birken retorna para a temporada, se revelando como forte aposta do Verão 2021.

1.246

Criada inicialmente como um calçado ortopédico, a sandália Birkenstock conquistou gerações e se consagrou como um clássico da moda. Apesar do shape polêmico, ela sempre volta ao pódio das tendências e dessa vez não seria diferente.

Isso porque, como a ordem da temporada 2021 é priorizar o aconchego máximo, a moda casulo retorna e, com ela, os modelos universalmente confortáveis.

Sandália Birkenstock é tendência novamente

 

sandálias Birkenstock com usadas com meias em desfiles de 2020
Repare nos modelos com aplicações e também birken com plataforma. Fonte: Vogue América

 

Embora nunca tenham saído de cena, as tradicionais sandálias Birkenstock haviam ficado apagadas por alguns anos. Dessa vez, elas retornam com destaque para o tradicional modelo Arizona, que é certamente o mais fácil de usar.

Ainda nas passarelas internacionais, a sandália já apareceu nas coleções de marcas importantes como Zimmerman e Altuzarra.

Já entre as famosas que apostam na Birken estão Katie Holmes e Kendall Jenner, uma dupla fashionista que é imbatível na hora de disseminar novidades.

look com birkenstock
Imagem: Pinterest
famosas com birkenstock
Katie Holmes. Imagem: Reprodução
kendall jenner usando birkenstock
Kendall. Imagem: Reprodução
Denise Pitta usando birkenstock com macacão jeans
Denise Pitta criadora e editora do Fashion Bubbles
looks da gigi hadid
Imagem: Reprodução

 

Recentemente, a Birkenstock também sentiu uma alta na venda dos seus modelos com pelinhos. Isso se deve aos efeitos da pandemia, que impulsionou a venda de roupas cada vez mais confortáveis. Para o novo consumidor, o ideal é que as peças sejam perfeitas para usar tanto dentro quanto fora de casa. E isso a Birken faz com maestria.

 

Como usar

 

Uma vez que se trata de um calçado bastante despojado, a primeira reação pode ser combinar com looks casuais. No entanto, a moda é sinônimo de criatividade e, por isso, as opções são quase infinitas.

 

gigi hadid birkenstock
Imagem: Reprodução

 

Sandálias Birken com meias

Além do tradicional combo jeans + camiseta, as fashionistas têm apostado no mix com vestidos leves e esvoaçantes. E para as mais ousadas, também vale usar a sandália Birkenstock com meias coloridas.

 

sandálias Birken com usadas com meias coloridas

Aqui birken com meias coloridas para looks descolados e cheios de estilo

sandalia birken
Como falamos anteriormente, a Birkenstock com meia está em alta. Imagem: Reprodução

 

 

História das sandálias Birkenstock

 

Desde o princípio, a história da Birken está enraizada no conforto e a marca é considerada a avó dos sapatos ortopédicos.

De origem alemã, a marca Birkenstock tem suas raízes em Johann Adam Birkenstock, registrado em 1774 como “vassalo e sapateiro” nos arquivos da igreja local na pequena vila Hessian de Langen-Bergheim.

Em 1896, o tataraneto de Johann, Konrad Birkenstock, desenvolveu a primeira palmilha com contornos para ser usada na produção de calçados personalizados. Ainda no mesmo ano, seu filho Karl abriu duas lojas de calçados em Frankfurt, Alemanha, onde continuou a fabricar e vender suas palmilhas.

Empolgado com a pesquisa e os resultados, logo na sequência Karl começa a criar cursos de treinamento da marca, com apoio de médicos importantes. Foi assim que ele lançou o “Sistema Karl Birkenstock” de calçados ortopédicos.

Imagem: Reprodução

 

Após a Segunda Guerra Mundial, a sandália Birkenstock foi se popularizando entre os soldados devido ao suporte excelente que a palmilha oferecia.  Depois disso, a Birken foi ganhando destaque ao redor do mundo e até hoje é considerada uma marca super confortável.

Hoje em dia, independentemente das tendências, a Birken possui um público muito fiel. Isso porque é comum ver viajantes com a sandália nos pés, tudo graças ao sistema inovador desenvolvido ao longo dos anos.

No vai e vem das tendências

Além disso, as Birkenstock são perfeitas para ilustrar o vai e vem das tendências. Lembrando dessa forma, que a moda não é tão efêmera assim. Ademais, no mundo contemporâneo uma moda leva, geralmente, uma geração ou mais até se esgotar.

Você também pode gostar!

Como exemplo, no Brasil, as sandálias começaram a ter seu retorno ganhando força em 2014, ficando ainda muito restrita aos fashionistas. Já em 2017, as sandálias Birken foram alçadas a hit paras as próximas temporadas. Depois perderam força e por fim retornam triunfantes!

Birken – Confira as principais tendências em Birkenstock 2021

Birken tendência para 2021
Birkenstock x Proenza Schouler Collection

Birkens com aplicações e plataformas

Aqui birken com plataforma e aplicações da Vivetta at Milan Fashion Week Spring 2020 – Fonte: Pinterest

Certamente, as sandálias de velcro, ganharão um toque especial com aplicações diversas, como flores, pedraria, etc.

Tons suaves

De certo, aposte em birkens  de tons suaves e materiais confortáveis

Birkenstock em tom suave de rosê

Dando continuidade, destaque para birkens em tons pastel e cores suaves

Na sequência, tom de lilás, outra grande aposta para 2021

Birkenstock lilás

Metalizados

 

O metalizados estão igualmente em alta nas sandálias birkens

Seguindo com outro modelo de Birkenstock metalizada

 

Modelos em plásticos, coloridos e divertidos

 

Acima modelo da Valentino e birken pink

Plataformas

Vivetta at Milan Fashion Week Spring 2020

Além de destaque para os modelos de Birkenstock com plataforma

Modelos criativos

Birken 2021 com amarrações
Sportmax Spring 2020 Fashion Show Details – Fonte: Pinterest

Por fim amarrações e formas inusitadas

Issey Miyake at Paris Fashion Week Spring 2020 – Fonte: Pinterest

 

 

você pode gostar também