A Conferência Juntos, criada pela McKinsey & Company, trouxe um dia repleto de empoderamento para talentos negro, inspirando, desenvolvendo e ampliando uma rede de jovens no mercado de trabalho brasileiro.
Cerca de 300 jovens negros, universitários e recém-formados, foram convidados para compartilhar aprendizados e receber muito conhecimento de diversos ‘speakers’ durante o dia.
Participamos da programação durante o dia com palestras, painéis e sessões de recrutamento com empresas engajadas na causa. Confira dados e dicas da conferência:
O mercado de trabalho para o negro
No entanto, os negros também estão muito mais no cenário do desemprego. Por exemplo, dois em cada três desempregados são pretos ou pardos.
Veja também…
A situação fica ainda mais desigual quando falamos sobre cargos maiores, como gerenciais. Os negros só ocupam 29% dos cargos de gerência em uma empresa. Na alta gerência, eles possuem apenas 11,9% nestes cargos. De maneira mais clara, onde estão dez altos gerentes, apenas um é negro.
Quando vamos falar sobre salário, a diferença ainda está presente. Os negros recebem menos. Enquanto um branco receberia $3.282, o negro receberia para a mesma atividade $2.082. Em uma função inferior e até informal, o branco receberia $1.814 e o negro $1.050.
E talentos negros em grandes empresas?
Um estudo do Instituto Ethos nas 500 maiores empresas revelou a presença dos negros em diferentes posições.
Conselho Adm.: 4,9% Quadro Executivo: 4,7% Gerência: 6,3% Supervisão: 25,9% Quadro Func.: 35,7% Trainee: 58,2% Estagiários: 28,8%. Aprendizes: 57,5%
Incentivo à diversidade racial
Eventos como a conferência juntos incentivam e trabalham junto com grandes empresas para mudar esse retrato citado acima. Mais do que criar programas para contratação de negros, anunciar vagas, capacitar gestores, é necessário preparar esses talentos para cargos maiores.
A Conferência Juntos 2019, trouxe uma edição com grandes nomes no mercado de trabalho, como a executiva Nina Silva, do movimento Black Money. Todos os profissionais presentes incentivaram os talentos negros a se juntarem, ajudando uns aos outros em uma rede de contatos e dicas.
Aprender inglês é um requisito básico para entrar em grandes empresas internacionais. Como incentivo, o evento sorteou cerca de 70 bolsas de estudo na escola de idiomas Wizard.
Workshops sobre tecnologias e ferramentas de atendimento, dicas práticas para processos seletivos e até mesmo para conseguir mentores foram discutidos durante o dia.
Para os jovens, o recado deixado foi a importância de serem resilientes e ocuparem espaços e cargos que o preconceito diz não serem nossos. Além disso, é importante lembrar que quando conquistamos nossos espaços, estamos conquistando por todos que ainda não chegaram ao mercado.
Por Larissa Lima