Academia: máscaras, qual a melhor forma de usá-las durante o treino?

Você quer voltar a fazer atividade física, mas ainda tem dúvidas sobre o uso das máscaras e qual a melhor forma de se manter seguro? Tire suas dúvidas aqui no Fashion Bubbles.

976

- Continue depois da Publicidade -

Para a liberação de algumas atividades durante a pandemia, o uso de máscaras se tornou imprescindível. Contudo, para a academia, seu uso ainda causa muitas dúvidas. Afinal, será que faz bem ou mal usar as máscaras durante a atividade física? Descubra aqui na Fashion Bubbles e saiba como melhorar sua segurança nas práticas esportivas, seja na academia ou ao ar livre.

O uso da máscara

Devido a pandemia, muitas coisas mudaram e agora já fazem parte de nossas vidas. Uma delas é a máscara. Apesar de causar um certo desconforto, seu uso é obrigatório por lei para poder frequentar ambientes fechados e que tenham uma maior aglomeração de pessoas, como parques.

O uso de máscaras de proteção nos fez tomar consciência de algo, que antes de sua utilização, não era tão perceptível assim – a inspiração. Com máscaras cobrindo boca e nariz, a entrada de ar para o simples ato de respirar se tornou mais difícil. Isso se deve por conta da barreira física que o tecido faz, e assim você precisa puxar o ar com muito mais força para obter a mesma quantidade de oxigênio.

Academia na pandemia
O mundo na pandemia – Fonte: Pexels

Atividades físicas na pandemia e o uso das máscaras

Com a quarentena, muitos amantes da academia tiveram que ficar em casa por um bom período. Até mesmo quem não era muito de praticar esportes, percebeu que ficar em casa, deixou as roupas mais apertadas… E os números na balança subiram! Dessa forma, assim que as academias e parques foram liberados, muitas pessoas voltaram a ativa e começaram a praticar exercícios a fim de perder os quilinhos extras ou então por questão de manter a saúde em dia.

Entretanto, seja na academia ou ao ar livre, o uso das máscaras se tornou um dificultador. Devido a menor oferta de oxigênio, que se torna mais necessário ainda durante um esforço físico, fadigas e tonturas acabam por se tornarem comuns. O que gera desconfortos para o praticante.

E já que não tem como escapar das máscaras, a dica é não pegar pesado nos treinos. Opte por fazer treinos mais leves e de menor intensidade. Exercícios que não aumentem tanto seus batimentos cardíacos ou exijam muito esforço em um curto período de tempo. Outra opção também, é dar pausas maiores e permitir que a respiração não se torne ofegante.

E claro, sempre preste atenção nos sinais do seu corpo. Caso você fique muito ofegante, dê uma pausa. Bem como sinais de tontura, sonolência e falta de ar. Lembre-se que você está treinando para manter a saúde!

Academia na pandemia
Correr – Fonte: Unsplash

Mas usar a máscara durante a atividade física faz mal ou não?

Não existe nenhuma comprovação de que as máscaras causem algum dano à saúde se utilizadas durante algum exercício físico. O que ocorre é que ela irá agir como uma barreira, afinal essa é a sua função. E também seu uso em períodos de pandemia é de extrema importância tanto por questões de legislação quanto por prevenção de saúde.

O que pode ocorrer é uma elevação dos batimentos cardíacos, mas isso não significa que vá gerar mais riscos para quem praticar atividade física com máscaras. Com relação a inalação de gás carbônico, apesar de poder ficar contido na máscara, a quantidade é pequena de forma a não causar nenhum malefício comprovado.

Além disso, o uso de máscaras não anula o benefício que a prática de exercícios traz para a saúde. O exercício é muito útil para aumentar a imunidade, disposição e quebra o sedentarismo que o home office acaba tendo como consequência.

Academia na pandemia
Máscaras – Fonte: Pexels

Use a máscara para treinar sua respiração

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Como o oxigênio que entra é muito menor, aposte em treinar respirações mais profundas. Isso diminui o desconforto da máscara e ajuda a mudar seu padrão respiratório. Basicamente você acaba se acostumando o uso da máscara e com o tempo irá ver que o desconforto será menor.

A respiração mais lenta ajuda no estresse e na ansiedade. Além de colaborar no sono e também no rendimento da prática física.

Fique atento no tipo de máscara que você irá utilizar

Uma outra dica é prestar atenção no tecido da sua máscara e também no modelo, máscaras 3D, podem ser mais confortáveis, por exemplo. Tecidos totalmente de algodão tendem a esquentar mais e restringem a ventilação. Bem como, tecidos muito grossos. Portanto, utilizar tecidos hidrofóbicos são melhores, pois umidificam menos. Outra alternativa é utilizar tecidos mais finos, assim puxar o ar não se torna tão exaustivo.

O ponto chave é se habituar à mascara. Tente utilizar a que te traga mais conforto e utilize o mesmo tipo de máscara sempre. Assim, seu corpo irá se adaptar mais rapidamente.

Academia na Pandemia: Dicas para se proteger

Por fim, iremos te dar algumas dicas para aumentar sua segurança na hora de ir para a academia!

  1. Troque de máscara se ficar muito úmida

Caso você sue muito durante o treino, provavelmente sua máscara irá ficar molhada. Por isso, sempre leve uma reserva caso precise trocar. Se a máscara estiver molhada sua barreira não faz mais efeito, deixando com que gotículas passem por ela.

  1. Não toque olhos, boca nem nariz

Evite tocar no rosto, regiões como olhos, boca e nariz são a principal porta de entrada para o vírus. Assim, tente prestar atenção e evitar ao máximo mexer no rosto com as mãos. Para isso, prefira usar uma toalha caso tenha que secar o suor.

  1. Tenha sempre álcool com você

Todas as academias fornecem o álcool e é muito importante que você utilize ele. Sempre passe álcool nos equipamentos antes e após o uso. Assim, você poderá utilizar com maior confiança e menores preocupações. O álcool irá limpar o suor e também esterilizar o equipamento. Lembre-se que em superfícies úmidas a resistência do vírus é maior.

  1. Evite aglomerações

Tente evitar os horários mais cheios da academia. Assim como os dias. Veja quais são os horários que tem a menor quantidade de pessoas na academia que você frequenta e também os dias. Geralmente horário entre 10h e 12h ou 14h às 17h tendem a ser os horários mais vazios. E nas quintas, sextas e sábados pouca gente vai a academia, pois já está cansado da semana.

Academia na pandemia
Evite aglomerações – Fonte: Unsplash
  1. Não saia de casa se tiver algum sintoma

E se você sentir ou apresentar algum sintoma, não saia de casa. Avise a academia e possíveis locais que você tenha ido. Busque por orientação médica caso sinta febre, tosse, coriza, falta de ar ou perda de olfato.

Por fim veja também Tipos de máscara de proteção e Looks com máscaras.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também