·

Especial Game of Thrones – Influência da série na moda e na cultura

Em sua última temporada, Game of Thrones conquistou fãs no mundo inteiro e levou o título de série mais assistida de todos os tempos. Nesse especial…

Compartilhe

Em sua última temporada, Game of Thrones conquistou fãs no mundo inteiro e levou o título de série mais assistida de todos os tempos. Nesse especial GOT, resolvemos reunir algumas curiosidades sobre esse fenômeno, que influenciou a e a cultura da nossa geração. Confira:

Especial Game of Thrones

Quando uma série vira febre, é de se esperar que seu impacto atinja toda a cultura popular. Com Game of Thrones não foi diferente. A série, produzida pela , é inspirada nos livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Em 2019, GOT se despede, após 8 eletrizantes temporadas.

O figurino de Game of Thrones – Uma batalha de estilo

Apesar de ser uma série inteiramente fictícia e medieval, sua influência atingiu muitas esferas da nossa sociedade e a moda, é claro, não ficou de fora.

Figurino de GOT inspira tendências de moda

Primeiramente, vale lembrar que o figurino da série é tão impecável que a equipe já ganhou dois “”, na segunda e quarta temporada. Quem assina toda a produção de moda é  Michele Clapton e as peças são feitas por experts italianos, franceses e espanhóis. Eles, é claro, empregam técnicas de alta costura para atingir a excelência visual.

de um lado, GOT do outro. Percebe a semelhança?

Lembra da febre dos vestidos com capa?

Alexander McQueen, Valentino e Elie Saab

A série estreou em 2011 e o sucesso foi tanto que a grife inspirou-se no figurino para criar sua coleção de alta costura Inverno 2012/13. Desde então, diversas marcas tem se inspirado nos elementos visuais da série em suas coleções.

Givenchy Haute Couture FW 13. Especial Game of Thrones

O trono de ferro e a releitura feita pela Givenchy, em couro trançado e cortado à laser  

Givenchy e Daenerys

Em 2017, o Elie Saab causou burburinho ao apresentar uma coleção de alta costura inteiramente inspirada por Game of Thrones. Os vestidos longos e bordados ganharam capas, tiaras, laços e cinturas bem marcadas. Tudo isso com um visual bem forte e opulento, inspirado pelas guerreiras medievais.

GOT x Elie Saab

O release da coleção trazia o tema “A Tale of Fallen Kings”, no entanto, todo mundo pensou direto nos looks de Sansa, Cersei e Khaleesi! Previamente, Saab confessou ser um fã de carteirinha da série.

Beleza do desfile de Elie Saab também foi fortemente inspirada pela série!

Além das marcas mais consagradas, grandes redes de e marcas esportivas (como a ) também mergulharam de cabeça nos sete reinos. Primark, Adidas, John Varvatos e até mesmo a lançaram coleções licenciadas junto com a HBO.

John Varvatos

Adidas

No Met Gala 2019, premiação considerada o Oscar da Moda, também vimos muitas influências medievais com pegada de Game of Thrones, principalmente no masculino, enquanto nos looks femininos vestidos de festa com suntuosas  capas também brilhavam no tapete vermelho.

 

Referências medievais típicas de GOT foram a escolha de muitos famosos no tapete vermelho do Met Gala 2019, premiação considerada o Oscar da moda. Veja também: MET Gala 2019 – Melhores looks, tendências da moda festa e o estilo Camp – Vestidos de Festa

Veja no Instagram, na postagem abaixo, looks masculinos com referências medievais.

Personagens de GOT inspiram nomes de bebês

Especial Game of Thrones

Inegavelmente, os fãs fazem de tudo para homenagear os seus ídolos. Até mesmo quando os ídolos são personagens de um seriado de TV! Embora os nomes de Game of Thrones sejam bem diferentões, hoje em dia há mais bebês batizadas como Khaleesi do que com o nome Britney nos Estados Unidos.

Anualmente, o site Social Security (comandado pela agência governamental responsável pelos registros dos cidadãos do país) posta a lista dos 1.000 nomes mais populares entre recém-nascidos. Entre eles,  Arya e Khaleesi aparecem com uma ótima colocação. Em 2017, Khaleesi foi o 630º nome mais popular entre meninas e Arya é o mais comum, em 135º lugar. Além das duas, o nome Lyanna aparece na posição 858º do ranking.

Arya e Sansa Stark

Surpreendentemente, os pais de meninos não se empolgaram tanto. Embora Tyrion, Theon, Bran e Khal estejam nos rankings, eles aparecem em um número bem menor em relação às meninas.

A BBC também divulgou os dados do Office for National Statistics – órgão de estatísticas do Reino Unido, mostrando que a Inglaterra também entrou na brincadeira.

Leia mais no HuffPost, clique aqui.

 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias