Como fazer sopa de ervilha? 7 receitas, modo de preparo, dicas e benefícios

Cozidas e com alguns temperos, as ervilhas verdes se tornam uma refeição pouco calórica e muito saborosa. Confira os melhores modos de preparo com receitas de chefs famosos.

760

A sopa de ervilha, além de ter um preparo fácil, também é uma boa pedida para quem não gosta tanto de vegetal. Com diversas carnes e ingredientes possíveis de acrescentar, a sopa de ervilha fica rica em sabor e principalmente, em nutrientes.

Preparado mais durante o inverno e outono, há também quem ame a receita em todas as estações do ano e adapte o legume não só em sopa, como em saladas e refogados para o dia a dia.

sopa de ervilha em recipiente branco em cima da mesa
Foto/Kitchenaid

Como fazer sopa de ervilha?

 

Ingredientes e receita

500 g de ervilha desidratada

300 g de costelinha defumada

300 g de bacon

1 cebola picada

3 colheres (sopa) de óleo

3 dentes de alho

Modo de preparo

Primeiramente, em uma panela grande coloque os cubinhos de bacon e frite em fogo baixo. Logo após coloque o alho e a cebola e mexa até dourar a cebola. Acrescente a ervilha com a água que ficou de molho ou com a gordura que restou ao fritar o bacon.

Nesse sentido, cozinhe até que as ervilhas se desfaçam. Polvilhe com a salsa e a cebolinha. No vídeo a seguir, a youtuber Dani Noce mostra o preparo da sopa, com ingredientes adicionais saborosos.

Confira 7 das melhores  receitas para você se inspirar

Veja também Jantar romântico fácil com 12 receitas.

1. Sopa de ervilha com bacon

2. Sopa de ervilha com caldo de legumes | Bela Gil | Bela Cozinha

A Bela Gil vem se destacando no cenário da gastronomia brasileira, com receitas saudáveis, mas sem paranoia. Assim fizemos questão de trazer uma de suas receitas de sopa de ervilha.

3. Sopa fácil e deliciosa

4. Caldo de ervilha com bacon

5. Outro vídeo de sopa de ervilha

6. Creme de ervilha com mandioquinha (batata baroa)

Você também pode gostar!

7. Sopa de ervilha por Homem na Cozinha

Qual o tempo de cozimento da ervilha?

O cozimento pode levar de 10 a 15 minutos, dependendo da quantidade, e a melhor forma é cozinhar na água fervente. Também é possível cozinhar na panela de pressão, porém levará mais tempo, podendo chegar a 30, 40 minutos.

Além disso, ervilhas congeladas podem ser colocadas diretamente em refogados para serem juntamente cozidos.

Receitas caseiras fáceis e rápidas também são ótimas pedidas para datas e jantares especiais.

Sopa de ervilha para 50 pessoas

Quando pensamos em comida caseira, sempre imaginamos uma quantidade intimista e familiar, como por exemplo para três a cinco pessoas. Para quem deseja preparar a receita em grande quantidade, ela será uma excelente opção, principalmente por ser bem econômica.

Para a sopa não ficar rala ou não correr o risco de faltar,  separe cerca de 300ml por pessoa, assim evitará faltar sopa a mais ou desperdiçar alimento.

sopa de servilha em recipiente branco para duas pessoas
Foto/Reprodução

 

Dicas importantes

Ervilhas congeladas ou frescas?

ervilhas congeladas
Foto/Alibaba.com

Antes de mais nada, é muito importante manter as ervilhas congeladas. Especialistas informam que o legume é o único produto no mundo que é melhor congelado do que fresco.

Assim, ficará mais macio, mais doce e mais verde. Então, deixe-as em seu congelador e seu belo sabor também permanecerá intacto por até 8 meses.

 

Como tirar os gases da sopa de ervilha?

Muita gente deseja acabar com os gases da sopa de ervilhas e tornar os grãos mais digeríveis. O segredo é deixar as leguminosas de molho durante a noite ou trocar a água, a cada 3 horas ou antes de cozinhá-las.

Quando você os elimina, além de retirar substâncias como o anti nutriente fitato, que dificulta a absorção de alguns nutrientes, você também evita flatulências.

 

Quais os benefícios da sopa de ervilha?

Em primeiro lugar, vale a pena destacar o quanto esse legume é rico em fibras e vitaminas, assim se torna excelente opção para uma dieta saudável. Ervilhas verdes possuem o dobro de proteína da maioria dos vegetais.

Ajuda no emagrecimento

Juntamente com os benefícios acima, também podemos encontrar uma desaceleração na liberação de glicose no sangue, mantendo os níveis de energias estáveis ao colocá-las na dieta.

Como resultado, o prato é aliado daqueles que estão tentando perder peso. Portanto, coma o legume de diversas maneiras, como por exemplo, saladas, juntamente com o purê de batatas ou em uma deliciosa sopa.

Confira mais benefícios da ervilha:

 

Receitas com ervilha da Rita Lobo

você pode gostar também