O Universo das Bolsas: Tendências, história, moldes e curiosidades

- Continue depois da Publicidade -

dentro da bolsa crocodilo roxo armani

Carteira, chicletes, documentos… Tudo para dentro da bolsa! Acessório indispensável, prático e charmoso presente na vida de todos aqueles que precisam de seus pertences a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas como será que tudo começou?

Não se pode definir exatamente nem quando, nem onde foi criada a primeira bolsa, porém certamente foi desenvolvida a partir da necessidade dos povos pré-históricos. Provavelmente o primeiro modelo foi feito com pele de animais caçados e tinha como principal função, facilitar as viagens dos povos nômades.

Com o passar do tempo, os modelos sofreram muitas mudanças: nos tamanhos, materiais, enfeites, alças, bordados e cores. Uma verdadeira representação do que acontecia historicamente no mundo. Saiba mais sobre a história das bolsas no site Portal São Francisco.

Leia também:

- Continue depois da Publicidade -

Louis Vuitton Madonna

Madonna na nova campanha do Inverno 2010 da Louis Vuitton – Veja esta e outras imagens no Comunidade Moda

- Continue depois da Publicidade -

Hoje em dia não é diferente. A Internet nos possibilita buscar rapidamente “aquela bolsa desejada”. O site Baopuri, por exemplo, tem um espaço dedicado aos clientes que podem escolher o modelo e brincar com as cores da bolsa que desejarem, basta clicar em Monte a Sua:

bolsa personalizadabolsa

baopuri primeiro passo

- Continue depois da Publicidade -

Junto às mudanças tecnológicas, o comportamento social também se modifica. Uma das formas para expressá-lo são as tendências da moda. De acordo com o site Portais da Moda, “o verão 2009 /2010 vem com quatro tendências distintas, que brincam com misturas e contradições, trazendo influências modernas e refrescantes para a estação”.

Modanna Bolsa

Madonna na nova campanha do Inverno 2010 da Louis Vuitton – Veja esta e outras imagens no Comunidade Moda

Bolsas e Carteiras  para o Verão 2010

Para Leonize Maurílio do Fashion Bubbles, um pouco de volume suave e estruturado para as bolsas femininas.  Acrescente também  a maciez do couro e novas texturas.

As bolsas neste verão vêm com flexibilidade extra, peles de cobra, formas e texturas variadas. Destaque para as carteiras.

Veja as principais tendências para o Verão e mais de 30 imagens de bolsas das grandes marcas internacionais em Acessórios Verão 2010 –  Bolsas, Carteiras, Bolsas de Festa.

louis-vuitton-acessorios-2010-bolsas

Louis Vuitton

gucci-acessorios

Gucci
gucci

Gucci

marc-jacobs-bolsas

Marc Jacobs

burberry-prorsum

Bottega Veneta – Veja as principais tendências para o Verão e mais de 30 imagens de bolsas das grandes marcas internacionais em Acessórios Verão 2010 –  Bolsas, Carteiras, Bolsas de Festa.

Para o site Portais da Moda as tendências de bolsas para o Verão 2010 são baseadas na elegância e sofisticação da mulher moderna. Os novos materiais e inovadores tratamentos do couro para as bolsas refletem a personalidade e o glamour da mulher.

O site Portais da Moda elegeu algumas tendências e buscamos imagens para ilustrá-las.

As bolsas: “bolsas a tiracolo”

CARTEIRA  Chloe Yak Chain Link Purse tiracolo

As bolsas: “bolsas de couro macio, no estilo sacola”

givenchy bolsa couro verao 2010 alexander mcqueen sacola couro marrom macio

As bolsas: “bolsa de couro colorido”

bolsas couro colorido

Cores como “enxofre, azul elétrico, laranjas vistosos, rosas, roxos e cinzas clássicos”
must sil pat bolsa amarelabolsa azul chanel

bolsa laranjadonna karan bolsa rosa claro verao 2010

marc jacobs bolsa roxa couro verniz


Portais da Moda confirma a volta dos brilhos e texturas que  invadem as bolsas e carteiras deste verão. Veja matéria detalhada com as principais tendências e muitas imagens no site.

Bolsas e carteiras Verao 2010 01

Você também pode gostar!

Bolsas e carteiras Verao 2010

Bolsas e Carteiras verao

Veja estas e outras imagens no site Portais da Moda

Moldes de Bolsas

Para quem quiser escolher, além das cores, os modelos e  fabricar suas próprias bolsas, confira diversos moldes no Flickr.

molde bolsa flores
molde bolsa flores rascunho

Modelagem para bolsas

Modelagem bolsa

Passo a passo para fazer a bolsa ( Clique na Imagem para vê-la ampliada)

Passo a possa para fazer bolsaMolde e passo a passo para fabricar bolsa

Imagens via Flickr

Veja mais moldes de bolsas:

O espaço para expressar a criatividade na confecção de bolsas é bastante amplo. Um exemplo disso são comunidades de mulheres filipinas que fazem sacolas com material reciclado – divertidas e ambientalmente corretas.

juicy sacolas recicladas

juicy sacola reciclada

Acompanhe uma visão geral de algumas transformações nos estilos das bolsas

Para ver o processo com mais detalhes, visite o site Karrara Bolsas.

bolsa alma louis vuitton
“1925, a bolsa Alma, Louis Vuitton”

bolsas kelly hermes
“Em 1935, designer francês Hermés lança uma carteira Kelly em homenagem à atriz Grace Kelly”

paco rabanne
“Paco Rabanne usa o alumínio como matéria-prima e cria bolsas”

bolsa hippie
“Anos 70, imortalizados pelo movimento hippie: as bolsas femininas ganham alças mais longas”

bolsa saco colorida
“A bolsa cresce e adquire o formato de saco”

Um pouco mais da História das Bolsas

Por Patricia Machado

bolsas-medievais

Desde o Egito antigo temos registros do uso de bolsas ornamentadas (inclusive com fios de ouro), mas no século 14 é que os registros marcam a difusão das bolsas, sendo que no século seguinte homens e mulheres aderiram ao uso das bolsas. (…)

Até o fim da Idade Média as bolsas desfrutavam de uma androginia à parte, através de variações, tamanhos, ornamentos e capacidade interna peculiar a cada sexo. As bolsas masculinas, maiores que as femininas eram geralmente feitas de couro, peles, tecidos ornados com franjas, pingentes, bordados em fios de ouro, prata e pedrarias. Algumas bolsas chegavam a custar mais caro do que o ouro da época (ou seja, nada mudou!). As pochetes eram pequenas e chatas, presas bem rentes a cintura. Já os sacos eram maiores e suspensos por longos cordões, muitas vezes chegando abaixo do joelho.

Certas bolsas “especiais”, tinham o objetivo de carregar itens como remédios, tabaco, rapé, chaves, leques, escovas de cabelos e algumas foram desenhadas para armazenar relíquias e livros de oração, conhecidas como bolsas relicário.

No século XV as bolsas ainda continuavam a ser usadas suspensas pelo cinto tanto por homens como por mulheres. Na versão feminina era chamada de escarelle (palavra francesa escar, que significa avarento). Na versão masculina, estilo à bolso (um modelo retangular) e à esmoleiro (trapezoidal ou quadrada).

A prática medieval de dar esmolas deu origem a uma bolsa chamada Almoniere. Ela foi usada predominantemente nas Cruzadas, continuando no período Gótico e na Renascença. Designada para carregar moedas de ouro, foi dada pelo clero a membros das Cruzadas. Foram confeccionadas em seda, linho, veludo ou em couro, suspensas na cintura por cinturões ou cordões.

Leia a História da Bolsa no site Sinacouro por Patricia Machado docente do Senai.

Entenda mais sobre a História das Bolsas:

  • Portal São Francisco.
  • Karrara Bolsas.
  • Baopuri.
  • Sinacouro

Modonna Bolsas Inverno 2010

Leia também:

Por Maria Zelada e Denise Pitta

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes