Sonho de ser influenciador digital: o impacto da busca pela fama na educação dos jovens
A escritora Malu Lira afirma que os livros podem ser o caminho para quem tem o sonho de ser influenciador digital sem deixar de aprender
A crescente busca pelo sucesso nas redes sociais tem transformado o cotidiano de crianças e adolescentes no Brasil que possuem o sonho de ser influenciador digital. Muitos, inspirados por criadores de conteúdo, decidem abandonar a escola e os estudos com a esperança de alcançar fama e altos rendimentos na internet.
Essa realidade, impulsionada pelo potencial financeiro de plataformas digitais, acende um debate sobre o impacto dessa decisão no futuro da juventude. Dados recentes mostram que alguns influenciadores menores de idade chegam a lucrar 100 mil reais por mês com marketing digital, muitas vezes – entretanto – atuando irregularmente.
Quais os impactos do sonho de ser influenciador digital no comportamento dos jovens brasileiros?
A escritora e influenciadora Malu Lira, conhecida como Malu Finanças por suas obras voltadas ao público jovem, alerta para os perigos da tendência de seguir o sonho de ser influencer digital desde muito jovem.
“As redes sociais fazem parecer que é fácil e rápido ter sucesso, mas não monstram o trabalho que existe por trás disso e o preço que vem quando você abandona a sua educação e saúde mental na busca cega por fama”, comenta.
Para ela, a desconexão com os estudos pode trazer consequências irreversíveis. “Sem uma educação boa, essas crianças acabam perdendo a chance de aprender a pensar por conta própria e entender melhor esse mundo digital antes de tomar decisões que afetarão para sempre o seu futuro”.

Além do impacto no aprendizado formal, Malu destaca o papel essencial da leitura no desenvolvimento pessoal. “Os livros são muito importantes para abrir a mente. Eles ajudam a entender melhor o mundo, a ter empatia e aprender de verdade. Isso é algo que nenhuma rede social sozinha consegue fazer por você”, afirma a jovem.
- Ademais, Conheça os 7 principais tipos de influenciadores digitais
Como ter um equilíbrio entre o sonho de ser influenciador digital e os estudos?
Embora o sonho de ser influenciador digital seja legítimo, a escritora defende que ele precisa estar caminhando junto com a busca contínua pela educação.

“Não tem problema querer trabalhar na internet e seguir o seu sonho de ser influenciador, mas não dá para deixar a escola e a leitura de lado. Dá para fazer os dois com organização e planejamento”, conta Malu.
Ela tem a rotina organizada para dar espaço a todas as atividades que gosta de fazer. Inclusive são muitas, entre arco e flecha, estudos, escrita, leitura, jogos, passeios e brincadeiras com os irmãos e amigos.
- Além disso, confira 10 influencers de educação que vão turbinar seus estudos
Relacionadas
Quanto custa um publi? 5 critérios que definem o valor de um influencer
Quem é Lara Santana? Tudo sobre a influenciadora que criou o personagem Cadu, do bordão “vapo”
12 influencers veganos para seguir no Instagram e aprender receitas novas
O que dizem os especialistas em educação?
Especialistas em educação apontam que a proibição de celulares em escolas pode ser uma medida para reverter o impacto que o sonho de ser influenciador digital tem na educação. A ideia é criar um ambiente que estimule a concentração e o aprendizado, longe das distrações das redes sociais.
No entanto, pais e professores enfrentam o desafio de conscientizar os jovens sobre a importância do equilíbrio entre o digital e o offline. Malu Lira sugere que a leitura pode ser o ponto de partida para essa mudança.

“Uma boa história tem o poder de capturar a atenção dos jovens de forma saudável. Incentivar a leitura nas escolas e em casa pode ser um passo importante para redirecionar o foco da minha geração.”
- Em seguida, veja Como funciona o mercado de influenciadores digitais no Brasil? Desafios, estratégias e branding
Sonho de ser influenciador digital: conclusão
O fenômeno dos influenciadores mirins mostra que o debate sobre o papel da educação no mundo digital é mais relevante do que nunca.

Enquanto isso, vozes como a de Malu Lira continuam a reforçar a importância de valorizar o aprendizado e os livros como base para um futuro equilibrado e promissor.
- Por fim, veja O que significa marketing de influência?
Enquete BBB 25: quem é o participante mais odiado após a eliminação de Gracyanne?
Assim como existem os participantes mais amados e queridos Big Brother, também tem o outro lado da moeda. Com o programa passando e o jogo seguindo rumos diferentes, as expectativas do público vão mudando, por isso, queremos saber: qual o brother mais detestado desta edição? Participe da nossa enquete e escolha o participante mais odiado do BBB 25: