Looks com máscara – Como um item de proteção virou acessório fashion?

Se antes as máscaras de tecido eram vistas com desconfiança, agora elas se tornaram itens de proteção indispensáveis e passaram a fazer parte do armário para 2020 / 2021.

2.614

- Continue depois da Publicidade -

Os looks com máscara se tornaram populares durante a pandemia do COVID-19 e a moda pegou carona nessa onda.

Se antes as máscaras de tecido eram vistas com desconfiança, agora elas se tornaram itens de proteção indispensáveis e passaram a fazer parte do armário para 2020 / 2021, o que fez surgir uma infinidade de tipos de máscaras de proteção.

Dentro desse cenário tão delicado, a Vogue Business investiga como a indústria está se comportando nessa história toda:

  • Veja também:  Máscara Infantil – Como fazer com passo a passo, máscara de crochê com moldes, além de diversos modelos divertidos. Além de  Maquiagem para os olhos: 10 tendências para usar já. Com o uso das máscaras, olhos ganharam todo destaque!

Looks com máscara: como o item de proteção virou acessório fashion?

Billie Eilish com máscara facial
Billie Eilish / Reprodução

 

De acordo com a Lyst Index, a máscara facial Arrow, da marca Off-White, tornou-se o produto de moda masculina mais pesquisado online durante o primeiro trimestre do ano. Embora ela tenha sido lançada ainda em 2019, a pandemia fez com que as máscaras ganhassem mais destaque, havendo previsões que elas permanecerão fortes na moda pós-pandemia.

Ainda na virada do ano, muitos artistas já apareciam em premiações e tapetes vermelhos usando máscaras faciais como acessórios.

looks masculinos com máscara
Reprodução

 

Após a pandemia do Coronavírus, as máscaras de proteção passaram a ser fortemente promovidas pelas autoridades governamentais e de saúde em todo o mundo.

Nessa corrida, muitas marcas aproveitaram para lançar os seus modelos, tanto para vendas quanto para doações ou presentes para os clientes.

looks com máscara combinando
Sabrina Satto
bruna marquezine máscara
Bruna Marquezine / Reprodução

 

A história recente das máscaras de proteção na moda

 

Segundo a Vogue Business, as máscaras de proteção facial vendem bem no Japão há décadas, desde a pandemia de gripe espanhola de 1918 e o terremoto de Great Kantō de 1923 que encheu a atmosfera de fumaça.

Mesmo antes do Covid-19, o consumidor japonês típico usava uma média de 43 máscaras por ano. As máscaras também são comuns na China e na Coreia do Sul, consideradas uma importante barreira protetora nas grandes cidades poluídas.

tendência máscara facial
Reprodução
looks masculinos com máscara
Reprodução

 

Assim, com o K-Pop ganhando fama no Ocidente, logo os looks com máscara chegaram também aos tapetes vermelhos e produções de street style. No entanto, o que ninguém imaginava é que elas se transformariam em um item de proteção quase obrigatório.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Para se ter uma ideia, depois que o uso de proteção facial no transporte público tornou-se obrigatório no Reino Unido em meados de junho, na semana seguinte, a procura por máscaras faciais aumentou em 48%, segundo a editora de varejo Edited.

 

Os looks com máscara viraram tendência?

máscara de tecido tie dye
Instagram

 

Essa é uma questão difícil de responder. Entre todos os questionamentos que a pandemia despertou sobre o abismo social que nos separa, é difícil chamar de “tendência” um acessório de proteção, que deveria servir para salvar vidas. Até porque no Futuro do Consumo,  experts tem apostado em um mundo com menos tendências.

No entanto, no que tange a sociologia da moda, é fato que nós – enquanto seres sociais – usamos roupas e acessórios para nos expressar. Assim, quando o uso de máscaras de proteção de tecido vira obrigatório, é da natureza humana buscar pela personalização.

Afinal, nós queremos exaltar a nossa individualidade e fugir daquilo que nos torna uniformes, não é mesmo?

Máscaras Estilosas

look tie dye e máscara
Instagram
look masculino com máscara
Reprodução
máscara facial estampada masculina
Reprodução
como usar máscara de bandana
Vogue Business

Todo mundo de máscara

Segundo Sucharita Kodali, analista da Forrester, o fato é que  “todo mundo tem que usar uma máscara. Independentemente da idade, da sua conta bancária e independentemente de como esteja na moda. Então, se você precisar usar uma máscara, é melhor que ela pareça bela”.

Para as marcas que estão sofrendo com a crise econômica causada pela pandemia, é possível que a produção e venda de máscaras faciais ajude a retomar as vendas. Nesse caso, de fato, incentivar a combinação de looks com máscara pode ajudar na humanização da empresa, além de promover novos produtos.

 

máscara estampada combinando com o look
REUTERS/Temilade Adelaja
look combinando com a máscara
Pinterest

O futuro das máscaras

No entanto, os especialistas consultados pela Vogue Business apontam que ainda não está claro se os consumidores comprarão máscaras das marcas de que sempre gostaram ou se procurarão pelo número crescente de marcas especializadas em máscaras.

Por fim, embora tudo aponte que a demanda por máscaras faciais deve permanecer forte no mundo todo no futuro próximo, a inovação constante (tanto em termos de design quanto de tecnologia) é essencial para se destacar em um mercado já saturado.

Uma dica é o Ateliê de Máscaras que tem feito máscaras bem diferentes e estilosas:

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -