Homens do Art Nouveau: Victor Horta – Parte 1/5

Foto de Horta Museum Art Nouveau foi um movimento que teve como uma de suas referências, o movimento de Artes e Ofícios. Materiais novos até…

Compartilhe


Foto de Horta Museum

Art Nouveau foi um movimento que teve como uma de suas referências, o movimento de Artes e Ofícios. Materiais novos até então, como o ferro, o vidro e o mármore passaram a ser utilizados e a estes materiais era dado tanto valor estético quanto funcional. Forma e função andavam juntas! O Art Nouveau se inspirava na mulher e na natureza, era assimétrico, com linhas sinuosas e motivos florais.

Elaboramos uma série de cinco  matérias com alguns nomes do Art Nouveau e como eles contribuíram para a História do Design.

Leia também Qual a diferença entre Art Nouveau e Art Dèco?

Victor Horta

Victor Horta nasceu em 1861 na cidade de Gent, Bélgica e era filho de sapateiro. Aos 17 anos saiu de casa para estudar arquitetura em Paris, mas após dois anos retornou para sua cidade, devido a morte de seu pai.

Em 1881, aos 20 anos, Horta se casa com sua primeira mulher e começa a trabalhar com Alphonse Balat, arquiteto neoclássico. Quando sua filha nasce, em 1890, Horta decide que está na hora de trabalhar por conta própria e parte a desenvolver uma arquitetura que rejeita os estilos históricos em voga naquela época.


Foto de Horta Museum

Casa Tessel

A Casa Tassel foi projetada em 1893 e é considerada a primeira obra de Art Nouveau na arquitetura. Assim, Horta se torna o responsável por levar o estilo das artes para a arquitetura. Dizem que Hector Guimard, arquiteto francês, baseou-se no trabalho de Horta para iniciar-se na arquitetura Art Nouveau, espalhando o estilo por toda a Europa.

Depois da Casa Tassel, muitas obras se seguiram, porém três são de maior importância. São elas: Hotel Van Eetvelde (1895), Mansão e Atelier Horta (1898) e Hotel Solvay (1900). Estes quatro prédios arquitetados por Horta são atualmente patrimônios da UNESCO, o que faz o trabalho de Horta não ser apenas algo importante para a arquitetura ou o design, mas para toda a humanidade. Todos os edifícios estão localizados em Bruxelas, Bélgica.

As obras de Victor Horta são ricas em ferro e vidro. As estruturas, ao invés de serem escondidas como na maioria das obras, são deixadas expostas e servem como parte da composição final da obra.


Fotos de Horta Museum

Em 1897, Horta começa a lecionar na Universidade de Bruxelas. Se casa pela segunda vez em 1908 e em 1912, na Academia de Belas Artes de Bruxelas. Na ABAB ele fica por 19 anos, até 1931.

Victor Horta morreu em 1947, na cidade de Bruxelas. Após sua morte, a casa onde vivia – a Mansão e Atelier Horta – foi transformada em um museu que celebra suas obras e o movimento Art Nouveau. O mais interessante sobre este museu é que há apenas uma peça exposta: a própria casa!


Fotos de Horta Museum

Leia também Qual a diferença entre Art Nouveau e Art Dèco?

Homens do Art Nouveau: Louis Tiffany – Parte 2/5

Por Manu Gerino

Manu é estudante de Design de Moda na Universidade Anhembi Morumbi, redatora do Boreal Café e atriz, além de colaboradora Fashion Bubbles. Trabalhou por alguns anos como figurinista e atualmente inicia sua marca de bolsas e sacolas. Seu trabalho é voltado para comunicação e artes e tem um fraco por calçados e acessórios!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias