Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

- Continue depois da Publicidade -
Lyon foi fundada em 43 a.C. com o nome de Lugdunum e era a capital da Gália, região Romana. Uma cidade antiga, com mais de dois mil anos de história e de cultura. Possui 24 museus e oferece uma série de eventos culturais durante o ano inteiro.
Classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1998, Lyon e suas colinas gêmeas, Fourvière e Croix Rousse, fazem parte de um patrimônio Galo-Romano excepcional.
Através de um decreto do Rei François I, a cidade foi denominada capital da seda desde o século XVI. Hoje acolhe o Centro Francês do Têxtil, um verdadeiro laboratório de inovação para a indústria téxtil. O Museu dos Tecidos apresenta a história da seda em Lyon e da indústria téxtil em geral.
O Museu de Tecidos de Lyon faz parte de um conjunto arquitetônico que abriga também o Museu de Artes Decorativas, no entanto com acervos individualizados. O Museu foi criado pela câmera de comércio de Lyon e possui um dos mais ricos acervos sobre tecidos em todo o mundo, sendo um centro de referência. Possui cerca de 4000 anos de história de tecidos – dos egípcios, através de tapeçarias e roupas encontrados em túmulos durante escavações no final do século XIX, aos elegantes Carrés da francesa Hermés da década de 90 passada. A história não acaba, está sempre em movimento, e por isso o Museu não deixa de adquirir novas peças, seja comprando ou recebendo de doações peças com caráter histórico.
- Continue depois da Publicidade -
Túnica plissada em linho do Egito, Médio Império, por volta de 2000-1960 aC e Tapete “polonês”ou persa. Pérsia, provavelmente Ispahan, do início do século 17 , feito a nós, algodão, seda, ouro e fio de prata
Esta coleção de tecidos é uma fonte de inspiração para criações contemporâneas. Oriente e Ocidente são os dois pólos das coleções do Museu. Tapeçarias egípcias, tecidos persas, tecidos bizantinos e muçulmanos e os tapetes da Ásia Menor refletem a essência da história das civilizações orientais. Sicília e as repúblicas italianas desempenharam um papel importante na origem da tecelagem de seda na Europa, seguido pelo rápido desenvolvimento da produção de seda francesa. À Produção de Lyon é dada um lugar de destaque pela sua história com a seda e pela própria localização do Museu. Vestidos e costumes completos da época real Francesa, do que se usava na época de Louis XIV, Rei Sol, às criações modernas de estilistas como do espanhol Paco Rabanne.
- Continue depois da Publicidade -
Robe com um projeto do dragão da China, século 20 em tafetá bordado, seda e fios de ouro. Segunda imagem é um Tabard da Itália, final século 16 feito de corte de veludo, fundo lamé, rendas, seda, lâmina de prata e fios de ouro.
- Continue depois da Publicidade -
- Continue depois da Publicidade -
“Brides de gala” em seda da Hermès, por Hugo Grygkar de 1957 feito em Lyon e Vestido de bordados Pékin e seda da França, cerca 1780-1785
Robe à la française de cetim e brocado de seda da França, cerca 1740-1750 e vestido sem alças de Gazar em forma de uma lanterna chinesa, Paco Rabanne, 1996.
Excelente visita para quem gosta de moda e se interessa pela origem de seus materiais. Uma viagem pelo tempo e civilizações através do tecido, singelo meio de criação que é a base da indústria da moda, existente desde muito antes da moda por si mesma existir…
Conheça o site do Museu de Tecidos de Lyon
Por Fernando Figueiredo
Conheça outros museus dedicados à moda:
- Musée Galliera – Musée de la Mode de la Ville de Paris – Paris, França
- Museu Pierre Cardin – Paris, França
- F.I.T – Museu do Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York – New York, EUA
- Museo de la Moda de Santiago – Santiago, Chile
- Museo del Traje de Madrid – Madrid, Espanha
- Museu de Tecidos de Lyon – Lyon, França
- Continue depois da Publicidade -